Brazil Greece

»

»

Como funciona a nova identidade e qual o prazo para trocar a sua?

Entenda a tecnologia blockchain.
| Em 29/09/2024 às 09:04

Desde 2022, o governo brasileiro começou a implementar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que utiliza a tecnologia blockchain para garantir mais segurança e facilitar o acesso aos serviços públicos. Esse novo documento, que substitui o tradicional RG, já está disponível em 24 estados e no Distrito Federal e deve ser implementado em todo o país até o final de 2024​. Mas, o que mudou com ela e como esse novo método funciona? Confira a seguir.

Leia mais: Regras para entrada de brasileiros no Reino Unido mudam em breve: confira

O Que é a tecnologia Blockchain?

O blockchain é um tipo de registro digital que armazena dados em blocos interligados. Ela forma uma cadeia de informações descentralizada e extremamente segura.

Após o registro de uma informação no blockchain, ela se torna praticamente imutável. Isso porque, para alterar um bloco, seria necessário modificar toda a cadeia de registros. Sendo assim, isso se torna inviável em termos de custo e esforço.

Essa tecnologia é a mesma que criptomoedas como o Bitcoin já usam e vem ganhando espaço em diversos setores, tanto públicos quanto privados, devido à sua capacidade de rastrear e proteger dados​

Leia mais: Anvisa proíbe marca famosa de fórmula infantil: veja qual é

O que mudou com a nova CIN?

A principal mudança é que o número de Registro Geral (RG) foi substituído pelo CPF como único identificador nacional. Com isso, cada cidadão brasileiro passa a ter um número unificado em todos os estados, evitando duplicidade e facilitando a verificação de dados. A nova carteira também pode ser emitida tanto em formato físico (de papel ou policarbonato) quanto em versão digital, acessível pelo aplicativo Gov.br.

Outra novidade é a integração com blockchain. Essa tecnologia garante que os dados pessoais sejam registrados de forma segura, descentralizada e imutável, ou seja, praticamente impossíveis de serem alterados ou falsificados. Isso é possível porque o blockchain armazena as informações em “blocos” interligados que se atualizam simultaneamente em todos os nós da rede​.

Leia mais: Este é o melhor momento para você trocar seu aparelho de celular

Quais são as vantagens da nova CIN?

A tecnologia blockchain impede que dados sejam adulterados ou acessados sem autorização, garantindo mais segurança e proteção contra fraudes. Além disso, a CIN inclui um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, oferecendo mais transparência e confiança.

Também, com a CIN, o cidadão poderá acessar prontuários médicos, benefícios como Bolsa Família e informações do INSS, facilitando a obtenção de serviços sem precisar de múltiplos documentos. No futuro, será possível incluir números de outros documentos na CIN, como carteira de trabalho e título de eleitor, consolidando ainda mais o papel de identificação única.

A nova carteira também permite que qualquer atualização nos dados do CPF (como mudança de nome ou endereço) se reflita imediatamente no documento digital. Dessa forma, agiliza o processo e evita a necessidade de reemissão frequente​.

E, com a unificação dos registros e o uso de blockchain, as chances de fraudes diminuem consideravelmente. Além disso, a integração entre a Receita Federal e os Órgãos de Identificação Civil (OICs) permite a realização de consultas e atualizações de forma rápida e segura​.

Leia mais: 5 novas leis de trânsito estão pegando muitos motoristas de surpresa

Como emitir a nova carteira?

Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve comparecer a um dos Órgãos de Identificação Civil em seu estado, levando a certidão de nascimento ou casamento e um documento que contenha o número de CPF. Após a emissão do documento físico, é possível acessar a versão digital pelo aplicativo Gov.br, adicionando a CIN à “carteira de documentos” do app​.

Vale lembrar que a primeira via da CIN é grátis. Além disso, o atual documento de identidade (RG) continua valendo até 2032, o que permite uam troca de maneira gradual, sem a necessidade de urgência​.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest