Brazil Greece

»

»

Por que você deveria dizer ‘bom dia’ ao falar com uma IA?

| Em 10/04/2024 às 10:30

A relação entre humanos e assistentes de voz ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como o ChatGPT ultrapassa a mera interação tecnológica, penetrando em aspectos mais sutis da cortesia e da etiqueta social. À medida que nos tornamos cada vez mais dependentes desses sistemas para as mais variadas tarefas, surge uma questão intrigante: devemos ou não expressar cortesia, como dizer “bom dia” e “obrigado”, ao interagir com a IA?

A evolução da IA conversacional mudou nossa forma de interagir com a tecnologia, proporcionando assistentes virtuais que compreendem e respondem a comandos em linguagem natural de maneira fluida e natural. Assim, esse avanço simplifica tarefas diárias e se estende ao atendimento ao cliente e à otimização de processos em diversos setores.

Entretanto, à medida que esses assistentes se tornam parte integrante de nossas vidas, surgem questionamentos sobre a natureza dessas interações. A cortesia é uma via de mão dupla.

Essa discussão reflete não apenas a crescente presença da IA em nossas vidas, mas também nossa própria adaptação e interação com uma tecnologia em constante evolução. Por isso, aqui você entenderá os diversos aspectos dessa questão, mergulhando no debate sobre cortesia e etiqueta na era da Inteligência Artificial.

Leia mais: 9 profissões que prometem bombar nos próximos anos e pagam bem

Cortesia? Devemos ou não dizer um ‘bom dia’, ou um ‘obrigado’ à IA?

A relação entre seres humanos e assistentes de voz ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, vem se tornando cada vez mais presente e complexa em nosso cotidiano. Assim, estes sistemas, movidos por tecnologias como o Processamento de Linguagem Natural (PLN), permitem que máquinas compreendam e respondam a comandos em linguagem humana de forma cada vez mais fluente e natural, transformando radicalmente nossa interação com a tecnologia​​.

Com a evolução da IA conversacional, diversos campos da atividade humana têm se beneficiado. Por exemplo, os assistentes virtuais, presentes em smartphones e dispositivos domésticos inteligentes, como Siri, Alexa e Google Assistente, auxiliam em tarefas diárias, desde organização de agendas até controle de dispositivos. Eles são capazes de interpretar comandos de voz e realizar ações baseadas nesse entendimento​​​​.

Leia mais: Ferramenta para aprender inglês de graça: veja como usar

A funcionalidade da IA

O treinamento desses sistemas é um processo contínuo e detalhado, que envolve a análise de diversas formas de expressar uma mesma intenção ou solicitação. Por exemplo, para entender como um usuário pode querer acessar sua conta bancária, a IA é treinada com várias formulações dessa pergunta. Então, essa análise detalhada garante que as respostas fornecidas sejam as mais precisas e relevantes possíveis​​.

Em termos de aplicação prática, além do uso em dispositivos pessoais, a IA conversacional tem um impacto significativo no atendimento ao cliente. Chatbots e assistentes de voz são cada vez mais utilizados para responder a perguntas frequentes e fornecer informações, melhorando a eficiência e a experiência do usuário. Isso inclui desde responder a dúvidas sobre produtos até auxiliar em processos de compra​​.

A adoção dessas tecnologias reflete um crescimento substancial, tanto em termos de usuários quanto de aplicações em diferentes setores. Em 2022, por exemplo, 91% dos adultos usuários de smartphones já utilizavam tecnologia de IA conversacional​​. Este dado evidencia como as interações com a IA fazem parte integral do nosso dia a dia.

Leia mais: 6 coisas que pessoas que pensam ser inteligentes fazem para se destacar

Afinal, devemos ser cortês com a IA?

Entretanto, a interação humana com a IA levanta questões interessantes, como a necessidade ou não de ser cortês com essas ferramentas. Enquanto alguns argumentam que a cortesia com as IAs pode ser inútil, pois elas não possuem consciência ou emoções, outros sugerem que ser educado pode, de alguma forma, influenciar positivamente a interação ou preparar terreno para futuras tecnologias mais avançadas.

Assim, essa discussão reflete o crescente papel da IA em nossas vidas e a maneira como nos adaptamos e interagimos com essas tecnologias em constante evolução.

Ou seja, se você será ou não cortês com a Inteligência Artificial é mais uma questão pessoal do que qualquer outra coisa. Porém, considerando o seu papel crescente no nosso dia a dia, é algo a se considerar.

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest