Nunca mais jogue fora: 4 usos para a casca de ovo que você nem imaginava!

Artesanato, adubo e suplementos são apenas alguns dos usos que a casca de ovo pode ter

Se você ainda joga a casca de ovo no lixo, está na hora de mudar esse hábito! Rica em cálcio, sua função é proteger o embrião em formação na parte interna do ovo. Porém, no nosso dia a dia, a casca é quase sempre descartada. O que muitos não sabem é que ela pode ser mais útil do que temos noção. Para saber mais sobre novas maneiras de reaproveitar a casca do ovo, confira o artigo na íntegra!

4 maneiras de reaproveitar a casca do ovo

Velas caseiras

Ao misturar a casca com parafina, é possível fazer velas caseiras. Para isso, quebre o ovo ao meio e lave bem a casca. Faça uma abertura no centro da casca e coloque-a em uma caixa vazia de ovo. Derreta a parafina em banho-maria e coloque a ponta do pavio, aguarde secar e terá uma vela decorativa.

LEIA MAIS: 4 truques para tirar o cheiro do alho e da cebola das mãos: veja e não sofra mais!

Fertilize o solo

Por conta da sua riqueza em cálcio, magnésio e potássio, a casca de ovo pode evitar a podridão apical — um problema comum em tomates e vegetais de frutificação. Para isso, coloque as cascas para secar na sombra e depois faça uma farinha para fertilizar a terra.

Suplemento animal

A farinha de casca de ovo pode ser utilizada como suplemento alimentar para cães e gatos. Basta despejar uma colher de café do pó sobre a ração do seu animal e o suplemento irá suprir as necessidades diárias de cálcio e fósforo do animal. O equilíbrio entre os dois nutrientes ainda favorece o metabolismo de ambos os minerais no organismo.

LEIA MAIS: 3 dicas para guardar dinheiro em 2023 e acabar com o medo da fatura do cartão!

Abrasivo

Uma das maneiras de substituir a palha de aço é através da casca de ovo, o que se mostra uma opção muito mais ecológica. As cascas de ovo limpas e trituradas têm função abrasiva e podem substituir o produto na hora de limpar panelas ou polir outros materiais, basta colocar um punhado na esponja com sabão e esfregar a peça normalmente.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais