Brazil Greece

»

»

Por que você deveria dizer ‘bom dia’ ao falar com uma IA?

| Em 10/04/2024 às 10:30

A relação entre humanos e assistentes de voz ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT ultrapassa a mera interação tecnológica, penetrando em aspectos mais sutis da cortesia e da etiqueta social. À medida que nos tornamos cada vez mais dependentes desses sistemas para as mais variadas tarefas, surge uma questão intrigante: devemos ou não expressar cortesia, como dizer “bom dia” e “obrigado”, ao interagir com a IA?

A evolução da IA conversacional mudou nossa forma de interagir com a tecnologia, proporcionando assistentes virtuais que compreendem e respondem a comandos em linguagem natural de maneira fluida e natural. Assim, esse avanço simplifica tarefas diárias e se estende ao atendimento ao cliente e à otimização de processos em diversos setores.

Entretanto, à medida que esses assistentes se tornam parte integrante de nossas vidas, surgem questionamentos sobre a natureza dessas interações. A cortesia é uma via de mão dupla.

Essa discussão reflete não apenas a crescente presença da IA em nossas vidas, mas também nossa própria adaptação e interação com uma tecnologia em constante evolução. Por isso, aqui você entenderá os diversos aspectos dessa questão, mergulhando no debate sobre cortesia e etiqueta na era da Inteligência Artificial.

Leia mais: 9 profissões que prometem bombar nos próximos anos e pagam bem

Cortesia? Devemos ou não dizer um ‘bom dia’, ou um ‘obrigado’ à IA?

A relação entre seres humanos e assistentes de voz ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, vem se tornando cada vez mais presente e complexa em nosso cotidiano. Assim, estes sistemas, movidos por tecnologias como o Processamento de Linguagem Natural (PLN), permitem que máquinas compreendam e respondam a comandos em linguagem humana de forma cada vez mais fluente e natural, transformando radicalmente nossa interação com a tecnologia​​.

Com a evolução da IA conversacional, diversos campos da atividade humana têm se beneficiado. Por exemplo, os assistentes virtuais, presentes em smartphones e dispositivos domésticos inteligentes, como Siri, Alexa e Google Assistente, auxiliam em tarefas diárias, desde organização de agendas até controle de dispositivos. Eles são capazes de interpretar comandos de voz e realizar ações baseadas nesse entendimento​​​​.

Leia mais: Ferramenta para aprender inglês de graça: veja como usar

A funcionalidade da IA

O treinamento desses sistemas é um processo contínuo e detalhado, que envolve a análise de diversas formas de expressar uma mesma intenção ou solicitação. Por exemplo, para entender como um usuário pode querer acessar sua conta bancária, a IA é treinada com várias formulações dessa pergunta. Então, essa análise detalhada garante que as respostas fornecidas sejam as mais precisas e relevantes possíveis​​.

Em termos de aplicação prática, além do uso em dispositivos pessoais, a IA conversacional tem um impacto significativo no atendimento ao cliente. Chatbots e assistentes de voz são cada vez mais utilizados para responder a perguntas frequentes e fornecer informações, melhorando a eficiência e a experiência do usuário. Isso inclui desde responder a dúvidas sobre produtos até auxiliar em processos de compra​​.

A adoção dessas tecnologias reflete um crescimento substancial, tanto em termos de usuários quanto de aplicações em diferentes setores. Em 2022, por exemplo, 91% dos adultos usuários de smartphones já utilizavam tecnologia de IA conversacional​​. Este dado evidencia como as interações com a IA fazem parte integral do nosso dia a dia.

Leia mais: 6 coisas que pessoas que pensam ser inteligentes fazem para se destacar

Afinal, devemos ser cortês com a IA?

Entretanto, a interação humana com a IA levanta questões interessantes, como a necessidade ou não de ser cortês com essas ferramentas. Enquanto alguns argumentam que a cortesia com as IAs pode ser inútil, pois elas não possuem consciência ou emoções, outros sugerem que ser educado pode, de alguma forma, influenciar positivamente a interação ou preparar terreno para futuras tecnologias mais avançadas.

Assim, essa discussão reflete o crescente papel da IA em nossas vidas e a maneira como nos adaptamos e interagimos com essas tecnologias em constante evolução.

Ou seja, se você será ou não cortês com a Inteligência Artificial é mais uma questão pessoal do que qualquer outra coisa. Porém, considerando o seu papel crescente no nosso dia a dia, é algo a se considerar.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

Por que tantas pessoas estão colocando sal no vaso sanitário?

O vaso sanitário é um dos cantos da casa que mais exigem atenção durante a faxina. E, embora os produtos de limpeza industrializados continuem firmes nas prateleiras, cada vez mais pessoas estão redescobrindo o valor das soluções caseiras. Elas são práticas,...

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

7 coisas que só pessoas evoluídas notam quando vão ao restaurante

Ir a um restaurante é muito mais do que sair para comer. Para algumas pessoas, essa experiência envolve atenção aos mínimos detalhes: o clima do ambiente, as reações das pessoas à mesa, o comportamento dos funcionários. Esses pequenos gestos e percepções revelam algo...

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

6 países em que os brasileiros não são tão bem-vindos assim

Viajar vai muito além de arrumar a mala. É organizar documentos, passagens, hospedagem, câmbio e, claro, pensar na saúde e segurança. Mesmo com tudo em ordem, alguns destinos continuam sendo um desafio, não só pela burocracia, mas também por regras rígidas, contextos...

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Chora vendo filmes? Veja o que isso revela sobre você

Para muita gente, chorar durante um filme ainda é visto como algo vergonhoso, exagerado ou “dramático demais”. Não faltam comentários como “é só um filme” ou “não precisa se emocionar tanto”. Mas a psicologia aponta numa direção bem diferente: as lágrimas que aparecem...

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

Coisas que você deveria aprender com o Chandler Bing para uma vida melhor

O ator Matthew Perry, eternizado como Chandler Bing na série Friends, faleceu no dia 28 de outubro de 2023, aos 54 anos. A notícia deixou milhões de fãs em todo o mundo de luto, não somente por perderem um dos rostos mais queridos da televisão, mas por acompanharem,...

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Qual arcanjo te protege de acordo com a sua data de nascimento?

Desde tempos antigos, muitas tradições espirituais acreditam que não estamos sozinhos. Cada pessoa nasceria sob a proteção de uma força luminosa, um guia que acompanha nossos passos e fortalece nossa jornada. No cristianismo, e também em várias correntes esotéricas,...

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Não é só frio! Veja o real significado oculto do arrepio

Você está andando pela rua, fones nos ouvidos, curtindo sua música favorita. De repente, sente os pelos dos braços se levantarem. Não há vento, nem frio, nem nada de assustador à vista. O que será que acabou de acontecer? O arrepio é uma reação simples à primeira...

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Conheça as unhas Baby Boomer, a unha que virou tendência nos salões

Entre tantas tendências de nail art que aparecem nas redes sociais, uma em especial tem chamado atenção pela simplicidade e sofisticação: as unhas baby boomer. Diferente das decorações chamativas ou cheias de cores, esse estilo aposta em algo mais sutil, um visual...

0 comentários