O futuro chegou: conheça o primeiro carro voador do Brasil

Testes da empresa para o carro voador devem começar em 2024 e sua principal característica é a redução na emissão de carbono

Já imaginou poder voar em um carro como nos filmes de ficção científica? Isso pode estar mais perto do que você imagina! A ciência avançou tanto que já é possível criar um carro voador, que pode mudar a forma como nos deslocamos no futuro. E a Embraer está bem próxima dos seus primeiros testes. Veja como isso vai funcionar.

O carro voador, também conhecido como eVTOLs (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), é uma revolução na indústria aérea. Só para ilustrar, será possível percorrer grandes distâncias em um curto espaço de tempo, sem prejudicar o meio ambiente, pois é abastecido com fontes de energia renovável. E o Brasil está na corrida para lançar o primeiro modelo!

A Embraer, importante empresa brasileira do setor aéreo, já tem um protótipo definido e pretende testá-lo em 2024, com a certificação do veículo programada para 2026. Trata-se de uma grande inovação que pode gerar impactos positivos, principalmente no meio ambiente. Seu principal lema é reduzir a emissão de carbono, uma das principais causas do efeito estufa. 

Como vai funcionar o carro voador?

Atualmente, as aeronaves costumam usar fontes não renováveis de energia, gerando grande impacto negativo no planeta Terra. Com o carro voador, a ideia então é diminuir esses impactos e reduzir a emissão de substâncias prejudiciais para a atmosfera terrestre.

A princípio, o teste do carro voador será feito em 2024, com um protótipo que se assemelha a um drone gigante. Inicialmente, não haverá tripulação nesses veículos, apenas cargas, para testar a segurança do equipamento. Em outras palavras, é como se fosse um drone gigante. 

Porém, quando for comprovada a segurança do modelo, começam os testes com a população. Deste modo, caso a certificação seja concedida em 2026, a Embraer começará a oferecer serviços de viagem com o eVTOLs. No começo, entretanto, os valores podem ser um pouco altos, algo variando entre US$ 50 e US$ 100, em trajetos que sairiam a cada 15 minutos.

Mas com o tempo, a tendência é que o preço fique mais acessível. De todo modo, com essa inovação, a forma como nos deslocamos no futuro pode mudar completamente. Quem sabe em breve poderemos ver os carros voando pelas ruas da cidade, proporcionando viagens mais rápidas e sustentáveis!

E aí, o que achou da ideia do carro voador? Acha que o modelo vai realmente sair? E quais serão as consequências positivas para o meio ambiente, na sua opinião?

Para conferir estes e outros artigos sobre tecnologia e inovação, acesse sempre nosso site Brazil Greece. 

você pode gostar também