Curiosidades

O que significa cada cor de mofo? É importante e quase ninguém sabe

O que significa cada cor de mofo? É importante e quase ninguém sabe
By     -   On

Sabia que as cores do mofo podem fornecer informações importantes sobre a espécie e os possíveis riscos? Neste artigo, vamos explorar o que as cores do mofo querem dizer sobre ele. Acompanhe!

Saiba o significado das cores do mofo

Mofo azul

O mofo azul, frequentemente encontrado em alimentos esquecidos na geladeira, pertence ao gênero Penicillium. Curiosamente, essa é a mesma família de fungos utilizado na produção da penicilina e de queijos como o gorgonzola. No entanto, os tipos de mofo que aparecem em casa não possuem valor medicinal ou nutricional.

LEIA MAIS: Feng Shui: este é o lugar em que você jamais deve colocar um espelho na casa

Mofo verde

O mofo verde, que surge em pães e bolos, é geralmente do grupo Aspergillus. Ao microscópio, esses fungos lembram o topo inchado de um dente-de-leão. Além de alimentos, o mofo verde pode se proliferar em paredes e objetos. Fique atento!

Mofo vermelho

O gênero Neurospora é responsável pelo mofo vermelho, que deixa a superfície avermelhada. Esse tipo de mofo é amplamente estudado em pesquisas genéticas e evolutivas. Outro fungo associado à cor vermelha é o gênero Fusarium, encontrado em plantações e capaz de causar danos às plantas.

LEIA MAIS: Por que estão usando shampoo na pia? Você também vai querer usar

Mofo amarelo ou marrom

Ao contrário do que geralmente se pensa, certos tipos de mofo, como os de coloração amarela, laranja ou marrom, requerem exposição à luz ultravioleta para se desenvolverem.

Os fungos dos gêneros Stemphylium e Epicoccum são exemplos disso. Eles são encontrados principalmente em materiais compostos por fibras naturais, como juta e cânhamo.

Mofo preto

O mofo preto é comumente associado a problemas de umidade em paredes e tetos. O Stachybotrys chartarum, um dos tipos mais conhecidos, pode agravar problemas respiratórios e desencadear asma em algumas pessoas. No entanto, existe um tipo menos perigoso de mofo preto, encontrado na argamassa branca de pisos e azulejos do chuveiro, conhecido como Aureobasidium.

LEIA MAIS: Por que você deveria colocar fita adesiva na vassoura antes de varrer a sua casa?

Mofo branco

O mofo branco, não pigmentado, assemelha-se a uma “pequena árvore brilhante” enquanto cresce. Geralmente surge a partir dos cadáveres de mariposas e cigarras. Embora seja prejudicial a esses insetos, o mofo branco não apresenta riscos à saúde humana.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.