Brazil Greece

»

»

O que os antigos gregos comiam para ter o corpo perfeito? Tem esses alimentos na sua mesa

| Em 26/04/2025 às 10:02

Os antigos gregos podem não ter tido a tecnologia de hoje, mas existem provas escritas de que sabiam muito sobre nutrição. E também parece que sabiam bem que a nutrição era o alfa e o ómega para construir o corpo ideal.

Alguns podem se perguntar: “Mas os antigos gregos comiam muito?” Em alguns casos, sim, mas a questão principal é o que exatamente comiam e os ajudava a ter tais corpos.

Sabiam que o exercício por si só não era suficiente para alcançar o corpo perfeito. E por mais estranho que pareça, o que comiam ainda hoje está na nossa mesa.

“Mente sã em corpo são”: o ditado intemporal que resume a filosofia dos antigos gregos sobre o equilíbrio entre a saúde mental e física.

Para os antigos gregos, o exercício não era apenas uma opção de bem-estar, mas uma prática diária e um modo de vida. Com a alimentação, era a mesma coisa: frugal, com moderação, mas rica em valor nutricional.

No entanto, os antigos gregos não comiam muito. Pelo contrário, davam ênfase à qualidade dos alimentos e ao seu efeito benéfico no corpo e na mente. Muitos dos alimentos que consumiam continuam a ter lugar na dieta moderna, devido aos seus valiosos nutrientes.

O que os gregos antigos comiam para manter o corpo

Vejamos quatro alimentos básicos que eram parte integrante da dieta diária dos gregos, especialmente para aqueles que se dedicavam aos esportes:

Mel

Mel e alimentos.

O tesouro doce natural da antiguidade, o mel era usado para energia imediata. Com propriedades antioxidantes e antibacterianas, era uma espécie de “suplemento natural”.

Amêndoas

Amêndoas.

Ricas em vitamina E, magnésio e gorduras boas, as amêndoas melhoravam a função cerebral, ao mesmo tempo que ofereciam energia e saciedade.

Peixe

Mulher cozinhando peixe.

Fonte de proteínas e ácidos gordos ómega-3, o peixe ajudava a fortalecer a saúde cardiovascular e a manter a massa muscular. Era um alimento básico para força e resistência.

Frango

Frango Youvetsi

Freepik.

Até mesmo cortes mais gordurosos eram aceitos na dieta. Com alto teor de proteína, o frango era uma escolha ideal para o fortalecimento muscular e recuperação pós-exercício.

Os antigos gregos tinham um conhecimento impressionante sobre as propriedades dos alimentos e os seus efeitos na saúde. Embora não dispusessem do método científico moderno, desenvolveram uma abordagem holística à nutrição, combinando observação, filosofia e medicina.

Leia mais: O que realmente os gregos perguntavam aos deuses no Oráculo?

Exemplos que comprovam os gregos antigos sabiam o que comiam

Hipócrates (460–370 a.C.), considerado o “pai da Medicina”, acreditava firmemente que “o teu remédio é o teu alimento e o teu alimento é o teu remédio”. Inclusive, registrou muitos conselhos nutricionais e considerava que uma dieta equilibrada era a base da saúde.

Eles acreditavam que os alimentos tinham propriedades quentes ou frias. Por exemplo, o mel era considerado aquecedor e revigorante, enquanto o pepino era frio e refrescante. Esta visão baseava-se na ideia dos “quatro humores”.

A teoria dos humores no corpo humano reflete os quatro elementos terrestres: ar, fogo, terra e água. O corpo humano é composto por quatro substâncias (humores): bílis amarela (fogo), bílis negra (terra), sangue (ar) e fleuma (água). Estes humores devem estar em equilíbrio para que o nosso corpo esteja saudável.

Uso de ervas e especiarias

O orégão, a hortelã, o tomilho e o alho não eram usados só para dar sabor. Eles também eram usados pelas suas propriedades terapêuticas. O alho, por exemplo, era conhecido pela sua ação antisséptica.

Nutrição e ética

Os filósofos (como Pitágoras e Platão) frequentemente associavam a nutrição à ética e à pureza espiritual. Aliás, Pitágoras era vegetariano e considerava que a abstinência de carne levava à elevação espiritual.

Leite e laticínios

Eram considerados alimentos “frios” e mais adequados para os mais jovens ou para pessoas que queriam “acalmar” o corpo. Hipócrates aconselhava moderação, pois em excesso causavam “fleuma” e sensação de peso.

Mel

Chamavam-lhe “alimento dos deuses”. Tinha lugar tanto na nutrição como na medicina (como antisséptico, expectorante, etc.). Acreditavam que ajudava na longevidade e na energia.

Pão

Tinham uma grande variedade: com mel, com ervas, com azeitonas, etc. Acreditavam que o pão de farinha grossa (não muito processada) era mais saudável.

Cebola e alho

Preciosos para os soldados e atletas, pois eram considerados revigorantes. O alho era antisséptico, ajudava na circulação sanguínea e até afastava os “maus espíritos”, segundo os gregos antigos.

Uvas e vinho

O vinho era “medicinal” em pequenas doses, claro, e ajudava na digestão e no relaxamento mental. Hipócrates recomendava-o diluído em água. Além disso, consideravam que as uvas eram purificadoras para o corpo.

Peixe

Assunto complexo. Alguns o consideravam extremamente saudável, outros “luxuoso” e não adequado para filósofos. Platão, por exemplo, o via como um sinal de excesso e prazer.

Carne

Comiam, mas com moderação. Muitos filósofos, como os pitagóricos, abstinham-se completamente. Acreditavam que o consumo de carne fortalecia os desejos e afastava o homem da espiritualidade.

Ervas e plantas medicinais

Elas eram a base da farmacologia. Inclusive, havia registro de centenas de ervas com uso terapêutico. Por exemplo, a manjerona para distúrbios estomacais, a hortelã para a dor de cabeça, a lúcia-lima para a digestão.

Por fim, agora vocês sabem os segredos dos gregos antigos para ter um corpo perfeito! Já imaginava?

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários