Afinal, você sabe o que significam os números e letras dos carros BMW?

Entenda a lógica por trás da nomenclatura dos modelos BMW e desvende os segredos dos números e letras desses carros.

Se você já se perguntou o que significam aqueles números e letras nos carros BMW, você não está sozinho. O nome da marca pode parecer confuso à primeira vista, mas, na verdade, segue regras bem definidas.

Séries e SUVs: segue os números

Sedan, SUV, perua, hatchback, cupê, cupê de quatro portas e alguns conversíveis usam o sistema “série” da BMW. Temos as séries 1 a 8, em ordem numérica. Os SUVs são abreviados como “X”, variando de X1 a X7.

LEIA MAIS: Indestrutíveis! 5 carros que duram muito tempo e você vai querer ter 

Outros modelos: Z, i e M

Além de séries e SUVs, a BMW também possui outros modelos com títulos específicos. Os modelos Z são conversíveis esportivos que também podem ter uma versão coupé. Os modelos “i” são sempre 100% elétricos.

Quanto aos modelos com versões mais esportivas, foi adicionada a letra M, indicando que estão um passo abaixo dos verdadeiros esportivos da série M.

Interpretação de formas

Analisando um exemplo como o 320i M Sport, o primeiro número indica a série a que o carro pertence. Portanto, o 320i é o BMW Série 3.

O próximo número indica a potência em kW. Quanto maior o número, maior a potência do motor. A letra “i” significa que o carro funciona exclusivamente com gasolina. A letra do nome pode variar de “i” (gasolina), “e” (híbrido) e “d” (diesel).

SUVs e elétricos: puxando e adicionando o “i”

Para os modelos SUVs, EVs e Z, a lógica é semelhante, mas há algumas variações no nome. Por exemplo, o X1 sDrive20i indica que o número se refere ao tipo de drive. “sDrive” (ou eletronicamente “eDrive”) significa dirigir em apenas um eixo (dianteiro ou traseiro).

Enquanto “xDrive” significa tração nas quatro rodas. Nos modelos elétricos da linha “i”, acrescenta-se “i” ao nome, de forma que X1 passa a iX1 e X3 passa a iX3.

LEIA TAMBÉM: Vai de carro usado? Então há três coisas que você precisa saber antes 

Exceções à regra

Embora a BMW siga um esquema de nomenclatura bem organizado, há algumas exceções. Por exemplo, o M1 foi o primeiro carro desenvolvido pelo departamento esportivo da marca e não teve equivalente de série.

Agora que você entende o sistema de nomenclatura da BMW, ficará mais fácil decifrar as letras e os números dos carros desta marca. Esta nomenclatura fornece informações valiosas sobre a série, potência do motor e tipo de combustível utilizado.

Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também