Sentir-se com baixa autoestima pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode dificultar a busca de objetivos e a manutenção de relacionamentos saudáveis.
Siga estes 5 hábitos para te ajudar a evitar a sensação de baixa autoestima.
Pratique a autocompaixão
Uma abordagem de autocompaixão encoraja aceitação ao lidar com os seus problemas. Diante das dificuldades da vida, ao cometer erros ou em tentativas mal sucedidas, as pessoas devem se encorajar em vez de se criticar. A autocompaixão é mais benéfica do que a autocrítica e ajuda as pessoas a lidar com as provações e adversidades da vida.
LEIA MAIS: Como turbinar sua autoestima com o seu guarda-roupa? 5 dicas práticas!
Opte pelas afirmações positivas
Ao invés de focar no negativo, substitua suas dúvidas e pensamentos negativos por afirmações positivas. Por exemplo, quando sua autoconfiança diminuir, use mantras positivos que reconheçam suas conquistas. Essa ação ajuda você a perceber melhor as informações ameaçadoras e agrega mais valor a elas.
Conviva com pessoas que te apoiam a ser a melhor versão de si mesmo
Não tenha medo de reavaliar seus relacionamentos para separar aqueles que o criticam, culpam e humilham dos que te dão apoio e incentivo. Foque em construir relações que te impulsionam a ser uma pessoa melhor. Dessa forma, esteja sempre ciente de quem você permite em sua vida.
Fique longe das mídias sociais
As redes sociais te fazem realizar comparações com várias pessoas ao redor do mundo e com realidades diferentes da sua. Consequentemente, você perde um tempo precioso apenas imaginando como sua vida poderia ser. Dessa forma, ao se distanciar das mídias sociais você quebra o ciclo e adquire mais tempo livre para se concentrar nas coisas que realmente importam.
LEIA MAIS: Como ser mais feliz? 5 Hábitos que as pessoas felizes adotam todos os dias!
Se atente as pequenas conquistas
Temos grandes sonhos e aspirações e tendemos a ir a extremos. Isso pode nos sobrecarregar e prejudicar nossa autoestima porque sentimos que não temos controle sobre nossa situação. Dessa forma, nos encontramos por diversas vezes correndo atrás de conquistas sem parar para avaliar o quão longe chegamos. Então, por mais desafiador que seja, precisamos nos lembrar da importância de dividir grandes metas em tarefas pequenas e gerenciáveis e nos recompensar por atingir pequenas conquistas.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários