Por que os egípcios inventaram hieróglifos? A maioria não sabe!

Estudos ainda divergem sobre o período exato de invenção dos hieróglifos, bem como os seus significados.

O Egito da Antiguidade possui uma série de representações icônicas que se consolidaram na cultura popular. Entre eles, certamente estão os hieróglifos, espécie de escrita registrada em paredes e túmulos do Egito Antigo. Até hoje, cientistas se perguntam por que os egípcios inventaram os hieróglifos e o que eles significam. Portanto, entenda mais a seguir.

Características principais dos Hieróglifos

Desde sempre, a cultura egípcia assumiu um lugar de destaque no imaginário popular de diversos povos. Isso principalmente dado ao impacto dos textos das Sagradas Escrituras do povo judaico-cristão. Mas não é só isso! Ainda é comum encontrar filmes e séries que buscam retratar essa cultura com riqueza de detalhes.

Leia mais: 10 nomes gregos lindos capazes de dar força a quem os tem

Por que os egípcios inventaram os hieróglifos? Um mistério da antiguidade!

Ademais, é preciso enfatizar que o próprio mistério possibilitou que houvesse grande admiração por parte das pessoas sobre essa cultura. Por exemplo, ainda não se sabe ao certo o que significavam os hieróglifos e tampouco o motivo por trás de sua escrita. A principal hipótese é a de que os hieróglifos surgem como uma necessidade de unificar a fala do Egito em expansão.

Além disso, há quem acredite que eles surjam da necessidade de um culto religioso. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essa escrita possui a singularidade de se empregar imagens, ao invés de símbolos gráficos, como são as nossas letras. Além do mais, cada imagem representa um ou mais som e pode possuir mais significados.

Leia mais: Primeiras cenas de ‘Gladiador 2’ impressionam a Paramount

Os hieróglifos foram o primeiro sistema de escrita?

Essa também é outra dúvida muito recorrente que, muitas vezes, parece não ter resposta. Isso porque existe muita dificuldade por parte da ciência moderna em reconstruir o mundo da Antiguidade. Então, no geral, sabe-se que tanto a escrita Cuneiforme, dos Mesopotâmicos, quanto os Hieróglifos, coexistiram na mesma época.

No entanto, isso não responde à primeira pergunta: qual surgiu primeiro. Isso vai variar muito de acordo com o critério de cada pesquisador. Então, desse modo, a resposta mais aceita é que uma das duas escritas que mencionamos foi a primeira e que o intervalo de tempo entre a elaboração das duas foi pequeno ou insignificante.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também