Brazil Greece

»

»

Afinal, o que é realmente o Kefir? Vale a pena acrescentar na sua rotina? Confira!

Entenda um pouco mais sobre esse superalimento!
| Em 12/12/2024 às 07:00
Freepik.

Recordo-me do meu pai, todas as manhãs, ao acordar, a tomar um frasco de kefir. Na época, questionei-o sobre por que razão tomava todas as manhãs, e ele respondeu o seguinte: “Não há melhor remédio natural para o estômago, pois facilita a digestão e proporciona alívio quando tenho problemas digestivos.”

Mais tarde, quando enfrentei um problema estomacal, consultei o meu médico para confirmar se realmente possuía essas propriedades, e ele confirmou que tem vários benefícios, que mencionaremos abaixo. Mas antes de abordarmos quais são os benefícios do kefir, vamos entender exatamente o que é, como é produzido e obter ainda mais informações.

Leia mais: 4 truques para você escolher a melhor melancia do mercado

As “raízes” do Kefir

Historicamente criado nas montanhas do Cáucaso, próximo à Turquia, o Kefir tem origem da palavra “keif”, traduzida como “bom sentimento”. Muitas vezes referido como o “champanhe do leite” devido à sua textura efervescente, tem um sabor leve, espumante e uma textura cremosa, mesmo quando preparado com leite com baixo teor de gordura.

Mas o que é o kefir exatamente e como é produzido?

Antes de mais nada, o kefir é produzido a partir do leite, no qual os produtores adicionam uma mistura de bactérias e culturas de fermento para iniciar a fermentação.

As culturas iniciais são conhecidas como “grãos de kefir” com uma aparência semelhante à couve-flor. As bactérias “Lactobacillus caucasius” fermentam a lactose no leite, transformando-a em ácido lático, proporcionando o característico sabor picante.

Durante a fermentação do kefir, ocorre a produção de uma pequena quantidade de álcool, cerca de 0,2 a 0,3 por cento. Antes de ser consumido, os grãos de kefir são filtrados e reutilizados na produção subsequente. Na produção comercial, existe também um iniciador de kefir em pó, que fornece uma combinação específica de bactérias e fermento para garantir uma “consistência” de sabor.

Leia mais: Ike Jime: o que é a técnica japonesa que está dando o que falar?

Tem diferentes variedades

As variedades de kefir variam de acordo com o tipo de leite e levedura utilizados no processo de fermentação. Na Europa, os produtores estão produzindo-lo com leite de cabra ou vaca, enquanto nos Estados Unidos produzem com leite de vaca. Além disso, é possível preparar kefir com leite de amêndoa ou soja.

Quais são as características desse produto?

Para aprimorar o sabor do kefir, muitas empresas adicionam sabores como frutas ou baunilha. Este aromatizado assemelha-se bastante ao sabor do iogurte. Além disso, é possível preparar kefir com leite não lácteo, como amêndoa ou soja. Esses kefirs não lácteos são produzidos utilizando as mesmas culturas de bactérias e fermento, proporcionando os mesmos benefícios probióticos, sendo uma excelente alternativa para os consumidores veganos.

Leia mais: Por que alguns carros têm o símbolo de peixe? Você nem imagina!

Benefícios

  • Alta quantidade de cálcio, vitamina C, K2, B12, ácido fólico, magnésio e fósforo.
  • Impacto positivo em condições patológicas do corpo.
  • Probióticos e leveduras no Kefir melhoram o equilíbrio de bactérias intestinais saudáveis, aliviando a constipação, entre outros benefícios à saúde.
  • Efeito sobre doenças do sistema digestivo, como enterites crônicas.
  • Propriedades diuréticas aumentadas.
  • Baixo teor calórico e de gordura.
  • Auxilia na prevenção de aterosclerose e hipertensão.
  • Possíveis propriedades anticancerígenas.
  • Contribui para a redução do colesterol sanguíneo.
  • Potente ação antioxidante e antimicrobiana.
  • Reforça o sistema imunológico.

Por fim, agora sabe por que tem que incluir essa bebida em sua dieta para uma vida saudável e equilibrada.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest