Brazil Greece

»

»

Você sabe quem inventou a pizza? Não foram os italianos -Veja e se surpreenda!

| Em 18/08/2022 às 10:48

Se tem um prato que une as pessoas, é a pizza! A acertada ideia de assar a massa fininha e cobri-la de queijo e outras especiarias caiu no gosto da humanidade! Mas, afinal, de quem foi essa ideia? Quem inventou a pizza? Você vai se surpreender que as raízes não são italianas, mas sim, da Grécia Antiga!

Ainda que a pizza esteja inegavelmente ligada à cultura italiana, quem primeiro pensou em cobrir massa com queijo e ervas foram os gregos. Sim, as receitas foram adaptadas ao longo dos anos e a pizza acabou ficando com a cara da Itália. Mas, é interessante saber as origens e o caminho que o prato trilhou até chegar ao que conhecemos – e amamos – hoje! 

Quem inventou a pizza – como tudo começou 

Há evidências históricas de que os gregos comiam um pão achatado chamado “plano”, ou πλακούς (plakous) em grego. A massa era assada em forno de barro e coberta com azeite, ervas, cebola, queijo (preferencialmente, de cabra) e alho. Algumas versões helênicas também acrescentavam mel à massa.   

Muitas vezes traduzido como “torta de queijo”, o plakous é mencionado em vários textos da Grécia Antiga, tanto seculares quanto religiosos. Daí, os romanos, que adaptaram muitos costumes e hábitos gregos, acabaram adotando também a ideia de assar plakous cobertos com ingredientes de sua escolha. 

O pão chegou até eles pelo porto de Nápoles, há mais de cinco mil anos. A receita foi evoluindo até que, lá, foi elaborada ao mais próximo que conhecemos hoje. Na época, era tida como a “comida dos pobres” pela simplicidade dos ingredientes originais: farinha, água e um pouquinho de pasta de tomate por cima. 

Se, mais alguma coisa estivesse à disposição, era colocada no topo como cobertura. Em suma, poderíamos afirmar que o plakous é o precurssor da nossa tão amada pizza.  

LEIA MAIS:

E aí veio Raffaele Esposito 

Raffaele Esposito, um padeiro de Nápoles, acabou creditado como o criador da primeira torta de pizza, cuja receita levava queijo e pasta de tomate. Dizem que, a ele, foi dada a missão de preparar uma grande pizza para os reis Umberto I e Margherita, em 1889, quando visitaram a cidade.  

A deliciosa massa levava tomates frescos, queijo mussarela e manjericão. Te lembra alguma coisa? Essa é pizza que temos, hoje, como margherita. Notadamente, as cores vermelha, branca e verde são exatamente aquelas que compõem a bandeira italiana.  

Pois é, só que historiadores italianos observaram que aqueles pães achatados com várias coberturas já eram comercializados por vendedores ambulantes antes de Esposito. O fato é que Nápoles abraçou a ideia da pizza e fundou a primeira pizzaria de que se tem registros, em 1738, a Antica Pizzeria Port’Alba – que funciona até hoje.  

A pizza foi para os Estados Unidos 

No século XIX, os imigrantes italianos levaram o conceito da pizza para a França, Inglaterra e Estados Unidos. Na Terra do Tio Sam, o prato acabou se popularizando como comida de rua, principalmente em Nova York. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, além de se espalhar por toda a Europa, ganhou o resto do mundo. A primeira pizzaria do país, a G. Lombardi’s, foi inaugurada em 1905 na Spring Street, em Nova York. O restaurante ainda funciona e usa seu forno original, embora tenha mudado de endereço.

Independente de quem inventou a pizza, o prato é certamente um dos mais amados do mundo! E o melhor, foi ganhando características próprias de cada país que a adotou! Nós só temos a agradecer a criatividade dos gregos, napolitanos, turcos e cada um que contribuiu com essa iguaria que cai bem a qualquer hora do dia!

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Veja o que mais atrai formigas e baratas para a sua casa

Mesmo nas casas mais bem cuidadas, baratas e formigas podem aparecer de repente. Muitas vezes, o problema não está na limpeza em si, mas em pequenos detalhes do dia a dia que acabam passando despercebidos. Uma embalagem mal fechada, uma gota de gordura esquecida no...

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Bolinho de chuva gostoso, fácil e crocante: não erre mais no ponto

Se existe um quitute que traz aconchego nos dias chuvosos, esse é o famoso bolinho de chuva. A receita é simples, prática e leva poucos minutos. É aquele tipo de preparo que lembra tardes tranquilas em família, algo muito presente tanto nas casas brasileiras quanto...

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

6 formas simples de desenvolver sua inteligência emocional no dia a dia

A inteligência emocional deixou de ser apenas um conceito da psicologia e se tornou uma das habilidades mais importantes da vida moderna. Ela aparece nas conversas com amigos, nas decisões do trabalho, nos momentos de crise e até nas situações simples do dia a dia....

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

Adeus mesinha de cabeceira no quarto? Veja a nova tendência do momento

No mundo da decoração, pequenas mudanças podem transformar completamente um ambiente. Um simples detalhe pode fazer o quarto parecer mais moderno, espaçoso e aconchegante. E uma dessas mudanças que vem ganhando força é a troca da tradicional mesinha de cabeceira pelas...

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

4 coisas que pessoas de sucesso sempre fazem ao final do dia

No ritmo acelerado da vida moderna, é comum que o dia termine em meio a cansaço, notificações e uma lista de tarefas que nunca parece acabar. Ainda assim, a forma como você decide encerrar o dia pode ter mais impacto no seu sucesso do que imagina. Pessoas...

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Reclama o tempo todo? Veja o que isso revela sobre sua personalidade

Quem nunca soltou um desabafo sobre o trânsito, o calor insuportável ou aquela fila que parece não andar nunca? Reclamar é humano. É uma forma de aliviar o estresse, dividir frustrações e buscar um pouco de compreensão. Mas quando o ato de reclamar deixa de ser...

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

6 frases que aumentam seu poder de persuasão e melhoram suas relações

Em muitas situações do dia a dia, a forma como nos comunicamos pode determinar o rumo de uma conversa, o sucesso de um projeto ou até a qualidade dos nossos relacionamentos. No trabalho, por exemplo, saber se expressar com clareza e empatia faz diferença direta na...

0 comentários