Brazil Greece

»

»

Posso confiar no “teste do cheiro” para saber se uma comida está estragada?

| Em 18/09/2023 às 12:30

Você já deve ter ouvido a frase “Cheire antes de comer” quando se trata de verificar a qualidade de um alimento. Apesar de nosso olfato ser uma ferramenta poderosa em muitos aspectos, ele pode nos enganar quando se trata de alimentos. Saiba mais sobre o assunto!

Quando o cheiro não diz tudo

É verdade que, em muitos casos, um odor desagradável pode ser um indicador de que um alimento não está mais adequado para o consumo. Contudo, existem bactérias que podem contaminar os alimentos sem produzir um cheiro ruim perceptível.

Isso significa que, mesmo que um alimento aparente estar fresco, ele pode conter microrganismos prejudiciais à saúde. Nesse caso, confiar apenas no cheiro pode nos enganar, levando a problemas de saúde indesejados.

O mito dos 5 segundos no chão

Outro mito comum relacionado à segurança alimentar é a regra dos 5 segundos: se a comida cair no chão e for recuperada em menos de cinco segundos, ela ainda é segura para comer.

Saiba que essa afirmação não é respaldada pela ciência. A contaminação de um alimento pode ocorrer em questão de milissegundos após o contato com uma superfície suja. Portanto, é melhor não arriscar e descartar alimentos que entram em contato com o chão.

Leia mais: Funcionária de supermercado pede que clientes abandonem hábito repugnante

Dicas para garantir uma alimentação segura

  • Antes de preparar vegetais, frutas e legumes, lave-os cuidadosamente sob água corrente para remover sujeira e resíduos.
  • Se desejar, você pode usar uma solução de água sanitária para desinfetar vegetais. No entanto, siga as instruções de diluição na embalagem do produto e enxágue bem com água potável após a desinfecção.
  • Elimine folhas ou partes dos vegetais que estejam danificadas, murchas ou com sinais de apodrecimento. Isso ajuda a reduzir o risco de contaminação.
  • Para carnes, cozinhe bem e não deixe nada cru. Investir em um termômetro de cozinha é uma ótima maneira de garantir que a carne atingiu a temperatura segura interna. Por exemplo, carnes vermelhas como o frango e o peru devem ser cozidos a uma temperatura interna de 74°C.

Lembre-se que, embora o olfato sirva para detectar alimentos estragados em muitos casos, ele não deve ser o único critério. Mantenha-se informado e siga estas dicas para proteger sua saúde e a de sua família.

Caso você tenha se interessado pela matéria e queira ver mais, acesse o site do Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest