Morar em Gramado ou Canela? Descubra qual é a melhor opção!

A difícil missão de optar entre as duas cidades da Serra Gaúcha

Morar em Gramado ou Canela, eis a questão! As duas cidades da Serra Gaúcha dispõem de uma série de qualidades, como infraestrutura, qualidade de vida, atrações turísticas, clima agradável e belezas naturais. Por isso, a escolha não é tarefa nada fácil.

Ao mesmo tempo em que Gramado tem estrutura consolidada e áreas de interesse já bastante conhecidas, Canela tem projetos em andamento e imóveis prontos em regiões centrais.

Mas, para saber qual escolher, é preciso conhecer as particularidade de cada uma. Portanto, confira, a seguir, características de Gramado e Canela para ajudar na sua decisão.

Morar em Gramado ou Canela – por que escolher Gramado?

Morar em Gramado ou canela: pórtico de gramado.
Pórtico de Gramado.

Gramado é conhecida pelas atrações turísticas famosas nacionalmente e, por que não, internacionalmente. Entre elas, podemos citar a Rua Coberta, Lago Negro, Mini Mundo e Joaquina Rita Bier.

E o que falar das festas sazonais, como Natal Luz, a Temporada de Inverno e o Festival de Cinema de Gramado? A cidade que parece feita a mão tem arquitetura com fortes influências alemãs, italianas e portuguesas, em estilo enxaimel, com fachadas de madeira.

Além disso, as ruas arborizadas, limpas e bem cuidadas abrigam excelentes opções de restaurantes, chocolaterias, hotéis, lojas e serviços para moradores e turistas. Além disso, a cidade também é conhecida pela qualidade de vida, segurança e infraestrutura.

A qualidade de vida se dá pelo clima ameno o ano inteiro, saúde de qualidade, transporte público, educação e infraestrutura. Além disso, o cidadão também conta com investimentos em segurança pública, refletidos em baixos índices de criminalidade.

Há boas oportunidades de emprego nas indústrias turísticas, hoteleira, moveleira, comércio e de chocolates, além das vinícolas. Os cerca de 35 mil habitantes se dividem entre as áreas urbanas e rural, que também dispõe de oportunidades de trabalho.

Melhores Bairros para morar em Gramado

Morar em Gramado ou canela: gramado.
Centro de Gramado.

O custo de vida na cidade pode ser um pouco mais alto, especialmente no que toca ao preço dos aluguéis. Entretanto, a pessoa pode avaliar a moradia em bairros descentralizados, onde os valores costumam ser mais baixos que no centro. De acordo com sites especializados, os melhores bairros para morar em Gramado são:

  • Centro
  • Ipê Amarelo
  • Bavária
  • Planalto

Na hora de escolher, é importante considerar fatores como segurança, as necessidades da pessoa, opções de entretenimento e logística.

LEIA MAIS:

Morar em Gramado ou Canela – por que escolher Canela?

Morar em Gramado ou canela.
Catedral de Pedra em Canela.

Canela fica literalmente ao lado de Gramado, distante cerca de sete quilômetros. Além disso, as cidades são tão próximas que o transporte coletivo é interurbano. Porém, Canela conta com paisagem natural mais abundante – tanto que abriga três parques ecológicos.

Além de cercada por muita vegetação, conta com a Cascata do Caracol e o Vale da Ferradura, é vizinha a parques que oferecem atividades de ecoturismo, por exemplo, rafting e tirolesa. Assim como a vizinha, tem festas temáticas, por exemplo:

  • Sonho de Natal
  • Festival Internacional de Bonecos
  • Feira de Artesanato

Lá, fica a Catedral de Pedra, um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha. Além de muito bonita, sabe qual é uma das vantagens de Canela? Ter preços menores que Gramado – por enquanto.

Por isso, muita gente mora em Canela e trabalha Gramado. A cidade de 45 mil habitantes e imigração alemã tem oportunidades de trabalho similares. Além das vinícolas e fábricas de chocolates, uma vez que muitas delas são sediadas por lá.

Vale destacar que há um certo esgotamento de construções em Gramado, tendo em vista que a cidade viveu um boom turístico nos últimos anos. Por isso, os investimentos se deslocaram para Canela.

Isso se reflete tanto nos preços mais baixos com aluguel quanto compra de imóveis. Ademais, Canela tem diversidade imobiliária, o que significa liberdade de escolha e possibilidade de agradar a todos os orçamentos.

Como é viver na Serra Gaúcha

Como é morar na Serra Gaúcha.

Independente da sua escolha, as duas cidades são bem próximas e você terá a facilidade de viver no interior de uma região segura, tranquila e bem desenvolvida. Além disso, terá, entre as principais vantagens:

  • segurança
  • redução nos custos com transporte
  • economia de tempo

A qualidade de vida na Serra Gaúcha é considerada acima da média, o que ajuda a delimitar um pouco a sua escolha.

Por fim, o que pode ajudar na decisão sobre morar em Gramado ou Canela é o seu estilo de vida ou orçamento. As duas cidades são lindas e oferecem excelente qualidade de vida. Porém, perfis, oportunidade de emprego e budget são fatores que podem pesar na sua escolha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais