Novo RG usa blockchain: veja aqui como funciona

Entenda como funciona a tecnologia e quais os benefícios para os cidadãos

A nova carteira de identidade já pode ser feita em alguns estados, mas ainda levanta diversas dúvidas entre os brasileiros.

Afinal, além dos questionamentos em relação ao processo para emiti-las, as pessoas se depararam com uma série de mudanças. Entre elas, a unificação dos principais dados de cidadão é a que mais chama a atenção.

Além disso, o novo RG contará com a tecnologia blockchain, o que pode trazer uma série de benefícios para a segurança dos portadores.

LEIA MAIS: Nunca mais jogue fora! 5 usos incríveis para aproveitar o caroço do abacate

O que é blockchain?

Basicamente, blockchain é uma das tecnologias mais importantes dos últimos anos, se tornando praticamente indispensável em diversos setores da sociedade moderna.

Isso porque ao contrário dos sistemas tradicionais, ela permite que um servidor seja mantido de forma descentralizada, onde computadores em diversos locais trabalham juntos para registrar informações.

Por conta disso, todo o processo de validação desses dados é feito em blocos, onde eles possuem horas e números de referência específicos.

Assim, quando adicionado a essa “cadeia de blocos”, como o próprio nome diz, se funde em sequência, tornando-o impossível de ser alterado. Por esse motivo, ela é extremamente confiável e segura.

Inclusive, passou a ser adotada na maioria das instituições financeiras, sobretudo naquelas que lidam com um volume massivo de transações.

LEIA MAIS: Veja as atividades que foram excluídas do MEI em 2023

Quais os seus benefícios para os cidadãos?

Para começar, um dos pilares do blockchain é a criptografia, o que torna o acesso aos dados do portador do documento bem limitado.

Dessa forma, é possível ter um controle ainda maior sobre as informações pessoais, permitindo que sejam compartilhadas apenas de forma consensual.

Isso significa que todos os seus dados serão autenticados pela Receita Federal, o que resulta em uma maior digitalização das informações e mais eficiência no dia a dia. Afinal, não será necessário passar por intermediários para realizar qualquer tarefa.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também