Brazil Greece

»

»

9 melhores vinhos gregos e suas histórias antigas, um grego conta

| Em 27/01/2024 às 08:49

Os vinhos gregos são conhecidos pela sua qualidade e variedade única devido ao clima e terroir específicos da Grécia.

A origem da vinificação na Grécia remonta a cerca de 6.500 anos, com evidências que confirmam que a Grécia abriga um dos vinhos mais antigos do mundo e os primeiros registros de uvas prensadas.

Arqueólogos descobriram o lagar mais antigo do mundo nas ruínas de Vathypetro, uma vila perto de Heraklion, em Creta. Eles estimam que este lagar date de 2.500 a.C., durante a civilização minoica.

O registro da história do vinho e da viticultura grega é possivelmente a mais longa do mundo

A Grécia é uma das regiões vitícolas mais antigas do mundo e a primeira na Europa. Além disso, não é por acaso que, na mitologia grega antiga, o deus Dionísio era o deus do vinho e da diversão.

Foram encontradas também receitas antigas de Hipócrates, o pai da medicina, que mostravam a importância e a sacralidade do vinho para os gregos. Nessas receitas, Hipócrates aconselhava seus pacientes a consumirem uma colher de sopa de vinho diariamente como remédio.

Durante o período clássico (480-323 a.C.), os famosos vinhos gregos da antiguidade encontraram o florescente comércio de vinho da época. Nos anos subsequentes do período helenístico até 146 a.C., as ilhas do Egeu tornaram-se centros importantes para o comércio e o vinho no Mediterrâneo durante todo o império de Alexandre, o Grande.

Leia mais: Veja a Ilha Grega em que os deuses Ártemis e Apolo nasceram

Os vinhos gregos na era moderna

Fundaram-se as primeiras grandes vinícolas após 1850, e os primeiros enólogos gregos com diplomas europeus surgiram nesse período. Nesse período, os vinicultores gregos começaram a enviar seus filhos para algumas das universidades mais famosas do mundo para estudar enologia.

No final do mesmo século, a quase destruição dos vinhedos franceses pela filoxera levou à principal exportação do vinho grego para a França. Devido à demanda, os produtores gregos focaram na produção de vinho de uvas-passas.

A era moderna do vinho grego começou no último quarto do século XX. Em 1971, os vinhos gregos foram classificados pela primeira vez de acordo com a Denominação de Origem.

Hoje, reconhecem-se 33 vinhos gregos como DOP (Denominação de Origem Protegida), que produtores elaboram em zonas específicas e de acordo com determinadas especificações.

Os vinhos gregos mais famosos

Assyrtiko

Originário da ilha de Santorini, este vinho branco é conhecido pela sua acidez refrescante e notas minerais. É perfeito para acompanhar frutos-do-mar.

Leia mais: As 10 melhores vinícolas do vinhedo vulcânico de Santorini!

Agiorgitiko

Um vinho tinto que significa o vinho do São Jorge, é os enólogos produzem principalmente na região de Nemea, no Peloponeso. Caracteriza-se por seus sabores ricos de frutas vermelhas e suaves taninos.

Xinomavro

Um vinho tinto complexo e tânico originário do norte da Grécia, especialmente da Macedônia. Tem sabores de frutas vermelhas, tomate e especiarias, e envelhece bem.

Moschofilero

Um vinho branco aromático da região de Peloponeso, conhecido pelo seu aroma floral e sabor cítrico.

Retsina

Um vinho branco ou rosê tradicionalmente infundido com resina de pinheiro, o que lhe confere um sabor distintivo. Além disso, é uma experiência única que reflete uma tradição vinícola antiga.

Leia mais: Retsina: Conheça a Bebida Grega que vem da Grécia Antiga!

Malagousia

Um vinho branco aromático, que foi quase extinto, mas ressurgiu graças aos esforços de viticultores dedicados. Assim, oferece sabores de pêssego, damasco e ervas.

Leia mais: Vinhos Gregos: Descubra As Variedades Mais Antigas Da Europa!

Robola

Trate-se de um vinho branco elegante da ilha de Cefalônia, conhecido pela sua acidez vibrante e sabores de frutas cítricas.

Mavrodaphne

Principalmente produzido no Peloponeso e nas Ilhas Jônicas, é um vinho tinto doce, frequentemente usado como vinho de sobremesa, com notas de frutas secas e caramelo.

Leia mais: Moscato: veja o melhor vinho doce do mundo, por um barman

Vinsanto

O Vin Santo, ou “Vinsanto”, é um vinho de sobremesa icônico da Grécia, especialmente famoso na ilha de Santorini.

Por fim, cada um desses vinhos oferece um vislumbre da rica herança vinícola da Grécia, com sabores e aromas que refletem as diversas regiões do país. Assim, experimentar esses vinhos é uma ótima maneira de explorar a cultura e a história gregas através do paladar.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

0 comentários