Imposto de Renda: veja como funcionará e quem terá ISENÇÃO em 2023!

Confira agora quais são as principais dúvidas a respeito da declaração desse tributo em 2023

Em algumas semanas, uma das principais responsabilidades dos brasileiros estará novamente disponível. Este é o Imposto de Renda 2023.

As pessoas devem ficar atentas às últimas atualizações da Receita Federal para se manter informada. Pois, o calendário de envios do tributo fica normalmente disponível nos meses de março, abril e maio. Enquanto que todas as informações para declaração do Imposto de Renda 2023 costumam ser divulgadas no mês de fevereiro. Embora algumas pessoas relatem que pagar o imposto de renda lhes causa um certo transtorno, com as informações apropriadas esse processo se torna fácil e simples.  Dessa forma, você consegue evitar multas e outras complicações. Por isso, separamos uma lista com as principais dúvidas acerca do tema.

Quais os documentos exigidos na declaração do Imposto de Renda 2023?

Vale lembrar que a declaração do IRPF envolve o preenchimento e envio de despesas e receitas financeiras equivalentes ao ano-base, no caso 2022; por isso, é necessário reunir uma série de documentos. Eles são:

  • Relatórios de renda;
  • Recibos de despesas médicas e educacionais;
  • Caixa central de previdência para familiares;
  • Informes de aplicação financeira;
  • Recibos de aluguéis pagos ou recebidos;
  • Declaração comprovativa de aquisição (documentação que comprove a compra de um imóvel ou veículo);
  • Comprovante de dívida contratual (apenas em dívidas contratuais superiores a R$ 5.000,00)
  • Documentação registrando a propriedade da empresa (caso a pessoa possua).

LEIA MAIS: NOTÍCIAS Como Funciona O Cartão SEM Anuidade Da Caixa? Veja Se Você Tem Direito!

Quem não precisa declarar o Imposto de Renda 2023

Pela regulamentação em vigor, quem ganhou até R$ 1.903,98 por mês em 2022 está isento de declarar o imposto de renda neste ano.

Onde posso declarar o Imposto de Renda?

Através do site da Receita Federal ou do aplicativo para celular você consegue dar início ao processo. Caso não deseje iniciar uma declaração do zero, você pode utilizar a declaração passada como documento base. No entanto, também existem opções de modelos pré-preenchidos para te auxiliar.

Quais os tipos de declaração de Imposto de Renda?

Existem dois modelos de declaração de imposto de renda, o simplificado e o completo. Esse primeiro tem como característica principal 20% de desconto na renda tributável, porém apresenta um valor limite. No entanto, se houve gastos consideráveis na área de saúde e com dependentes. A declaração completa possivelmente será a melhor opção para você. Isso porque o tributo em cima dessas despesas podem ser deduzidas, o que vai gerar um desconto maior no final.

LEIA MAIS: Você empreendedor(a)! Como ter seu negócio pagando menos impostos?

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também