12 lugares para passar o Dia dos Namorados no RS e fugir do óbvio!

Dicas imperdíveis para escapar das reservas caríssimas de restaurantes da sua cidade 

Dia dos Namorados chegando, e aí, já escolheu onde vai passar? Por ser uma data tão romântica, dá vontade de passar assim, agarradinho, não dá? Melhor ainda naquele clima frio de serra, especialmente no inverno que se aproxima. Ideal para as dicas de onde passar o Dia dos Namorados no RS que a gente trouxe. 

A correria por uma reserva de restaurante para a data causa um desgaste tão grande que nem vale a saída. Sem falar nos lugares lotados e preços exorbitantes cobrados por um simples jantar. Por isso, vinho, flores, frio, fondue e aquelas pousadas aconchegantes tão típicas da Serra Gaúcha é tudo que a gente precisa para uma viagem a dois. 

Se você ainda não se programou para o Dia dos Namorados, mas quer fugir do óbvio ou escapar das roubadas, confira nossas dicas de viagem para o Rio Grande do Sul. 

LEIA MAIS: O Frio Chegou!! Confira 5 Cidades Para Ver Neve No Brasil Em 2022!

Onde Passar O Dia Dos Namorados No RS? 12 Lugares Incríveis!

O Rio Grande do Sul tem um caminho chamado Rota Romântica, inspirado no roteiro de mesmo nome na Alemanha. Inaugurado em 1996, é composto por 14 cidades, a maioria delas de imigração alemã. São elas: 

  • Ivoti
  • São Leopoldo
  • Novo Hamburgo
  • Estância Velha
  • Dois Irmãos
  • Morro Reuter
  • Santa Maria do Herval
  • Presidente Lucena
  • Picada Café
  • Nova Petrópolis
  • Gramado
  • Canela 
  • São Francisco de Paula

Todas elas ficam entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha, região conhecida pelas vinícolas, gastronomia, paisagens de serras e cânions, natureza e cachoeiras.

Então, vamos detalhas algumas dessas cidades abaixo. Além de incluir outras que estão fora da rota, mas são dicas de lugares para passar o Dia dos Namorados no RS.

LEIA MAIS: Os 20 Lugares Do Brasil Mais Bonitos De Acordo Com Um Gringo! Confira!

Gramado 

Onde passar o dia dos namorados no RS - Gramado.

Ok, ok, a gente sabe que Gramado é figura fácil nas listas de viagens românticas, mas tem como deixar de fora?

A cidade construída basicamente por imigrantes italianos e alemães é famosa pelas construções de madeira à mostra, gastronomia típica, fábricas de chocolate, vinícolas e fondues. 

A gente nem vai passar por aquelas atrações que você já deve ter lido em dezenas de sites, mas se pautar por sugestões de experiência: passear de pedalinho no Lago Negro, caminhar pelo Lago Joaquina Rita Bier, apreciar a vista do Mirante Belvedere, visitar os campos de lavanda e tomar um vinho de frente à lareira.  

LEIA MAIS: As 14 Melhores Praias Da Região Dos Lagos Que Você Tem Que Conhecer!

Canela 

Onde passar o dia dos namorados no RS - Canela.

Do ladinho de Gramado, a gostosa Canela tem ruas charmosas, paisagem serrana e um banho de paisagens naturais. Para se ter uma ideia, são três parques naturais – Parque do Caracol, Parque da Ferradura e Parque Nacional de Aparados da Serra. Neste, inclusive, temos o incrível cânion do Itaimbezinho. 

Assim como em Gramado, você pode tomar um delicioso café colonial e se esbaldar nas chocolaterias da cidade. A diferença é que dá para pegar preços mais camaradas, inclusive de hospedagem. 

LEIA MAIS: Gringo No Brasil: 5 Cidades Brasileiras Que Parecem Europa!

Nova Petrópolis 

Onde passar o dia dos namorados no RS - Nova Petrópolis.
Larissa Fraga, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

Também na Serra e incluída, com justiça, no roteiro da Rota Romântica, Nova Petrópolis tem forte influência germânica. Porém, o que chama a atenção mesmo são os infindáveis jardins da cidade, o que a torna ainda mais romântica. Onde mais haveria um Labirinto Verde bem no centro? Outras atrações para curtir a dois: 

  • Ninho das Águias
  • Vila Holandesa Zaandam 
  • Esculturas Parque Pedras do Silêncio 
  • Parque das Flores (claro!) 
  • Parque Aldeia do Imigrante

Ah, e a cidade também tem malhas ótimas, casacos de lã e echarpes lindos a preços justos. 

LEIA MAIS: Zaanse Schans: Conheça O Vilarejo Dos Moinhos De Vento Na Holanda!

Bento Gonçalves 

Onde passar o dia dos namorados no RS - Bento Gonçalves.
Gervacio Rosales, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

A capital brasileira do vinho ou do Vale dos Vinhedos é uma super dica de lugar para passar o Dia dos Namorados no Rio Grande do Sul.

A cidade, em si, é bem bonita, limpa, organizada e de construções tipicamente italianas, graças à influência dos imigrantes que chegaram por lá no final do século XIX. 

Mas, é nas vinícolas que a gente se perde! Além das gigantes, como Miolo e Casa Valduga, temos as familiares e artesanais, que ainda preservam as tradições, inclusive no modo de produção.

A gastronomia também é incrível, principalmente o prato típico – galeto com polenta – e as massas.       

Quer uma dica de passeio muito legal? A Maria Fumaça, que sai de Bento, passa em Garibaldi (vamos falar dela daqui a pouco) e para em Carlos Barbosa. 

LEIA MAIS: Vale A Pena Morar Em Monte Verde? Confira Os Custos!

Ana Rech 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Ana Rech.

Pertinho de Bento, também temos Ana Rech, que na verdade fica mais perto de Caxias do Sul, outra cidade vinícola da Serra Gaúcha.

O charme da cidade são as construções diferenciadas, como um castelo medieval inspirado em construções espanholas, além da igreja e uma loja de artesanato chamada Paisagens do Tempo. 

LEIA MAIS: Bate E Volta A Campos Do Jordão: Confira 6 Dicas Imperdíveis!

Garibaldi 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Garibaldi.
Everson José de Freitas Pereira, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Mudando do vinho para espumante, vamos para Garibaldi, fundada por imigrantes italianos e franceses, estes produtores de Champagne (sim, a região que produz a bebida).

Por isso, a cidade concentra a produção de excelentes rótulos nacionais e, inclusive, há tours guiados pelas vinícolas. 

Lembra que esta é uma das paradas da Maria Fumaça? Pois é, no Trem do Vinho, você e seu amor experimentam sucos, vinhos e espumantes enquanto assistem às apresentações de danças folclóricas e, claro, apreciam a paisagem.

LEIA MAIS: Saiba O Que Levar Na Mala Para Gramado Em Todas As Estações! Confira! 

São Leopoldo

Onde passar o dia dos namorados no RS: São Leopoldo.
Kelly da Silva KS, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Por ser a primeira cidade da Rota Romântica, é considerada o Marco Zero do roteiro. Por isso, é um dos mais interessantes lugares para passar o Dia dos Namorados no RS.

Ainda, é a primeira cidade do estado que recebeu colonização alemã. Além das atrações locais, o casal pode conhecer a Cervejaria Heinz Beer, uma das mais antigas de lá. 

LEIA MAIS: Vale A Pena Morar Em Monte Verde? Confira Os Custos!

Ivoti 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Ivoti.
Ronise Dias Machado, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Considerada a maior concentração de casas no estilo enxaimel do Brasil, Ivoti também é conhecida como a Cidade das Flores.

Colorida e romântica, reúne tanto a influência da colonização alemã quanto japonesa. Por isso, as duas culturas se misturam nos memoriais e restaurantes da cidade. 

LEIA MAIS: Os 13 Melhores Lugares Para Passar O Natal No Brasil!

Picada Café 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Picada Café.
Larissa Fraga, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.

Os casais apaixonados por história, gastronomia e, principalmente, café vão amar esta dica de lugar para passar o Dia dos Namorados no RS.

A cidade de Picada Café tem, como  destaque, a rota Sabores e Café Colônia. O roteiro passa por propriedades rurais com belas paisagens ideais para saborear a gastronomia e vinhos locais.

Também se destaca no roteiro a Cervejaria SteinHaus, a única 100% orgânica e sustentável do Brasil.

LEIA MAIS: Como Fazer Mala De Mão De 10 Kg Rápida, Prática E Completa!

Dois Irmãos e Morro Reuter 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Dois irmãos.
L.grawer, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

Colocamos as duas cidades em uma dica só porque, além de ambas serem lindas, queremos destacar a estrada que as interliga.

A rota é uma das mais bonitas da região porque tem um túnel formado por árvores. Em Dois Irmãos, há construções do século XIX patrimoniadas, além de museus e belezas naturais. 

Em Morro Reuter, restaurantes, cafés coloniais e construções na cidade mostram como a área é tranquila e convidativa para casais. 

LEIA MAIS: Enriqueça Viajando: Veja Os 10 Melhores Países Para Ganhar Dinheiro!

Cambará da Serra 

Onde passar o dia dos namorados no RS: Cambará da Serra.
Thikosovski, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Esta opção é para os aventureiros e também quem gosta de contemplação. Cambará da Serra é um dos excelentes lugares para passar o Dia dos Namorados no RS por dois motivos.

Primeiro, porque é a base de visita aos  parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, onde estão os maiores cânions do país – Itaimbezinho e Fortaleza.

Depois, porque ao chegar aos mirantes, após as trilhas, a vista para os vales, já na divisa com Santa Catarina, é indescritível. A gastronomia local também é inigualável, com comida típica gaúcha e serrana, além de cervejas artesanais.   

LEIA MAIS: 10 Coisas Para Fazer Antes De Comprar A Sua Passagem Aérea!

Pelotas 

Onde passar o dia dos namorados no RS.

Pelotas é, sim, uma dica incrível de lugar para passar o Dia dos Namorados no RS, ainda que seja conhecida pela história e doces.

Além do Mercado Público, Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Museu do Doce e Theatro Guarany, um passeio muito interessante é o de barco pelo arroio Pelotas. 

Ali perto, a 74km, fica São Lourenço do Sul, que atrai pelas praias de água doce. Mesmo que esteja frio, uma atração imperdível é a Fazenda do Sobrado, cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres.

Gostou das opções de lugares para passar o Dia dos Namorados no RS? Sabe o que é mais interessante? Que dá para percorrer mais de uma cidade em uma só viagem, uma vez que muitas delas são próximas. Sem falar que as estradas são lindas, tornando o caminho ainda mais agradável.   

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais