Receitas

Grego ensina a fazer a sobremesa grega que tem nome brasileiro

Grego ensina a fazer a sobremesa grega que tem nome brasileiro
By     -   On

Você sabia que existe um doce grego que tem um nome brasileiro e é um dos mais populares na Grécia? Pois bem, os viajantes do Brazil Greece que vivem na Grécia e no Brasil hoje vão nos revelar tudo sobre esse doce chamado karioka. Sim, você ouviu direito.

Vamos ver abaixo qual é a relação deste doce com o Brasil.

Por que esta sobremesa grega tão famosa foi chamada de Karioka?

A karioka é um doce tradicional grego, geralmente feito com base de chocolate e nozes. A história da karioka começa em 1926 com o confeiteiro Giorgos Papaparaskevas, que fez o doce conhecido em toda a Grécia.

De acordo com seu neto, o avô Giorgos deu esse nome porque era tão saboroso e achocolatado como os habitantes do Rio de Janeiro, conhecidos como Cariocas. Aparentemente, o confeiteiro grego tinha uma simpatia especial pelos habitantes desta bela cidade brasileira.

Leia mais: Como fazer sua própria geleia de morango deliciosa para lanches?

A Karioka no passado e hoje

O que torna este doce interessante, além da receita, é o fato de que, após 92 anos, permanece o mesmo. Devido a este doce, a confeitaria de Papaparaskevas se tornou conhecida em toda a Grécia.

Qualidade e sabor inalterados, já que tanto o neto de Giorgos Papaparaskevas, Giorgos Papoutsoglou, quanto os descendentes dos antigos funcionários da empresa, que hoje a gerenciam como acionistas, respeitaram o desejo do fundador da confeitaria de Xanthi de não mudar nada.

À medida que a trajetória da confeitaria foi continuamente ascendente e o produto começou a ganhar fama, encantando todos os clientes que experimentavam as kariokas e os doces, em 1960 Papaparaskevas fez uma renovação radical e adicionou um segundo andar à sua loja.

Hoje, a terceira geração está na empresa – entre eles o neto. Ao mesmo tempo, o laboratório foi transferido para novas instalações em Petrochori Xanthi, em uma área de 5 hectares e um prédio de 1200 m², equipado com máquinas modernas.

O sonho que se tornou realidade

Há muito tempo, o famoso confeiteiro sonhava com uma segunda loja na capital da Grécia. Em 2013, o sonho de Giorgos Papaparaskevas se tornou realidade. Seu neto, Giorgos Papoutsoglou, abriu a segunda loja em Atenas, na área de Glyfada.

Em 2017, a confeitaria de Papaparaskevas deu seu primeiro passo para exportar a karioka para Bruxelas.

Leia mais: A melhor sobremesa do mundo: como fazer um delicioso brigadeiro de banana?

Receita para fazer Karioka

Ingredientes

  • 100 gramas de nozes
  • 220 gramas de biscoito tipo petit beurre
  • 120 gramas de manteiga
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 150 gramas de leite condensado
  • 10 gramas de conhaque
  • 15 gramas de cacau
  • 350 gramas de chocolate meio amargo derretido
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de canela em pó

Instruções para fazer Karioka

Toste as 100 gramas de nozes em fogo baixo por alguns minutos até que fiquem levemente douradas e liberem seu aroma. Deixe as nozes esfriarem e pique-as.

Esmagando os biscoitos

Esmague os 220 gramas de biscoitos tipo petit beurre em pedaços pequenos.

Misturando os ingredientes secos

Em uma tigela grande, misture os biscoitos esmagados, as nozes picadas e os 15 gramas de cacau.

Derretendo a manteiga e misturando os ingredientes líquidos

Em uma panela pequena, derreta os 120 gramas de manteiga em fogo baixo. Adicione 1 colher de chá de extrato de baunilha, 150 gramas de leite condensado, 10 gramas de conhaque, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de mel. Misture bem até que tudo esteja bem incorporado.

Combinando os ingredientes

Despeje a mistura de manteiga na tigela com os biscoitos e as nozes e misture até que a mistura esteja homogênea.

Adicionando o chocolate derretido

Derreta os 350 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Então, adicione o chocolate derretido à mistura e mexa bem até que esteja completamente incorporado.

Moldando e resfriando

Modele a mistura em formas cilíndricas e enrole em papel alumínio ou papel manteiga. Em seguida, coloque os cilindros na geladeira por pelo menos 2 horas ou até que estejam firmes.

Cortando e servindo

Quando as kariokas estiverem prontas, remova o papel alumínio ou o papel manteiga. Então, corte as kariokas em pedaços pequenos e sirva.

Prontinho, bom apetite!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.