Veja as atividades que foram excluídas do MEI em 2023

As novidades que impactaram o MEI em 2023

O Microempreendedor Individual (MEI) conquistou o coração de milhares de brasileiros que buscam formalizar seus negócios de maneira simples e sem burocracia. Com uma extensa lista de atividades que podem se enquadrar na categoria, o MEI tem se tornado cada vez mais popular no Brasil.

No entanto, é importante estar atento às mudanças, e em 2023, algumas profissões foram excluídas dessa modalidade.

LEIA MAIS: 4 cartões de crédito que facilitam muito a vida de quem é MEI

Como formalizar-se como MEI

O processo de formalização como Microempreendedor Individual é simples e você pode concluí-lo online. Acesse o Portal do Empreendedor, selecione “Quero Ser”, acesse “Formaliza-se”, informe os dados necessários, preencha o formulário de inscrição e finalize o procedimento. É importante atentar-se aos requisitos e documentação necessária para o cadastro.

Para se tornar MEI, é preciso ter acesso à Internet, um celular, tablet ou computador. Além disso, é necessário ter nível de segurança prata ou ouro na conta gov.br. Estrangeiros podem se cadastrar com nível de segurança bronze. A formalização possibilita emitir notas fiscais e ter acesso a benefícios previdenciários.

As vantagens de ser um microempreendedor incluem facilidades para obtenção de crédito, participação em licitações públicas e simplificação na contabilidade. No entanto, em 2023, algumas atividades foram removidas do cadastro, o que exige que os interessados verifiquem se a ocupação desejada ainda se enquadra na categoria.

LEIA MAIS: Como conseguir empréstimo Nubank e começar a pagar só no final de outubro?

Atividades excluídas do MEI

Algumas profissões que antes eram permitidas como MEI foram excluídas em 2023. Dentre elas estão abatedor de aves, adestrador de animais, alinhador e balanceador de pneus, aplicador agrícola, arquivista de documentos, coletor de resíduos perigosos, entre outras.

É fundamental que os MEI fiquem cientes das atividades excluídas, evitando surpresas ao tentar se formalizar. Caso a ocupação não esteja mais inclusa na categoria, é preciso buscar outras formas de formalização, a fim de empreender conforme a legislação vigente.

Apesar das mudanças, o MEI continua sendo uma excelente alternativa para empreendedores. Aqueles cujas atividades se enquadram na categoria podem desfrutar das facilidades oferecidas, como a simplicidade no pagamento de impostos e acesso a benefícios previdenciários.

Ser MEI é uma oportunidade valiosa para empreender de forma descomplicada. Ao conhecer as atividades excluídas em 2023, os aspirantes a MEI podem evitar problemas e desfrutar de todas as vantagens oferecidas por essa categoria de trabalho.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também