Quantas horas o álcool fica no sangue? Dá para eliminá-lo mais rápido?

Não tem jeito, álcool e direção não combinam. E, desde o advento da Lei Seca brasileira, ganhou destaque a proibição da condução de veículos com mais de 0,2 g de álcool por litro de sangue. Mas, aí surgiram várias dúvidas. Algumas pessoas podem ter bebido à noite e desejar então saber se já poderão dirigir pela manhã. Então, afinal, por quantas horas o álcool fica no sangue?

Por quantas horas o álcool fica no sangue?

A resposta, que pode não agradar, é: depende, o tempo para metabolizar e eliminar a bebida alcoólica do seu corpo pode levar de 12 a 24 horas.

Isso porque a eliminação do álcool de um organismo depende de uma série de fatores envolvidos. Por exemplo, do gênero, do uso de medicamentos, da idade e do peso.

Como o álcool é metabolizado no corpo?

Vamos entender um pouco como o álcool será metabolizado no nosso organismo.

Após a sua ingestão, no caso do estômago estar vazio, ele atingirá a concentração máxima em até 30 minutos. Porém, caso você esteja com o estômago cheio, a absorção será mais lenta, podendo levar até cerca de 1 hora para que a substância atinja o pico máximo no seu organismo.

Após atingir o seu pico, o álcool cai na corrente sanguínea e passa pelo principal órgão responsável pela destoxificação do nosso corpo: o fígado!

Então, no fígado ele irá virar um metabólito conhecido como acetaldeído e então se transformará em acetato.

Após esse processo, o álcool será transformado em calorias e então será eliminado.

Enquanto esse processo ocorre, é normal que o nível sanguíneo de álcool reduza cerca de 0,1 g por hora.

LEIA MAIS:

Então como saber o nível de álcool no sangue?

Bem, essa não é uma tarefa nada fácil. Isso porque vai depender do teor alcoólico da bebida e do peso da pessoa.

Por exemplo, um vinho tinto pode ter cerca de 12-13% de álcool. Porém, essa porcentagem quase que quadruplica no caso de alguns destilados. Já as cervejas costumam ter por volta de 3-6% de teor alcoólico.

Para saber quantos g de álcool você ingeriu, basta multiplicar a quantidade de líquido ingerida em ml pelo teor alcoólico da bebida e multiplicar por 0,79 (que corresponde a quantos g pesa 1 ml de álcool).

Além disso, cada organismo só consegue eliminar uma quantidade fixa de álcool por hora, o que geralmente fica em torno de 0,1 g de álcool por kg.

Sendo assim, uma pessoa que pesa 70 kg conseguirá metabolizar cerca de 7 g de álcool por hora. Considerando que uma latinha de cerveja de cerca de 330 ml fornece cerca de 16 g de álcool (o que irá depender do seu teor alcoólico), essa pessoa levará mais ou menos 2h e 17 minutos para eliminar o álcool do seu corpo.

Há como acelerar o processo de eliminação do álcool?

Algumas pessoas acreditam que uma atividade física, assim como um aeróbico, possa ter algum efeito na eliminação mais rápida do álcool. Porém, não há nada comprovado. Além disso, a eliminação por essa via é quase insignificante.

Então, a recomendação é tomar bastante água ou outra bebida não alcoólica para se manter hidratado(a) e ajudar na recuperação no dia seguinte.

Porém, nada disso irá acelerar a sua eliminação. Então, após fazer a ingesta de álcool, aguarde pelo menos 24 horas para assumir a direção!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

você pode gostar também