Nova ferramenta promete passar um ‘pente fino’ no Instagram

O novo recurso deverá ajudar os usuários a diferenciar conteúdos gerados por IA ou humanos.

Nos últimos meses, ferramentas de IA tomaram conta da internet. Entre suas diversas funções, algumas delas são capazes de gerar textos, simular vozes e até mesmo ilustrações, muitas vezes de forma bem realista.

Para assegurar que seus usuários estejam cientes dos conteúdos gerados por essas plataformas, o Instagram deverá lançar um recurso que identifica imagens criadas com inteligência artificial.

LEIA MAIS: Tem Android? Confira 9 novos aplicativos da Google Play Store para você baixar

Como vai funcionar a ferramenta?

Um desenvolvedor de sistemas, foi o responsável por encontrar a nova ferramenta. Em seu perfil do Twitter, divulgou algumas capturas de tela e informações de como ela irá funcionar.

A depender do conteúdo, o usuário receberá a seguinte mensagem: “O criador ou a Meta disse que esse conteúdo foi criado ou editado com IA”. Ademais, logo abaixo haverá uma pequena nota explicando o que é uma IA generativa,

É uma função bem semelhante ao controle de conteúdo sensível, presente em publicações que não infringem as regras do Instagram, mas pode incomodar algumas pessoas. Além disso, também será possível clicar em um link com “saiba mais”, onde são detalhadas outras IAs do próprio grupo Meta, responsável pelo Instagram.

Dessa forma, é possível conscientizar os usuários do uso dessa tecnologia e prevenir mal-entendidos, o que pode reduzir o impacto das fake news na rede social

LEIA MAIS: Incrível e prático: app transforma o seu celular em um termômetro

Como o selo será usado?

Por enquanto, não foram divulgadas mais informações sobre como o selo será adicionado.

Logo, existem algumas dúvidas sobre quem será responsável por incluí-lo, seja o próprio usuário ou uma curadoria do Instagram. No entanto, já existem alguns debates nas redes sociais em relação ao seu uso e eficácia.

Isso ocorre porque, nos últimos dias, estudantes e professores divulgaram algumas falhas nas plataformas que identificam conteúdos gerados por Inteligência Artificial, como o próprio AI Classifier do ChatGPT.

Ainda assim, a big tech, juntamente com o Google e a Microsoft, assinou um compromisso com o governo dos Estados Unidos de responsabilidade com a tecnologia.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também