Brazil Greece

»

»

Você coloca potes de plástico no micro-ondas? Então esta notícia é para você

| Em 31/08/2023 às 09:00

Você já esquentou comida em potes de plástico no micro-ondas sem pensar duas vezes? Uma nova pesquisa da Universidade de Nebraska-Lincoln revela que essa prática aparentemente inofensiva pode estar liberando bilhões de microplásticos em sua comida.

Por consequência, eles podem acabar no seu corpo. Vamos explorar os detalhes dessa descoberta e entender as possíveis implicações para a nossa saúde.

A liberação de partículas plásticas

Aquecer alimentos ou líquidos em recipientes de plástico não é apenas comum, mas muitas vezes conveniente.

No entanto, a pesquisa aponta que esse processo pode resultar na liberação de partículas de plástico microscópicas. Principalmente, quando recipientes feitos de polipropileno ou polietileno são aquecidos, as concentrações mais altas de microplásticos são liberadas.

Alimentos e bebidas refrigerados não estão ilesos

Surpreendentemente, mesmo alimentos e bebidas refrigerados ou armazenados em temperatura ambiente não escapam desse fenômeno.

Embora a quantidade de partículas liberadas seja menor nesses casos, ainda há um risco presente. Isso nos leva a questionar: o que essas partículas plásticas podem causar em nosso corpo?

Os impactos em nossa saúde

Embora os estudos indiquem que as partículas plásticas podem ter potencialmente efeitos prejudiciais em nosso corpo, a extensão exata desses impactos ainda não está clara.

Experimentos em células renais embrionárias mostraram mortalidade celular quando expostas a concentrações semelhantes às liberadas pelos recipientes aquecidos no micro-ondas. No entanto, a aplicabilidade direta desses resultados a humanos ainda precisa ser estudada mais detalhadamente.

Caminhando para soluções

A conscientização sobre a liberação de microplásticos é o primeiro passo para lidar com esse problema. Pesquisadores estão em busca de alternativas que minimizem a liberação de partículas plásticas, visando produtos mais seguros.

A esperança é que um dia possamos ver produtos plásticos rotulados como livres de microplásticos ou nanopartículas plásticas.

A pesquisa da Universidade de Nebraska-Lincoln nos alerta sobre um aspecto invisível das nossas rotinas culinárias. Enquanto as implicações exatas permanecem incertas, é essencial considerar alternativas mais seguras para aquecer alimentos.

Nossa saúde está em jogo, e é responsabilidade de todos explorar soluções que minimizem os riscos associados ao uso de plástico no micro-ondas.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

0 comentários