Brazil Greece

»

»

Veja o naufrágio mais antigo do mundo encontrado no Mar Negro

| Em 10/03/2024 às 17:40

Você já sabia que arqueólogos encontraram naufrágio mais antigo e intacto no fundo do Mar Negro em outubro de 2018? O navio remonta a pelo menos 2.400 anos atrás. Está a uma profundidade de cerca de 2 km e está em excelente estado.

As velas, os lemes e os remos estavam praticamente intactos. Segundo os arqueólogos, sua preservação se deve à falta de oxigênio nessa profundidade.

Mas, como a falta de oxigênio pode preservar o naufrágio mais antigo, no fundo do mar?

A falta de oxigênio pode preservar um naufrágio no fundo do mar porque ela retarda a oxidação e a decomposição. Normalmente, o oxigênio é um fator essencial que contribui para a corrosão e a degradação dos materiais, especialmente os metais. Assim, no fundo do mar, onde não tem muito oxigênio, especialmente em águas profundas ou áreas menos acessíveis, esse processo é significativamente mais lento. Então, estruturas como naufrágios podem permanecer relativamente intactas por períodos mais longos, protegidas da deterioração rápida que ocorreria em ambientes mais oxigenados.

Leia mais: O que significavam as tatuagens na Grécia antiga? Um grego conta

Qual é a origem desse navio?

Vaso das sereias que representa o navio de Odisseus

O “Guardian” britânico relatou a descoberta de um navio grego antigo de 23 metros, encontrado a mais de 1.600 metros de profundidade. Ele estava com mastro, leme e posições dos remadores intactos.

“Um navio que sobrevive intacto desde a antiguidade clássica, a uma profundidade de cerca de 2 km, é algo que eu nunca consideraria possível”, disse o professor John Adams, líder pesquisador do Black Sea Maritime Archaeology Project (MAP) para o Mar Negro, da equipe que fez a descoberta.

Além disso, de acordo com as primeiras evidências, acredita-se que o navio era comercial e semelhante ao representado no famoso “Vaso das Sereias”, em exposição no Museu Britânico. Esta obra-prima de cerâmica, também conhecida como Siren Vase, data de 480-470 a.C.

Leia mais: 15 patrimônios da humanidade na Grécia lindos e de cair o queixo

De quem era esse navio?

Navio de Odisseu

Esse navio representa a embarcação de Odisseu, amarrado ao mastro para ouvir o canto das sereias. O naufrágio foi encontrado a 80 km da costa, indicando que os antigos marinheiros navegavam em mar aberto, não apenas perto da costa. Kroum Batchvarov, que trabalhou no projeto, destacou a descoberta notável do navio inteiro, com mastros e lemes em posição, um achado único e o primeiro do seu tipo já encontrado.

Neste naufrágio, os exploradores descobriram as cordas em caracol que deixou o piloto do navio.

O naufrágio mais antigo do mundo também é grego: trata-se do naufrágio encontrado na ilha Dokos, descoberto em 1975 e datado de cerca de 2500 a.C., no período proto-heládico.

Embora vestígios do próprio navio não tenham sido preservados, os arqueólogos recuperaram vasos e cacos, além de mós e lâminas de obsidiana da ilha de Milos.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários