Brazil Greece

»

»

Livros incríveis para quem gosta de comer, ou de culinária

| Em 12/10/2023 às 10:00

Ah, a arte da culinária! Há algo mais reconfortante e, simultaneamente, excitante do que explorar novos sabores, especiarias e, claro, histórias envoltas em aromas e pratos deliciosos?

Sim, histórias! Porque cada prato conta uma. Então, muitos escritores têm habilmente entrelaçado a paixão por alimentos e literatura, criando narrativas que alimentam o corpo e a alma.

O relato, que se desdobra, apresenta não só a comida em seu estado mais puro e apetitoso, mas também a maneira como ela é habilmente entrelaçada nas tramas dos livros, sendo quase um personagem por si só.

Sabores e sentidos nas páginas

Dentre os romances e narrativas que mergulham nos misteriosos e envolventes mundos dos alimentos, está “Cinco anos em Lyon: Uma aventura na cozinha francesa”. Ele se delimita à intricada, porém deliciosa, relação entre a cultura e a culinária.

Nessa história, o leitor é transportado para a cultura lionesa. Lá a preparação de alimentos vai além da mera satisfação da fome, transformando-se em uma experiência de partilha e celebração de memórias e sabores.

No entanto, nem só de deliciosos pratos vive a literatura gastronômica. “O Império do Ouro Vermelho: A História Secreta de uma Mercadoria Universal” nos conduz por uma jornada investigativa sobre a origem do molho de tomate que adorna pizzas e massas ao redor do globo.

Ao revelar o trajeto do tomate, desde as plantações chinesas até nossas mesas, somos instigados a refletir sobre nossas escolhas alimentares e o impacto delas na alimentação global.

Leia mais: 3 livros com lições perfeitas para turbinar a sua autoconfiança

Histórias, receitas e memórias

A liga entre comida e memória afetiva é algo profundamente explorado em várias narrativas, onde receitas carregam consigo histórias, segredos e sentimentos que transpõem gerações.

Em “O Livro de Receitas de Eva Thorvald”, a protagonista e os pratos confeccionados por ela, se tornam o elo que une diversas histórias e personagens em uma narrativa encantadora e saborosa.

Já “Bolo Preto” nos leva a uma trama recheada de segredos familiares. Nela, a matriarca, guardiã de todos eles – e da receita titular do bolo – deixa uma história impactante para ser desvendada. Mostrando assim que as ligações entre gastronomia e vida vão muito além do ato de comer.

Por sua vez, “O Maravilhoso Bistrô Francês” nos convida a uma jornada de amor pela cozinha. Com cenários que se deslocam dos habituais romances parisienses, levam os leitores a explorar novos horizontes na Bretanha.

Por fim, gostou desse artigo? Então confira mais como esse no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários