Afinal, como é feita a linguiça calabresa? Veja se ela realmente faz mal

Conheça mais sobre esse alimento delicioso presente em muitas receitas.

A linguiça calabresa é um embutido muito famoso e utilizado em diversas receitas, como pizzas e salgados. No entanto, algumas pessoas têm ressalvas com esse alimento e não sabem como é feito. Por isso, hoje aprenda como é feita a linguiça calabresa e descubra se ela realmente faz mal para saúde.

Conheça mais sobre esse embutido muito saboroso.

Confira a seguir mais sobre o seu processo de fabricação e seus impactos na saúde.

A linguiça calabresa realmente faz mal para a saúde?

A fabricação de linguiças e embutidos é uma herança milenar e por isso, hoje existem diversas variações desse alimento ao redor do mundo. No Brasil, temos a linguiça calabresa que é apreciada em diversas receitas.

No entanto, existe a preocupação com os impactos na saúde que esse alimento pode trazer. Em geral, embutidos podem conter conservantes, como nitratos e nitritos, que são apontados, em pesquisas, como fator para o surgimento de alguns tipos de câncer no ser humano.

Além disso, esse alimento possui grandes quantidades de gordura e sal, que são prejudiciais à saúde e podem causar problemas cardiovasculares e obesidade.

Contudo, essas consequências só são observadas quando ocorre o alto consumo associado com uma dieta desregulada.

Como é o processo de fabricação

A linguiça calabresa foi criada no Brasil por imigrantes italianos, em sua maioria localizados no estado de São Paulo, que usaram de referência a linguiça feita na região italiana da Calábria.

Seu processo de fabricação consiste na moagem de carne de porco, gordura de porco, especiarias e sal.

Por fim, após a moagem, a carne temperada é colocada dentro da tripa natural de animais ou em uma versão sintética da tripa, e passa pelo processo de defumar e secar.

LEIA MAIS: Comidas e bebidas que a gente adora e foram inventadas acidentalmente

Conheça outras alternativas de linguiças que também são deliciosas e mais leves para a saúde

Para evitar o alto consumo desse embutido, muitas pessoas buscam alternativas mais leves para a saúde, mas que satisfaçam o paladar.

Assim, hoje no mercado é possível encontrar versões veganas da linguiça calabresa, feita de vegetais e também existe a versão feita de frango que possui menos gordura.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também