Moscato: veja o melhor vinho doce do mundo, por um barman

Moscato: o vinho que encanta paladares.

É difícil encontrar alguém que prefira vinho doce ao tinto. Mas se você já experimentou o Moscato, não há dúvida de que vai adorar. Se você está procurando um vinho doce e leve que seja perfeito para uma ocasião especial ou apenas para relaxar em casa, esse vinho é uma ótima opção.

O que é Moscato?

Também chamado de Muscat em países de língua inglesa e Moscatel na Espanha e em Portugal. É uma das variedades de uva mais antigas e amplamente cultivadas em todo o mundo. Com raízes que remontam a regiões do Oriente Médio, a uva Moscato tem sido utilizada na produção de vinhos desde os tempos da Grécia Antiga. É famoso por seus sabores doces de pêssegos e flor de laranjeira. Também por ter um teor alcoólico mais baixo do que outros vinhos espumantes. A uva Moscato existe há milhares de anos e inclui mais de 200 tipos diferentes da variedade pertencente à espécie Vitis Vinifera.

Leia mais: As 10 melhores vinícolas do vinhedo vulcânico de Santorini!

Tipos de vinho Moscato

O Moscato está disponível em diversos estilos de vinho, como Moscato Espumante e Semi-Espumante, Moscato Tranquilo, Rosé, Tinto e vinhos de sobremesa Moscato.

Os dois principais estilos de Moscato são o italiano Moscato d’Asti, que é semi-espumante, e o Asti Spumante, que é totalmente espumante. Ambos apresentam bolhas leves com um sabor doce e baixa acidez. Outro estilo popular é o Moscato Rosé.

Leia mais: Por que você deveria usar o truque do papel alumínio nas bananas?

Os melhores vinhos da variedade

Moscato d’Asti

É um Vinho branco doce elaborado com a uva homônima cultivada na região de Asti. Moscato d’Asti tem a classificação de vinho DOCG mais alta da Itália e é feito a partir da uva Moscato Bianco (também conhecida como Muscat Blanc à Petits Grains) – uma uva de mil anos (aproximadamente) mais antiga que o Cabernet Sauvignon. Esses vinhos têm um perfume lindo, com aromas de tangerina, pera madura, flor de laranjeira e madressilva no paladar.

O vinho pode ser doce, mas os níveis de álcool são surpreendentemente baixos! O Moscato d’Asti tem tipicamente apenas 5,5% de álcool por volume (ABV). Uma garrafa média de vinho tem 12-13% ABV. Por isso, o d’Asti é uma ótima escolha para bebedores leves.

O estilo semi-espumante (em italiano: vinho frizzante) dá a impressão de que o vinho levemente doce. No entanto, uma garrafa típica de Moscato d’Asti tem cerca de 90-100 g/L de açúcar residual (comparativamente, um refrigerante de cola tem cerca de 115 g/L).

Obs.: O status DOCG certifica que um vinho vem de um lugar específico, é produzido de uma determinada maneira e usa as uvas clássicas da Itália.

Moscato rosa

É um adorável vinho branco com nuances de vermelho, disponível em estilos tranquilo e espumante. Uma mistura de uvas Muscat e um pouco de Merlot, com sabores e aromas mais frutados, como morango. Além disso, esse doce parente do famoso Moscato italiano oferece uma experiência vinícola saborosa, com seu paladar divertido e indulgente.

Qual é o teor alcoólico desse vinho?

Muitos moscatos são populares porque tem baixo teor alcoólico (cerca de 5-6%), enquanto o vinho branco tem muito mais alto, de 12%. Além disso, é comum que o façam em um estilo mais leve, com bolhas finas e delicadas. Aina, você também pode encontrar esse vinho doce como ingrediente principal em muitos coquetéis.

Leia mais: Você sabe o que é degustação horizontal e vertical de vinho? Descubra

O que harmoniza com Moscato?

Esse vinho harmoniza bem com: peixes, carnes e aves, queijos e sobremesas leves.

Como servir este vinho espumante doce semi-seco?

Serve-ser o Moscato ligeiramente gelado em um copo de vinho branco ou em um copo de tulipa para vinho espumante.

você pode gostar também