Por que uma casa muito limpa pode não ser nada bom para sua saúde?

Sua arrumação excessiva pode estar te prejudicando.

Em meio à pandemia de Covid-19, a busca por manter ambientes limpos e livres de germes tornou-se uma prioridade para muitas pessoas.

A preocupação com a saúde e a prevenção de infecções fez com que a organização e a higiene se tornassem temas frequentes nas conversas cotidianas. No entanto, surge a pergunta: Qual a diferença entre arrumação e higiene?

A confusão entre arrumação e higiene

A Dra. Sally Bloomfield destaca a diferença entre arrumação e higiene, ressaltando que muitas pessoas confundem os dois conceitos.

Segundo a renomada cientista, arrumação refere-se a deixar as coisas com uma aparência limpa e organizada, enquanto a higiene está relacionada à proteção contra germes que podem causar doenças.

Em suas pesquisas, Dra. Bloomfield descobriu que nosso corpo conta com a presença de microorganismos bastante benéficos. Esses microrganismos desempenham um papel fundamental no controle do nosso sistema de defesa.

Um estudo recente revelou que crianças criadas em fazendas, por exemplo, apresentam uma incidência menor de alergias e doenças como a asma. Essa diferença está diretamente relacionada ao fato de que elas têm contato com uma variedade de microorganismos desde tenra idade.

LEIA MAIS: 5 dicas para deixar uma repaginada no seu banheiro sem gastar quase nada

A importância dos “velhos amigos” para o sistema imunológico

A Dra. Bloomfield explica que a nossa imunidade precisa ser treinada desde cedo. E não é a arrumação em si que faz a diferença nisso.

Ela diz que a exposição aos “velhos amigos” é que ajuda nosso sistema de defesa a não reagir exageradamente a coisas que não fazem mal, como pólen ou alimentos que causam alergia.

Mas isso não quer dizer que devemos viver na bagunça! A Dra. Bloomfield afirma que é importante ter momentos de higiene direcionada, ou seja, quando estamos em situações de maior risco de infecção.

Por exemplo, ao lidar com comida crua, utilizar o banheiro, cuidar dos animais de estimação e assim por diante.

Uma pesquisa revelou que muitas pessoas não compreendem a diferença entre arrumação e higiene. Alguns acreditam erroneamente que qualquer sujeira é prejudicial, porém, não é bem assim.

Para saber mais sobre assuntos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também