Brazil Greece

»

»

9 melhores vinhos gregos e suas histórias antigas, um grego conta

| Em 27/01/2024 às 08:49

Os vinhos gregos são conhecidos pela sua qualidade e variedade única devido ao clima e terroir específicos da Grécia.

A origem da vinificação na Grécia remonta a cerca de 6.500 anos, com evidências que confirmam que a Grécia abriga um dos vinhos mais antigos do mundo e os primeiros registros de uvas prensadas.

Arqueólogos descobriram o lagar mais antigo do mundo nas ruínas de Vathypetro, uma vila perto de Heraklion, em Creta. Eles estimam que este lagar date de 2.500 a.C., durante a civilização minoica.

O registro da história do vinho e da viticultura grega é possivelmente a mais longa do mundo

A Grécia é uma das regiões vitícolas mais antigas do mundo e a primeira na Europa. Além disso, não é por acaso que, na mitologia grega antiga, o deus Dionísio era o deus do vinho e da diversão.

Foram encontradas também receitas antigas de Hipócrates, o pai da medicina, que mostravam a importância e a sacralidade do vinho para os gregos. Nessas receitas, Hipócrates aconselhava seus pacientes a consumirem uma colher de sopa de vinho diariamente como remédio.

Durante o período clássico (480-323 a.C.), os famosos vinhos gregos da antiguidade encontraram o florescente comércio de vinho da época. Nos anos subsequentes do período helenístico até 146 a.C., as ilhas do Egeu tornaram-se centros importantes para o comércio e o vinho no Mediterrâneo durante todo o império de Alexandre, o Grande.

Leia mais: Veja a Ilha Grega em que os deuses Ártemis e Apolo nasceram

Os vinhos gregos na era moderna

Fundaram-se as primeiras grandes vinícolas após 1850, e os primeiros enólogos gregos com diplomas europeus surgiram nesse período. Nesse período, os vinicultores gregos começaram a enviar seus filhos para algumas das universidades mais famosas do mundo para estudar enologia.

No final do mesmo século, a quase destruição dos vinhedos franceses pela filoxera levou à principal exportação do vinho grego para a França. Devido à demanda, os produtores gregos focaram na produção de vinho de uvas-passas.

A era moderna do vinho grego começou no último quarto do século XX. Em 1971, os vinhos gregos foram classificados pela primeira vez de acordo com a Denominação de Origem.

Hoje, reconhecem-se 33 vinhos gregos como DOP (Denominação de Origem Protegida), que produtores elaboram em zonas específicas e de acordo com determinadas especificações.

Os vinhos gregos mais famosos

Assyrtiko

Originário da ilha de Santorini, este vinho branco é conhecido pela sua acidez refrescante e notas minerais. É perfeito para acompanhar frutos-do-mar.

Leia mais: As 10 melhores vinícolas do vinhedo vulcânico de Santorini!

Agiorgitiko

Um vinho tinto que significa o vinho do São Jorge, é os enólogos produzem principalmente na região de Nemea, no Peloponeso. Caracteriza-se por seus sabores ricos de frutas vermelhas e suaves taninos.

Xinomavro

Um vinho tinto complexo e tânico originário do norte da Grécia, especialmente da Macedônia. Tem sabores de frutas vermelhas, tomate e especiarias, e envelhece bem.

Moschofilero

Um vinho branco aromático da região de Peloponeso, conhecido pelo seu aroma floral e sabor cítrico.

Retsina

Um vinho branco ou rosê tradicionalmente infundido com resina de pinheiro, o que lhe confere um sabor distintivo. Além disso, é uma experiência única que reflete uma tradição vinícola antiga.

Leia mais: Retsina: Conheça a Bebida Grega que vem da Grécia Antiga!

Malagousia

Um vinho branco aromático, que foi quase extinto, mas ressurgiu graças aos esforços de viticultores dedicados. Assim, oferece sabores de pêssego, damasco e ervas.

Leia mais: Vinhos Gregos: Descubra As Variedades Mais Antigas Da Europa!

Robola

Trate-se de um vinho branco elegante da ilha de Cefalônia, conhecido pela sua acidez vibrante e sabores de frutas cítricas.

Mavrodaphne

Principalmente produzido no Peloponeso e nas Ilhas Jônicas, é um vinho tinto doce, frequentemente usado como vinho de sobremesa, com notas de frutas secas e caramelo.

Leia mais: Moscato: veja o melhor vinho doce do mundo, por um barman

Vinsanto

O Vin Santo, ou “Vinsanto”, é um vinho de sobremesa icônico da Grécia, especialmente famoso na ilha de Santorini.

Por fim, cada um desses vinhos oferece um vislumbre da rica herança vinícola da Grécia, com sabores e aromas que refletem as diversas regiões do país. Assim, experimentar esses vinhos é uma ótima maneira de explorar a cultura e a história gregas através do paladar.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários