Os artistas de rua são parte da paisagem urbana em muitas cidades de todo o mundo. Adicionam cor e divertimento às rotinas diárias, mesmo nos curtos minutos que se seguem após o sinal do semáforo se tornar vermelho. Os malabaristas de semáforo ganham a vida entretendo motoristas em cruzamentos movimentados. Descubra quanto ganha um artista de rua e conheça mais sobre eles.
De onde vêm estes artistas? E quanto ganham?
A grande maioria dos artistas de rua na cidade de Campo Grande são estrangeiros, eles vêm de outros países da América do Sul em busca de oportunidades e muitas vezes, fugindo da violência dos seus países de origem. É o caso de Brian Cortez, que trabalha com a arte das ruas desde muito jovem e decidiu respirar novos ares; e por que não, também conhecer a América Latina?
Foi em uma dessas viagens que, passando pela Argentina, Brian encontrou Joana Urquhart — sua companheira de viagem e também artista de rua. Assim como Brian, Joana é jovem e compartilha com ele as mesmas aspirações, o desejo de pegar a estrada e conhecer o mundo.
Influenciada pelas histórias que ouviu de amigos sobre as suas viagens mundo afora, se estabeleceu a Joana a vontade de conhecer novas pessoas, novas culturas e claro, compartilhar a arte dela também. Foi trazendo estas aspirações que Brian e Joana chegaram ao Brasil e estão todos os dias realizando malabarismos de rua nos semáforos, onde conseguem faturar em média R$ 80 reais diariamente.
LEIA MAIS: Do Brasil para o mundo: 5 países que incentivam a imigração de brasileiros!
A arte de rua no Brasil
Apesar dos riscos, o malabarismo nos semáforos tornou-se uma importante fonte de renda para muitos artistas de rua no Brasil. Num país onde a taxa de desemprego é elevada e os empregos são escassos, estes artistas encontraram uma forma de ganhar a vida, utilizando a sua criatividade e desenvoltura.
Mas o malabarismo nos semáforos não é apenas sobre ganhar dinheiro. É também uma forma de entretenimento que traz alegria e riso às rotinas diárias das pessoas. Tanto os condutores como os transeuntes param frequentemente para observar as atuações e aplaudir os artistas.
Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários