Brazil Greece

»

»

Grego revela o cardápio poderoso dos espartanos para uma força inigualável

| Em 16/11/2023 às 14:02

Os espartanos eram conhecidos por sua autodisciplina e simplicidade, refletida claramente em seus hábitos alimentares. Geralmente, evitavam alimentos indulgentes e ricos, acreditando que a indulgência deveria ser controlada, já que a obesidade era considerada condenável.

A dieta dos antigos espartanos parecia ter sido projetada para fornecer o máximo de energia e força possível, sem sobrecarregar o estômago e a digestão. Os principais alimentos de sua dieta continham elementos que contribuíam diretamente para a proteção de sua saúde e os fortaleciam contra doenças.

Azeitonas

Na Grécia Antiga, as azeitonas ocupavam uma posição significativa, tanto na alimentação dos cidadãos (sendo mencionadas por Sófocles como nutridoras das crianças) quanto na economia das cidades. O fruto da oliveira é uma maravilhosa fonte de ácidos graxos monoinsaturados.

Leia mais: Descubra os animais sagrados de cada deus grego

Cevada

A cevada constituía a base da dieta dos antigos espartanos, pois era abundante na região. Parece que os espartanos entendiam a importância dos carboidratos como fonte principal de energia para o organismo.

Melas Zomos (o segredo da dieta dos espartanos)

Um prato peculiar para os espartanos, servido nas refeições coletivas. Era uma espécie de sopa, um pouco difícil de se acostumar devido ao seu sabor “forte”.

Basicamente, eles ferviam carne de porco com sangue e sal, acompanhado de pão de cevada. Acreditavam que isso lhes conferia força, e estavam provavelmente corretos. O sangue na receita era uma fonte de calorias, proteínas e ferro. Combinado com pão, tinham uma refeição completa e fortificante.

No entanto, os outros gregos zombavam deles por essa refeição “bárbara”. Especificamente, para os atenienses, a “melas zomos”, designação dada a essa comida, era vista como algo repugnante, e eles ridicularizavam os espartanos por isso. “Certamente, os espartanos são os mais valentes entre todos.

Vinho

O vinho tinha um lugar proeminente na dieta dos antigos espartanos. No entanto, isso não significava que bebiam livremente. Cada pessoa nas refeições coletivas recebia uma taça de vinho misturada com água, que era reabastecida conforme necessário.

No entanto, a embriaguez não era tolerada. Os espartanos preparavam um caldo negro feito de sangue e perna de porco cozida, temperado com vinagre. Esse caldo era combinado com porções de cevada, frutas, vegetais crus e vinho. Em jantares mais substanciais, eles também consumiam linguiças ou carne assada.

Bolo de cevada

Quanto aos meninos espartanos, sua alimentação era bastante parcimoniosa. Eles recebiam apenas bolos de cevada em suas refeições.

Leia mais: 4 coisas que fazem você não perder peso

A diferença dos espartanos

A alimentação na Grécia Antiga variava de acordo com a região e a classe social. Enquanto os espartanos tinham uma dieta mais simples e austera, outras cidades-estado gregas tinham uma variedade maior de alimentos disponíveis.

Os atenienses, por exemplo, tinham uma dieta mais diversificada, incluindo pães, peixes, carnes, legumes e frutas. Segundo Aristófanes, os soldados também se alimentavam de refeições simples, às vezes compostas apenas por queijo e cebola.

No entanto, os espartanos, notados entre os escritores antigos por sua austeridade, destacam-se pela simplicidade e foco na força. A dieta espartana, marcada pela simplicidade e foco na força, destaca-se como um aspecto fascinante da vida na Grécia Antiga. Enquanto outras cidades-estado exploravam dietas mais diversificadas, os espartanos provaram que a autodisciplina alimentar podia ser a chave para a resiliência física.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest