Por que os cascos dos navios são vermelhos?

Aposto que vai começar a reparar no casco de todo navio agora

Se existe um meio de transporte que chama atenção, com certeza é o navio. Afinal, alguns deles são gigantescos e estão presentes há milênios na história da humanidade, o que contribuiu para a troca de culturas, mercadorias e experiências no mundo inteiro.

No entanto, tem uma curiosidade que sempre instiga a todos: o motivo do casco dos navios ser vermelho. Quer saber a resposta? Descubra agora!

Saiba o motivo dos cascos dos navios serem vermelhos

As explicações

Como o nome do tópico sugere, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Algumas pessoas acreditam que escolheram a cor vermelha como forma de prevenção contra o ataque de organismos marinhos, como caranguejos, que tendem a evitar o vermelho. Outras teorias sugerem que essa cor foi escolhida para se destacar no mar e para que os navios pudessem ser facilmente identificados.

LEIA MAIS: O mistério por trás dos objetos estranhos que aparecem nas praias

O caso dos crustáceos

A primeira explicação é a mais aceita, visto que há alguns séculos, quando as embarcações eram de madeiras, os cascos constantemente entravam em contato com diversas espécies, como as cracas, que se fixavam no material e causavam diversos estragos, comprometendo a estabilidade dos navios e até mesmo sua velocidade. Nesse caso, a tinta vermelha funcionava como um biocida, controlando justamente a proliferação desses organismos.

LEIA MAIS: 5 objetos antigos que você tem em casa e podem valer uma fortuna

A tradição

Assim como diversos outros costumes náuticos, com o passar dos anos, pintar o casco de vermelho se tornou uma tradição, apesar de já existirem biocidas potentes que podem usar em diversas cores de tintas.

Especialistas afirmam que o vermelho é excelente para visualizar as marcações nos navios, o que permite identificar o quão abaixo do nível da água o navio está e, dessa forma, o peso da carga que carrega.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também