Brazil Greece

»

»

Você sabe quem inventou a pizza? Não foram os italianos -Veja e se surpreenda!

| Em 18/08/2022 às 10:48

Se tem um prato que une as pessoas, é a pizza! A acertada ideia de assar a massa fininha e cobri-la de queijo e outras especiarias caiu no gosto da humanidade! Mas, afinal, de quem foi essa ideia? Quem inventou a pizza? Você vai se surpreender que as raízes não são italianas, mas sim, da Grécia Antiga!

Ainda que a pizza esteja inegavelmente ligada à cultura italiana, quem primeiro pensou em cobrir massa com queijo e ervas foram os gregos. Sim, as receitas foram adaptadas ao longo dos anos e a pizza acabou ficando com a cara da Itália. Mas, é interessante saber as origens e o caminho que o prato trilhou até chegar ao que conhecemos – e amamos – hoje! 

Quem inventou a pizza – como tudo começou 

Há evidências históricas de que os gregos comiam um pão achatado chamado “plano”, ou πλακούς (plakous) em grego. A massa era assada em forno de barro e coberta com azeite, ervas, cebola, queijo (preferencialmente, de cabra) e alho. Algumas versões helênicas também acrescentavam mel à massa.   

Muitas vezes traduzido como “torta de queijo”, o plakous é mencionado em vários textos da Grécia Antiga, tanto seculares quanto religiosos. Daí, os romanos, que adaptaram muitos costumes e hábitos gregos, acabaram adotando também a ideia de assar plakous cobertos com ingredientes de sua escolha. 

O pão chegou até eles pelo porto de Nápoles, há mais de cinco mil anos. A receita foi evoluindo até que, lá, foi elaborada ao mais próximo que conhecemos hoje. Na época, era tida como a “comida dos pobres” pela simplicidade dos ingredientes originais: farinha, água e um pouquinho de pasta de tomate por cima. 

Se, mais alguma coisa estivesse à disposição, era colocada no topo como cobertura. Em suma, poderíamos afirmar que o plakous é o precurssor da nossa tão amada pizza.  

LEIA MAIS:

E aí veio Raffaele Esposito 

Raffaele Esposito, um padeiro de Nápoles, acabou creditado como o criador da primeira torta de pizza, cuja receita levava queijo e pasta de tomate. Dizem que, a ele, foi dada a missão de preparar uma grande pizza para os reis Umberto I e Margherita, em 1889, quando visitaram a cidade.  

A deliciosa massa levava tomates frescos, queijo mussarela e manjericão. Te lembra alguma coisa? Essa é pizza que temos, hoje, como margherita. Notadamente, as cores vermelha, branca e verde são exatamente aquelas que compõem a bandeira italiana.  

Pois é, só que historiadores italianos observaram que aqueles pães achatados com várias coberturas já eram comercializados por vendedores ambulantes antes de Esposito. O fato é que Nápoles abraçou a ideia da pizza e fundou a primeira pizzaria de que se tem registros, em 1738, a Antica Pizzeria Port’Alba – que funciona até hoje.  

A pizza foi para os Estados Unidos 

No século XIX, os imigrantes italianos levaram o conceito da pizza para a França, Inglaterra e Estados Unidos. Na Terra do Tio Sam, o prato acabou se popularizando como comida de rua, principalmente em Nova York. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, além de se espalhar por toda a Europa, ganhou o resto do mundo. A primeira pizzaria do país, a G. Lombardi’s, foi inaugurada em 1905 na Spring Street, em Nova York. O restaurante ainda funciona e usa seu forno original, embora tenha mudado de endereço.

Independente de quem inventou a pizza, o prato é certamente um dos mais amados do mundo! E o melhor, foi ganhando características próprias de cada país que a adotou! Nós só temos a agradecer a criatividade dos gregos, napolitanos, turcos e cada um que contribuiu com essa iguaria que cai bem a qualquer hora do dia!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

5 estratégias CONFIÁVEIS para ter uma renda extra todo mês

Buscar uma renda extra deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitas pessoas. Com o aumento do custo de vida, imprevistos financeiros e o desejo de ter mais estabilidade, complementar o orçamento mensal se tornou essencial. A boa notícia é...

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

3 signos que estão prestes a encontrar a sua alma gêmea

Encontrar a alma gêmea é um dos desejos mais comuns quando o assunto é amor. A busca por alguém que compreenda nossas emoções, compartilhe valores e caminhe ao nosso lado continua sendo um tema recorrente em conversas, livros e, claro, na astrologia. Segundo o...

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

0 comentários