Não faça feio! 3 erros de português que as pessoas mais cometem

Provavelmente você já cometeu algum desses erros e nem percebe

A língua portuguesa é um idioma extremamente rico em palavras e regras gramaticais. Todavia, no uso diário da língua, é normal que a maioria das pessoas não se atente sempre a todas as normas cultas na hora de falar. Principalmente para aquelas pessoas que não têm o costume de lidar com a escrita constantemente, a probabilidade de cometer erros de português ao falar é ainda maior.

Erros da língua portuguesa mais frequentes

“Mal ou mau” — um clássico dos erros de língua portuguesa

É muito provável que você já tenha ficado em dúvida sobre quando empregar os termos “mal” ou “mau” quando precisa escrever.

Para não restar mais dúvidas, lembre-se de que “mau” é sempre um adjetivo, ou seja, usado para caracterizar que tal pessoa não está agindo de uma forma positiva. Um exemplo é: “Pedro acordou de mau-humor hoje”.
O termo “mal”, por sua vez, pode ser usado tanto como um substantivo ou como uma conjunção e até mesmo como um advérbio.

Quando usado como advérbio, indica que alguma coisa não foi bem executada. No formato de substantivo, refere-se a doença ou tristeza. Como conjunção, é para sinalizar uma passagem de tempo. Exemplo: “Apesar de se esforçar, ele se saiu mal na prova”.

LEIA MAIS: Numerologia: descubra como as pessoas te veem no ambiente do trabalho

“Para mim ou para eu” — bem recorrente entre os erros de português

Na verdade, esses dois termos estão corretos, o problema surge ao utilizá-los incorretamente. A diferença de uso reside na regra de que “para mim” não requer complemento adicional na frase, enquanto “para eu” necessita obrigatoriamente de um verbo acompanhante.

Para uma melhor compreensão, observe os seguintes exemplos: “Ana comprou esse bolo para mim” e “para eu poder estudar, preciso de silêncio”.

LEIA MAIS: Você sabe quando usar “demais” ou “de mais”? Veja e não erre nunca mais

“Impresso ou imprimido” — Dentre os mais comuns erros de português, este é mais específico

Outra dúvida comum entre os brasileiros é quando usar “impresso” ou “imprimido”. Ambos os termos estão corretos; a diferença está no uso da palavra “impresso” quando os verbos “ser” ou “estar” estão presentes na frase.

Já o termo “imprimido” é utilizado quando os verbos “ter” e “haver” estão presentes. Exemplos: “O documento foi impresso em alta qualidade” e “Eu tenho imprimido várias cópias do relatório para distribuição”.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também