Brazil Greece

»

»

Ranking dos 11 Países mais Saudáveis do mundo – Veja se o Brasil está entre eles!

| Em 30/08/2022 às 14:10

Quando pensamos em nos mudar para outro país, sempre buscamos informações acerca da economia e segurança, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar na qualidade de vida? Muita gente tem pensado e, inclusive, guiado a escolha para algum dos países mais saudáveis do mundo para viver. 

O índice global da Bloomberg avalia, periodicamente, a saúde dos países com base em indicadores específicos. Embora vários fatores contribuam para a saúde da população de um país, a publicação considera, por exemplo, comportamento social, no que toca aos hábitos de alimentação e atividades físicas, e influência. 

Conheça os 11 Países mais saudáveis do mundo 

Além do relatório da Bloomberg, outros índices avaliam o fator “saúde” dos países, considerando outros fatores, por exemplo: 

  • capacidade de manter o bem-estar dos cidadãos 
  • expectativa de vida 
  • segurança 
  • poluição do ar

Ou seja, há variáveis distintas, dependendo do foco do avaliador. De todo modo, conheceremos quais são os países mais saudáveis do mundo e por que. 

Espanha

No ranking mais recente da Bloomberg, a Espanha subiu cinco posições em relação ao último. Um dos principais fatores é a alimentação rica, somada ao clima comparado à Europa e expectativa de vida. 

Itália

A Itália também desponta entre os países mais saudáveis do mundo pela culinária, uma vez que é baseada na dieta mediterrânea. O país da bota também tem clima favorável, rico patrimônio histórico e cultural, bem como paisagens naturais incríveis. 

LEIA MAIS:

Islândia

A pequena Islândia tem se destacado como um país seguro, desenvolvido e, também, saudável. Os índices relacionados à qualidade e expectativa de vida vêm da saúde pública de qualidade e assistência social igualitária. 

Japão

Talvez, não seja uma surpresa o Japão estar entre os países mais saudáveis do mundo, principalmente pela dieta baseada em peixe e arroz. Isso contribui com a longevidade da população. Apesar dos altos níveis de estresse nas grandes cidades, os japoneses valorizam a espiritualidade e prática de atividades, como meditação. 

Suíça

A Suíça também não surpreende em aparecer por aqui, graças às belezas naturais, dieta saudável e amplo incentivo às atividades físicas. Porém, o que coloca o país tão bem nesse ranking é a qualidade de vida e alto nível de desenvolvimento social.   

LEIA MAIS:

Suécia

Entre os países escandinavos, a Suécia se coloca entre os mais saudáveis do mundo graças ao sistema de saúde de qualidade. Financiado pelo governo, impacta na qualidade e longevidade de vida dos suecos. 

Austrália

O clima na Austrália é um dos fatores que a colocam nessa lista, principalmente quando identificamos Sidney e Melbourne entre as melhores cidades do mundo para viver. O país incentiva a prática de esportes ao ar livre, além de ter índice de desenvolvimento favorável. 

Cingapura

A cidade-estado tem alta expectativa de vida e sistema de saúde eficiente. Entretanto, o que se destaca aqui é o respeito à população idosa, aspecto que a coloca ativa por mais tempo. Isso inclui tanto no trabalho quanto nas atividades físicas e culturais. 

Coreia

Ainda na Ásia, a Coreia tem dieta baseada em frutos-do-mar e peixes, produtos consumidos, em sua maioria, frescos. As casas de banho, ou jjimjilbang, contribuem com a saúde mental, no melhor exemplo do ditado ‘mente sã, corpo são’. Outro ponto que a coloca entre os países mais saudáveis do mundo é o sistema de saúde. 

França

Sim, os vinhos franceses ajudam na qualidade de vida do país, desde que consumidos com moderação. A população ainda é adepta aos exercícios físicos e beneficiada com programas de combate a doenças, como obesidade e diabetes. 

Portugal

Portugal está entre os países mais saudáveis do mundo, de acordo com o Money Index. Sua boa posição se deve aos índices de segurança, expectativa de vida, qualidade do ar e horas de sol. E, por que não, à culinária e aos bons vinhos do Porto?

E aí, já se decidiu quanto aos países mais saudáveis do mundo, seja para viver ou visitar? Aproveite e confira, também, quais são os melhores países para ganhar dinheiro ou, ainda, aqueles que dá para viajar barato

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários