Brazil Greece

»

»

O que os antigos gregos comiam para ter o corpo perfeito? Tem esses alimentos na sua mesa

| Em 26/04/2025 às 10:02

Os antigos gregos podem não ter tido a tecnologia de hoje, mas existem provas escritas de que sabiam muito sobre nutrição. E também parece que sabiam bem que a nutrição era o alfa e o ómega para construir o corpo ideal.

Alguns podem se perguntar: “Mas os antigos gregos comiam muito?” Em alguns casos, sim, mas a questão principal é o que exatamente comiam e os ajudava a ter tais corpos.

Sabiam que o exercício por si só não era suficiente para alcançar o corpo perfeito. E por mais estranho que pareça, o que comiam ainda hoje está na nossa mesa.

“Mente sã em corpo são”: o ditado intemporal que resume a filosofia dos antigos gregos sobre o equilíbrio entre a saúde mental e física.

Para os antigos gregos, o exercício não era apenas uma opção de bem-estar, mas uma prática diária e um modo de vida. Com a alimentação, era a mesma coisa: frugal, com moderação, mas rica em valor nutricional.

No entanto, os antigos gregos não comiam muito. Pelo contrário, davam ênfase à qualidade dos alimentos e ao seu efeito benéfico no corpo e na mente. Muitos dos alimentos que consumiam continuam a ter lugar na dieta moderna, devido aos seus valiosos nutrientes.

O que os gregos antigos comiam para manter o corpo

Vejamos quatro alimentos básicos que eram parte integrante da dieta diária dos gregos, especialmente para aqueles que se dedicavam aos esportes:

Mel

Mel e alimentos.

O tesouro doce natural da antiguidade, o mel era usado para energia imediata. Com propriedades antioxidantes e antibacterianas, era uma espécie de “suplemento natural”.

Amêndoas

Amêndoas.

Ricas em vitamina E, magnésio e gorduras boas, as amêndoas melhoravam a função cerebral, ao mesmo tempo que ofereciam energia e saciedade.

Peixe

Mulher cozinhando peixe.

Fonte de proteínas e ácidos gordos ómega-3, o peixe ajudava a fortalecer a saúde cardiovascular e a manter a massa muscular. Era um alimento básico para força e resistência.

Frango

Frango Youvetsi

Freepik.

Até mesmo cortes mais gordurosos eram aceitos na dieta. Com alto teor de proteína, o frango era uma escolha ideal para o fortalecimento muscular e recuperação pós-exercício.

Os antigos gregos tinham um conhecimento impressionante sobre as propriedades dos alimentos e os seus efeitos na saúde. Embora não dispusessem do método científico moderno, desenvolveram uma abordagem holística à nutrição, combinando observação, filosofia e medicina.

Leia mais: O que realmente os gregos perguntavam aos deuses no Oráculo?

Exemplos que comprovam os gregos antigos sabiam o que comiam

Hipócrates (460–370 a.C.), considerado o “pai da Medicina”, acreditava firmemente que “o teu remédio é o teu alimento e o teu alimento é o teu remédio”. Inclusive, registrou muitos conselhos nutricionais e considerava que uma dieta equilibrada era a base da saúde.

Eles acreditavam que os alimentos tinham propriedades quentes ou frias. Por exemplo, o mel era considerado aquecedor e revigorante, enquanto o pepino era frio e refrescante. Esta visão baseava-se na ideia dos “quatro humores”.

A teoria dos humores no corpo humano reflete os quatro elementos terrestres: ar, fogo, terra e água. O corpo humano é composto por quatro substâncias (humores): bílis amarela (fogo), bílis negra (terra), sangue (ar) e fleuma (água). Estes humores devem estar em equilíbrio para que o nosso corpo esteja saudável.

Uso de ervas e especiarias

O orégão, a hortelã, o tomilho e o alho não eram usados só para dar sabor. Eles também eram usados pelas suas propriedades terapêuticas. O alho, por exemplo, era conhecido pela sua ação antisséptica.

Nutrição e ética

Os filósofos (como Pitágoras e Platão) frequentemente associavam a nutrição à ética e à pureza espiritual. Aliás, Pitágoras era vegetariano e considerava que a abstinência de carne levava à elevação espiritual.

Leite e laticínios

Eram considerados alimentos “frios” e mais adequados para os mais jovens ou para pessoas que queriam “acalmar” o corpo. Hipócrates aconselhava moderação, pois em excesso causavam “fleuma” e sensação de peso.

Mel

Chamavam-lhe “alimento dos deuses”. Tinha lugar tanto na nutrição como na medicina (como antisséptico, expectorante, etc.). Acreditavam que ajudava na longevidade e na energia.

Pão

Tinham uma grande variedade: com mel, com ervas, com azeitonas, etc. Acreditavam que o pão de farinha grossa (não muito processada) era mais saudável.

Cebola e alho

Preciosos para os soldados e atletas, pois eram considerados revigorantes. O alho era antisséptico, ajudava na circulação sanguínea e até afastava os “maus espíritos”, segundo os gregos antigos.

Uvas e vinho

O vinho era “medicinal” em pequenas doses, claro, e ajudava na digestão e no relaxamento mental. Hipócrates recomendava-o diluído em água. Além disso, consideravam que as uvas eram purificadoras para o corpo.

Peixe

Assunto complexo. Alguns o consideravam extremamente saudável, outros “luxuoso” e não adequado para filósofos. Platão, por exemplo, o via como um sinal de excesso e prazer.

Carne

Comiam, mas com moderação. Muitos filósofos, como os pitagóricos, abstinham-se completamente. Acreditavam que o consumo de carne fortalecia os desejos e afastava o homem da espiritualidade.

Ervas e plantas medicinais

Elas eram a base da farmacologia. Inclusive, havia registro de centenas de ervas com uso terapêutico. Por exemplo, a manjerona para distúrbios estomacais, a hortelã para a dor de cabeça, a lúcia-lima para a digestão.

Por fim, agora vocês sabem os segredos dos gregos antigos para ter um corpo perfeito! Já imaginava?

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Casas na Croácia que custam menos de 1 euro: vale a pena? Europeu conta

Casas na Croácia que custam menos de 1 euro: vale a pena? Europeu conta

Desde que me mudei para o Brasil, venho acompanhando com curiosidade essas iniciativas em cidades pequenas da Europa que tentam atrair novos moradores. Uma delas sempre me chama a atenção: Legrad, na Croácia. É um lugar discreto, perto da fronteira com a Hungria, mas...

A aldeia fantasma italiana em Rodes que esconde um tesouro vivo

A aldeia fantasma italiana em Rodes que esconde um tesouro vivo

No meio das montanhas verdejantes de Rodes, longe das praias turísticas e das ruelas cosmopolitas da Cidade Velha, encontra-se uma aldeia que parece ter saído das páginas de um conto de fadas. Campochiaro, ou como é chamada hoje, Agia Eleousa, é um dos lugares mais...

5 carros incríveis que custam menos de R$ 30 mil

5 carros incríveis que custam menos de R$ 30 mil

Janeiro já passou, mas a gente sabe que às vezes o orçamento fica apertado! Se você tá pensando em trocar de carro, mas um zero quilômetro não cabe no bolso agora, que tal dar uma olhada nos usados? Tem muita coisa boa esperando por aí! Para te ajudar nessa busca,...

2 saladas gregas entre as melhores do mundo: grego conta a receita fácil

2 saladas gregas entre as melhores do mundo: grego conta a receita fácil

Moro no Brasil há alguns anos e, como grego, não é raro ouvir a pergunta: “O que você mais sente falta da Grécia?”. Eu poderia dizer o mar Egeu, as conversas nas praças, os verões intermináveis. Mas muitas vezes, o que mais me transporta para casa está no prato. E é...

6 raças japonesas de cachorros muito lindas que te farão querer ter um

6 raças japonesas de cachorros muito lindas que te farão querer ter um

O Japão é um país conhecido por sua cultura rica e tradicional, e isso também se reflete em suas raças de cães. Muitas dessas raças têm características únicas, como lealdade, inteligência e um visual marcante. Por isso, conquistaram admiradores ao redor do mundo. A...

Você é uma pessoa empática? 7 sinais indicam que sim!

Você é uma pessoa empática? 7 sinais indicam que sim!

Algumas pessoas têm uma facilidade impressionante para entender o que os outros estão sentindo. Mesmo sem dizer uma palavra, elas percebem quando alguém está mal, nervoso ou precisando de ajuda. Isso não é mágica. É empatia. E embora alguns pareçam nascer com essa...

O sol é branco ou amarelo? A resposta irá surpreender você

O sol é branco ou amarelo? A resposta irá surpreender você

Quando você era criança (ou, mesmo, até hoje), de que cor costuma pintar o sol? Certamente, amarelo, não é? Mas, repara bem que, quando o sol reflete na água, a cor não é bem dourada. Afinal, o sol é branco ou amarelo? Pois bem, após uma discussão acalorada nas redes...

4 truques para limpar a sua casa como um filósofo grego, um grego conta!

4 truques para limpar a sua casa como um filósofo grego, um grego conta!

Lidar com as tarefas domésticas pode ser uma atividade entediante e cansativa para muitas pessoas. No entanto, podemos trazer um novo olhar para a limpeza da casa, inspirando-nos na filosofia. Aqui, você conhecerá algumas maneiras de abordar a limpeza da casa com uma...

0 comentários