Não é segredo para ninguém que o preço do azeite está nas alturas. Isso é uma consequência direta da falta de chuvas nas regiões mediterrâneas, onde ele é produzido em maior escala. O problema é que, para suprir a falta desses produtos no mercado, muitas empresas estão fraudando esse tipo de alimento. E, assim, os clientes acabam levando para casa um produto que não é aquilo que elas acreditam que estão comprando. Ou seja, comprando um azeite fraudado.
Apesar de o Estado já estar com uma ação que procura esses itens adulterados, ainda é muito difícil impedir a comercialização desses produtoss em grande parte do país.
Portanto, para evitar que você caia neste tipo de golpe, preparamos uma lista com as principais dicas que te ajudarão a reconhecer se o azeite está ou não adulterado.
As melhores dicas para saber se o azeite é fraudado ou legítimo
Veja a maneira mais rápida para reconhecer a procedência de um azeite de mercado.
Já comprou?
Comprou um azeite e não sabe dizer se ele é realmente o produto que diz ser na embalagem? Existe um truque super simples que vai te mostrar a verdade em poucos minutos.
Coloque a garrafa na geladeira e espere um tempo. Então, caso o material congele, ele realmente é um azeite. Porém, se ele ficar uma aparência branca e em forma de pasta, isso pode ser um sinal de que ele sofreu adulteração.
Leia mais: Vinho quente simples: barman gringo ensina receita fácil e rápida
Ainda não comprou?
Para quem precisa comprar azeite está assustado com a possibilidade de adquirir algo adulterado, aqui estão as melhores dicas de prevenção.
1. Cheiro estranho
A maioria dos azeites que sofreram adulteração costumam ter cheiros bem semelhantes aos óleos.
4. Garrafa transparente
Além disso, caso perceba que o azeite está em uma embalagem transparente, evite comprá-lo. A maioria é composta por falsos azeites, e os que são legítimos podem sofrer alterações caso não sejam armazenados em garrafas escuras.
Leia mais: 8 pratos vegetarianos de Portugal para comer e pedir mais
5. Acidez alta demais
Se a embalagem trouxer acidez acima de 0.8% ele não é um azeite extravirgem legítimo.
6. Preço baixo
Estudiosos afirmam que os preços só voltarão a cair perto do final do ano. Então, se encontrar um azeite muito abaixo do preço, desconfie e procure pelos indícios descritos acima.
Gostou desse texto? Então, dê uma olhada no Brazil Greece para outras informações interessantes!
0 comentários