Brazil Greece

»

»

Veja o naufrágio mais antigo do mundo encontrado no Mar Negro

| Em 10/03/2024 às 17:40

Você já sabia que arqueólogos encontraram naufrágio mais antigo e intacto no fundo do Mar Negro em outubro de 2018? O navio remonta a pelo menos 2.400 anos atrás. Está a uma profundidade de cerca de 2 km e está em excelente estado.

As velas, os lemes e os remos estavam praticamente intactos. Segundo os arqueólogos, sua preservação se deve à falta de oxigênio nessa profundidade.

Mas, como a falta de oxigênio pode preservar o naufrágio mais antigo, no fundo do mar?

A falta de oxigênio pode preservar um naufrágio no fundo do mar porque ela retarda a oxidação e a decomposição. Normalmente, o oxigênio é um fator essencial que contribui para a corrosão e a degradação dos materiais, especialmente os metais. Assim, no fundo do mar, onde não tem muito oxigênio, especialmente em águas profundas ou áreas menos acessíveis, esse processo é significativamente mais lento. Então, estruturas como naufrágios podem permanecer relativamente intactas por períodos mais longos, protegidas da deterioração rápida que ocorreria em ambientes mais oxigenados.

Leia mais: O que significavam as tatuagens na Grécia antiga? Um grego conta

Qual é a origem desse navio?

Vaso das sereias que representa o navio de Odisseus

O “Guardian” britânico relatou a descoberta de um navio grego antigo de 23 metros, encontrado a mais de 1.600 metros de profundidade. Ele estava com mastro, leme e posições dos remadores intactos.

“Um navio que sobrevive intacto desde a antiguidade clássica, a uma profundidade de cerca de 2 km, é algo que eu nunca consideraria possível”, disse o professor John Adams, líder pesquisador do Black Sea Maritime Archaeology Project (MAP) para o Mar Negro, da equipe que fez a descoberta.

Além disso, de acordo com as primeiras evidências, acredita-se que o navio era comercial e semelhante ao representado no famoso “Vaso das Sereias”, em exposição no Museu Britânico. Esta obra-prima de cerâmica, também conhecida como Siren Vase, data de 480-470 a.C.

Leia mais: 15 patrimônios da humanidade na Grécia lindos e de cair o queixo

De quem era esse navio?

Navio de Odisseu

Esse navio representa a embarcação de Odisseu, amarrado ao mastro para ouvir o canto das sereias. O naufrágio foi encontrado a 80 km da costa, indicando que os antigos marinheiros navegavam em mar aberto, não apenas perto da costa. Kroum Batchvarov, que trabalhou no projeto, destacou a descoberta notável do navio inteiro, com mastros e lemes em posição, um achado único e o primeiro do seu tipo já encontrado.

Neste naufrágio, os exploradores descobriram as cordas em caracol que deixou o piloto do navio.

O naufrágio mais antigo do mundo também é grego: trata-se do naufrágio encontrado na ilha Dokos, descoberto em 1975 e datado de cerca de 2500 a.C., no período proto-heládico.

Embora vestígios do próprio navio não tenham sido preservados, os arqueólogos recuperaram vasos e cacos, além de mós e lâminas de obsidiana da ilha de Milos.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

O que seu nascimento revela sobre sua vida, segundo a numerologia kármica

A busca por autoconhecimento é antiga e atravessa fronteiras culturais. No Brasil e na Grécia, tradições ligadas à astrologia e à numerologia continuam despertando interesse por oferecer interpretações sobre a vida, os relacionamentos e os caminhos individuais. Uma...

0 comentários