A abelha gigante do Himalaia (nome científico: Apis dorsata laboriosa) é a maior abelha do mundo! Ela atinge 3 cm e vive no exótico Nepal. Além disso, vive nas rochas e se adaptou perfeitamente às baixas temperaturas da região. Então, aqui, separamos algumas curiosidades sobre o mel da abelha gigante do himalaia e sobre um dos trabalhos mais difíceis do mundo que envolve a sua coleta!
Além disso, as abelhas desta raça não aceitam entrar em caixas de madeira. Por isso, não podem ser dominadas e presas pelos humanos. Então assim permanecem livres e selvagens.
Efeito Letal do Mel da Abelha Gigante do Himalaia
O mel do Nepal é alucinógeno e, se consumido em grande quantidade, causa morte!
Além disso, as suas substâncias alucinógenas devem-se ao fato de as abelhas se alimentarem de flores e plantas tóxicas que crescem nas redondezas.
Os efeitos negativos deste mel são registrados a partir de 401 aC, quando soldados gregos que passavam pela atual Turquia, perto do Mar Negro, foram envenenados ao provar mel semelhante.
No entanto, para Gurung, este mel é um remédio poderoso que alivia as dores nas articulações e, se tomado em pequenas doses, atua como um tônico ou medicamento leve.
Porém, em quantidades maiores, causa pressão arterial baixa, ritmo cardíaco lento, vômitos, diarreia, tontura e desmaios. Além disso, os sintomas podem durar até 24 horas.
LEIA MAIS: Tenha Sorte Na Vida! Confira 4 Animais Que Trazem Sorte!
Um dos trabalhos mais perigosos do mundo
Como é Coleto o Mel do Nepal
No que diz respeito à sua coleta, ela é extremamente perigosa, pois as colmeias estão localizadas em encostas íngremes e em altitudes elevadas que chegam a 4.000 metros.
Moradores e principalmente membros da tribo Gurung escalam essas encostas com risco de vida, usando juncos e pontes de bambu improvisadas. Enquanto eles ficam literalmente pendurados no ar, são atacados por abelhas selvagens que perfuram seus corpos.
Então, imagine a força necessária para equilibrar os juncos com os pés, com uma mão recolhendo os enormes favos de mel usando uma vara e com a outra segurando uma cesta para colocá-los.
Além disso, a pessoa tem que fazer tudo isso em uma nuvem de fumaça que criou para atordoar as abelhas.
Por fim, o risco que a sua colheita envolve é uma das razões que torna este mel um dos mais caros do mundo! A outra razão é que este mel tem muitas propriedades curativas e ajuda a combater a diabetes, a hipertensão e outras doenças graves.
O seu preço ultrapassa os 100 euros por quilo por estas propriedades.
Agora, o que os moradores recebem é outra questão. Mas, é assim que eles ganham a vida e esta é a sua profissão desde os tempos pré-cristãos.
Como você disse mesmo? Você está cansado do seu trabalho?
LEIA MAIS: Estresse No Trabalho O Que Fazer? Confira 5 Dicas Para Ter Dias Mais Felizes!
0 comentários