Curiosidades

Por que alguns sons nos dão arrepios? A resposta irá te surpreender!

Por que alguns sons nos dão arrepios? A resposta irá te surpreender!
By     -   On

Muitas pessoas experimentam uma sensação estranha ao ouvir certos sons, como arrepios ou uma sensação de formigamento na pele. Essa resposta emocional pode ser desencadeada por váriaos fatores. Por exemplo, a intensidade do som, a frequência ou o contexto em que o som é ouvido.

Um estudo realizado em 2016 pela Universidade de Harvard investigou essa resposta emocional aos sons e descobriu que os sons que provocam arrepios são geralmente aqueles que possuem uma qualidade emocional e são inesperados. Por exemplo, a música que começa suavemente e, em seguida, atinge um clímax emocional pode causar arrepios em algumas pessoas.

Ressonância e evolução podem influenciar na resposta emocional aos sons

Outro fator que pode contribuir para essa resposta emocional é a ressonância. Por exemplo, alguns sons podem ressoar com o corpo de uma pessoa de uma maneira que provoca uma resposta emocional intensa. Por exemplo, a voz de um cantor que tem uma frequência que ressoa com o tímpano.

Alguns pesquisadores também sugeriram que a resposta emocional aos sons pode estar relacionada à nossa evolução. Em um ambiente natural, sons como o rugido de um predador ou o rugido de uma tempestade podem desencadear uma resposta emocional intensa. E isso ajuda a manter uma pessoa alerta e segura.

Sons muito altos ou agudos podem ser interpretados como ameaças

Certos sons podem causar uma sensação de arrepio, seja por serem excessivamente altos ou agudos. Por exemplo, o barulho de um giz riscando uma lousa ou o som de uma unha raspando em uma superfície áspera. Então, quando o ouvido capta esses ruídos, o cérebro processa a informação e pode interpretá-la como uma ameaça. Dessa forma, acaba desencadeando uma resposta de “luta ou fuga” no corpo.

Isso envolve a liberação de adrenalina, um hormônio que acelera o ritmo cardíaco. Além de aumentar a quantidade de sangue que flui para os músculos e dilatar as pupilas dos olhos. Essa reação é semelhante à que experimentamos quando estamos com medo.

Imagens podem causar sensação semelhante a ouvir ruídos

Às vezes, ao ver uma foto de alguém fazendo um barulho que nos incomoda, podemos experimentar uma sensação semelhante àquela que sentimos quando estamos realmente expostos a esse ruído. Isso ocorre porque a imagem pode enganar o cérebro, dando a impressão de que estamos experimentando a situação na vida real. Como resultado, a mesma área do órgão auditivo pode ser ativada, como se estivéssemos ouvindo o ruído diretamente.

Sons agradáveis, música e sussurros podem causar arrepios

Enquanto isso, certos sons agradáveis podem nos fazer sentir arrepios. Especialmente quando se trata de música que nos emociona ou nos traz boas lembranças. Além disso, a sensação de arrepio pode ocorrer quando alguém sussurra perto do nosso ouvido. Isso pode ser porque falar em voz baixa pode fazer com que mais ar seja expelido da boca, o que pode incomodar o ouvido, que é um órgão muito sensível.

Sensação de arrepio varia de pessoa para pessoa

No entanto, nem todo mundo experimenta arrepios ao ouvir determinados ruídos, já que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, a sensação de arrepio não é algo que possamos controlar conscientemente. Ela é controlada pelo sistema nervoso autônomo, que também é responsável por controlar outras funções corporais. Por exemplo, o funcionamento do estômago e do intestino, sem que precisemos dar comandos diretos.

Frio que deixa pelos em pé

Quando estamos expostos a temperaturas frias, é comum que fiquemos arrepiados. Isso ocorre porque a temperatura corporal ideal para o nosso organismo é de cerca de 37 °C. Quando perdemos calor, nosso corpo reage levantando os pelos, na tentativa de criar uma camada de ar que ajuda a manter o frio afastado da pele.

Por exemplo, é comum sentir arrepios ao sair do mar ou da piscina, já que a água fria pode reduzir rapidamente a temperatura do nosso corpo. Nesse momento, o coração acelera e envia mais sangue para os órgãos internos, ajudando a mantê-los aquecidos.

Animais têm a mesma reação ao sentir medo

Os animais ficam arrepiados em situações semelhantes às dos humanos, como medo e frio. O corpo deles também tem o sistema nervoso motor involuntário, responsável pela reação de fuga ou luta.

Ocorre principalmente em mamíferos e aves. Diante do perigo, bastante adrenalina é liberada.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.