Brazil Greece

»

»

Quer saber se um azeite é fraudado? Sua geladeira pode ajudar!

| Em 05/04/2024 às 17:41
Freepik.

Não é segredo para ninguém que o preço do azeite está nas alturas. Isso é uma consequência direta da falta de chuvas nas regiões mediterrâneas, onde ele é produzido em maior escala. O problema é que, para suprir a falta desses produtos no mercado, muitas empresas estão fraudando esse tipo de alimento. E, assim, os clientes acabam levando para casa um produto que não é aquilo que elas acreditam que estão comprando. Ou seja, comprando um azeite fraudado.

Apesar de o Estado já estar com uma ação que procura esses itens adulterados, ainda é muito difícil impedir a comercialização desses produtoss em grande parte do país.

Portanto, para evitar que você caia neste tipo de golpe, preparamos uma lista com as principais dicas que te ajudarão a reconhecer se o azeite está ou não adulterado.

As melhores dicas para saber se o azeite é fraudado ou legítimo

Veja a maneira mais rápida para reconhecer a procedência de um azeite de mercado.

Já comprou?

Comprou um azeite e não sabe dizer se ele é realmente o produto que diz ser na embalagem? Existe um truque super simples que vai te mostrar a verdade em poucos minutos.

Coloque a garrafa na geladeira e espere um tempo. Então, caso o material congele, ele realmente é um azeite. Porém, se ele ficar uma aparência branca e em forma de pasta, isso pode ser um sinal de que ele sofreu adulteração.

Leia mais: Vinho quente simples: barman gringo ensina receita fácil e rápida

Ainda não comprou?

Para quem precisa comprar azeite está assustado com a possibilidade de adquirir algo adulterado, aqui estão as melhores dicas de prevenção.

1. Cheiro estranho

A maioria dos azeites que sofreram adulteração costumam ter cheiros bem semelhantes aos óleos.

4. Garrafa transparente

Além disso, caso perceba que o azeite está em uma embalagem transparente, evite comprá-lo. A maioria é composta por falsos azeites, e os que são legítimos podem sofrer alterações caso não sejam armazenados em garrafas escuras.

Leia mais: 8 pratos vegetarianos de Portugal para comer e pedir mais

5. Acidez alta demais

Se a embalagem trouxer acidez acima de 0.8% ele não é um azeite extravirgem legítimo.

6. Preço baixo

Estudiosos afirmam que os preços só voltarão a cair perto do final do ano. Então, se encontrar um azeite muito abaixo do preço, desconfie e procure pelos indícios descritos acima.

Gostou desse texto? Então, dê uma olhada no Brazil Greece para outras informações interessantes!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários