Brazil Greece

»

»

Afinal, o que é realmente o Kefir? Vale a pena acrescentar na sua rotina? Confira!

Entenda um pouco mais sobre esse superalimento!
| Em 12/12/2024 às 07:00
Freepik.

Recordo-me do meu pai, todas as manhãs, ao acordar, a tomar um frasco de kefir. Na época, questionei-o sobre por que razão tomava todas as manhãs, e ele respondeu o seguinte: “Não há melhor remédio natural para o estômago, pois facilita a digestão e proporciona alívio quando tenho problemas digestivos.”

Mais tarde, quando enfrentei um problema estomacal, consultei o meu médico para confirmar se realmente possuía essas propriedades, e ele confirmou que tem vários benefícios, que mencionaremos abaixo. Mas antes de abordarmos quais são os benefícios do kefir, vamos entender exatamente o que é, como é produzido e obter ainda mais informações.

Leia mais: 4 truques para você escolher a melhor melancia do mercado

As “raízes” do Kefir

Historicamente criado nas montanhas do Cáucaso, próximo à Turquia, o Kefir tem origem da palavra “keif”, traduzida como “bom sentimento”. Muitas vezes referido como o “champanhe do leite” devido à sua textura efervescente, tem um sabor leve, espumante e uma textura cremosa, mesmo quando preparado com leite com baixo teor de gordura.

Mas o que é o kefir exatamente e como é produzido?

Antes de mais nada, o kefir é produzido a partir do leite, no qual os produtores adicionam uma mistura de bactérias e culturas de fermento para iniciar a fermentação.

As culturas iniciais são conhecidas como “grãos de kefir” com uma aparência semelhante à couve-flor. As bactérias “Lactobacillus caucasius” fermentam a lactose no leite, transformando-a em ácido lático, proporcionando o característico sabor picante.

Durante a fermentação do kefir, ocorre a produção de uma pequena quantidade de álcool, cerca de 0,2 a 0,3 por cento. Antes de ser consumido, os grãos de kefir são filtrados e reutilizados na produção subsequente. Na produção comercial, existe também um iniciador de kefir em pó, que fornece uma combinação específica de bactérias e fermento para garantir uma “consistência” de sabor.

Leia mais: Ike Jime: o que é a técnica japonesa que está dando o que falar?

Tem diferentes variedades

As variedades de kefir variam de acordo com o tipo de leite e levedura utilizados no processo de fermentação. Na Europa, os produtores estão produzindo-lo com leite de cabra ou vaca, enquanto nos Estados Unidos produzem com leite de vaca. Além disso, é possível preparar kefir com leite de amêndoa ou soja.

Quais são as características desse produto?

Para aprimorar o sabor do kefir, muitas empresas adicionam sabores como frutas ou baunilha. Este aromatizado assemelha-se bastante ao sabor do iogurte. Além disso, é possível preparar kefir com leite não lácteo, como amêndoa ou soja. Esses kefirs não lácteos são produzidos utilizando as mesmas culturas de bactérias e fermento, proporcionando os mesmos benefícios probióticos, sendo uma excelente alternativa para os consumidores veganos.

Leia mais: Por que alguns carros têm o símbolo de peixe? Você nem imagina!

Benefícios

  • Alta quantidade de cálcio, vitamina C, K2, B12, ácido fólico, magnésio e fósforo.
  • Impacto positivo em condições patológicas do corpo.
  • Probióticos e leveduras no Kefir melhoram o equilíbrio de bactérias intestinais saudáveis, aliviando a constipação, entre outros benefícios à saúde.
  • Efeito sobre doenças do sistema digestivo, como enterites crônicas.
  • Propriedades diuréticas aumentadas.
  • Baixo teor calórico e de gordura.
  • Auxilia na prevenção de aterosclerose e hipertensão.
  • Possíveis propriedades anticancerígenas.
  • Contribui para a redução do colesterol sanguíneo.
  • Potente ação antioxidante e antimicrobiana.
  • Reforça o sistema imunológico.

Por fim, agora sabe por que tem que incluir essa bebida em sua dieta para uma vida saudável e equilibrada.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários