Você sabia que existe um doce grego que tem um nome brasileiro e é um dos mais populares na Grécia? Pois bem, os viajantes do Brazil Greece que vivem na Grécia e no Brasil hoje vão nos revelar tudo sobre esse doce chamado karioka. Sim, você ouviu direito.
Vamos ver abaixo qual é a relação deste doce com o Brasil.
Por que esta sobremesa grega tão famosa foi chamada de Karioka?
A karioka é um doce tradicional grego, geralmente feito com base de chocolate e nozes. A história da karioka começa em 1926 com o confeiteiro Giorgos Papaparaskevas, que fez o doce conhecido em toda a Grécia.
De acordo com seu neto, o avô Giorgos deu esse nome porque era tão saboroso e achocolatado como os habitantes do Rio de Janeiro, conhecidos como Cariocas. Aparentemente, o confeiteiro grego tinha uma simpatia especial pelos habitantes desta bela cidade brasileira.
Leia mais: Como fazer sua própria geleia de morango deliciosa para lanches?
A Karioka no passado e hoje
O que torna este doce interessante, além da receita, é o fato de que, após 92 anos, permanece o mesmo. Devido a este doce, a confeitaria de Papaparaskevas se tornou conhecida em toda a Grécia.
Qualidade e sabor inalterados, já que tanto o neto de Giorgos Papaparaskevas, Giorgos Papoutsoglou, quanto os descendentes dos antigos funcionários da empresa, que hoje a gerenciam como acionistas, respeitaram o desejo do fundador da confeitaria de Xanthi de não mudar nada.
À medida que a trajetória da confeitaria foi continuamente ascendente e o produto começou a ganhar fama, encantando todos os clientes que experimentavam as kariokas e os doces, em 1960 Papaparaskevas fez uma renovação radical e adicionou um segundo andar à sua loja.
Hoje, a terceira geração está na empresa – entre eles o neto. Ao mesmo tempo, o laboratório foi transferido para novas instalações em Petrochori Xanthi, em uma área de 5 hectares e um prédio de 1200 m², equipado com máquinas modernas.
O sonho que se tornou realidade
Há muito tempo, o famoso confeiteiro sonhava com uma segunda loja na capital da Grécia. Em 2013, o sonho de Giorgos Papaparaskevas se tornou realidade. Seu neto, Giorgos Papoutsoglou, abriu a segunda loja em Atenas, na área de Glyfada.
Em 2017, a confeitaria de Papaparaskevas deu seu primeiro passo para exportar a karioka para Bruxelas.
Leia mais: A melhor sobremesa do mundo: como fazer um delicioso brigadeiro de banana?
Receita para fazer Karioka
Ingredientes
- 100 gramas de nozes
- 220 gramas de biscoito tipo petit beurre
- 120 gramas de manteiga
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 150 gramas de leite condensado
- 10 gramas de conhaque
- 15 gramas de cacau
- 350 gramas de chocolate meio amargo derretido
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de canela em pó
Instruções para fazer Karioka
Toste as 100 gramas de nozes em fogo baixo por alguns minutos até que fiquem levemente douradas e liberem seu aroma. Deixe as nozes esfriarem e pique-as.
Esmagando os biscoitos
Esmague os 220 gramas de biscoitos tipo petit beurre em pedaços pequenos.
Misturando os ingredientes secos
Em uma tigela grande, misture os biscoitos esmagados, as nozes picadas e os 15 gramas de cacau.
Derretendo a manteiga e misturando os ingredientes líquidos
Em uma panela pequena, derreta os 120 gramas de manteiga em fogo baixo. Adicione 1 colher de chá de extrato de baunilha, 150 gramas de leite condensado, 10 gramas de conhaque, 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de mel. Misture bem até que tudo esteja bem incorporado.
Combinando os ingredientes
Despeje a mistura de manteiga na tigela com os biscoitos e as nozes e misture até que a mistura esteja homogênea.
Adicionando o chocolate derretido
Derreta os 350 gramas de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Então, adicione o chocolate derretido à mistura e mexa bem até que esteja completamente incorporado.
Moldando e resfriando
Modele a mistura em formas cilíndricas e enrole em papel alumínio ou papel manteiga. Em seguida, coloque os cilindros na geladeira por pelo menos 2 horas ou até que estejam firmes.
Cortando e servindo
Quando as kariokas estiverem prontas, remova o papel alumínio ou o papel manteiga. Então, corte as kariokas em pedaços pequenos e sirva.
Prontinho, bom apetite!
0 comentários