Brazil Greece

»

»

Grego ensina a fazer a sobremesa grega que tem nome brasileiro

| Em 08/07/2024 às 06:30

Você sabia que existe um doce grego que tem um nome brasileiro e é um dos mais populares na Grécia? Pois bem, os viajantes do Brazil Greece que vivem na Grécia e no Brasil hoje vão nos revelar tudo sobre esse doce chamado karioka. Sim, você ouviu direito.

Vamos ver abaixo qual é a relação deste doce com o Brasil.

Por que esta sobremesa grega tão famosa foi chamada de Karioka?

A karioka é um doce tradicional grego, geralmente feito com base de chocolate e nozes. A história da karioka começa em 1926 com o confeiteiro Giorgos Papaparaskevas, que fez o doce conhecido em toda a Grécia.

De acordo com seu neto, o avô Giorgos deu esse nome porque era tão saboroso e achocolatado como os habitantes do Rio de Janeiro, conhecidos como Cariocas. Aparentemente, o confeiteiro grego tinha uma simpatia especial pelos habitantes desta bela cidade brasileira.

Leia mais: Como fazer sua própria geleia de morango deliciosa para lanches?

A Karioka no passado e hoje

O que torna este doce interessante, além da receita, é o fato de que, após 92 anos, permanece o mesmo. Devido a este doce, a confeitaria de Papaparaskevas se tornou conhecida em toda a Grécia.

Qualidade e sabor inalterados, já que tanto o neto de Giorgos Papaparaskevas, Giorgos Papoutsoglou, quanto os descendentes dos antigos funcionários da empresa, que hoje a gerenciam como acionistas, respeitaram o desejo do fundador da confeitaria de Xanthi de não mudar nada.

À medida que a trajetória da confeitaria foi continuamente ascendente e o produto começou a ganhar fama, encantando todos os clientes que experimentavam as kariokas e os doces, em 1960 Papaparaskevas fez uma renovação radical e adicionou um segundo andar à sua loja.

Hoje, a terceira geração está na empresa – entre eles o neto. Ao mesmo tempo, o laboratório foi transferido para novas instalações em Petrochori Xanthi, em uma área de 5 hectares e um prédio de 1200 m², equipado com máquinas modernas.

O sonho que se tornou realidade

Há muito tempo, o famoso confeiteiro sonhava com uma segunda loja na capital da Grécia. Em 2013, o sonho de Giorgos Papaparaskevas se tornou realidade. Seu neto, Giorgos Papoutsoglou, abriu a segunda loja em Atenas, na área de Glyfada.

Em 2017, a confeitaria de Papaparaskevas deu seu primeiro passo para exportar a karioka para Bruxelas.

Leia mais: A melhor sobremesa do mundo: como fazer um delicioso brigadeiro de banana?

Receita para fazer Karioka

Ingredientes

  • 100 gramas de nozes
  • 220 gramas de biscoito tipo petit beurre
  • 120 gramas de manteiga
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 150 gramas de leite condensado
  • 10 gramas de conhaque
  • 15 gramas de cacau
  • 350 gramas de chocolate meio amargo derretido
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de canela em pó

Instruções para fazer Karioka

Toste as 100 gramas de nozes em fogo baixo por alguns minutos até que fiquem levemente douradas e liberem seu aroma. Deixe as nozes esfriarem e pique-as.

Esmagando os biscoitos

Esmague os 220 gramas de biscoitos tipo petit beurre em pedaços pequenos.

Misturando os ingredientes secos

Em uma tigela grande, misture os biscoitos esmagados, as nozes picadas e os 15 gramas de cacau.

Derretendo a manteiga e misturando os ingredientes líquidos

Em uma panela pequena, derreta os 120 gramas de manteiga em fogo baixo. Adicione 1 colher de chá de extrato de baunilha, 150 gramas de leite condensado, 10 gramas de conhaque, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de mel. Misture bem até que tudo esteja bem incorporado.

Combinando os ingredientes

Despeje a mistura de manteiga na tigela com os biscoitos e as nozes e misture até que a mistura esteja homogênea.

Adicionando o chocolate derretido

Derreta os 350 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Então, adicione o chocolate derretido à mistura e mexa bem até que esteja completamente incorporado.

Moldando e resfriando

Modele a mistura em formas cilíndricas e enrole em papel alumínio ou papel manteiga. Em seguida, coloque os cilindros na geladeira por pelo menos 2 horas ou até que estejam firmes.

Cortando e servindo

Quando as kariokas estiverem prontas, remova o papel alumínio ou o papel manteiga. Então, corte as kariokas em pedaços pequenos e sirva.

Prontinho, bom apetite!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest