O Tsoureki, um pão doce que é uma parte essencial das celebrações de Páscoa na Grécia, possui raízes profundas na história e na cultura. Este pão era originalmente se associava às festividades de primavera e ao renascimento. Então, ao longo dos séculos os gregos o incorporaram nas tradições da Páscoa Grega. O nome “Tsoureki” é pensado para ter origens na palavra turca “çörek”, indicando um tipo de pão fermentado, embora também possa ter raízes em outras culturas da região, como a persa e a armênia. Mas, por que ele é tão importante e tradicional e como fazê-lo?
Por que o tsoureki é tradicional da Páscoa Grega?
Antes de mais nada, o Tsoureki é um símbolo importante durante a Páscoa grega por vários motivos. Primeiramente, a sua forma é bastante significativa, pois é trançado em três fios, que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Além disso, é feito com ingredientes que têm um simbolismo religioso, como a farinha, que representa a vida, o fermento, que simboliza a ressurreição de Cristo, e os ovos vermelhos, que simbolizam o sangue de Cristo.
Durante a Páscoa, ele é mais que um item alimentar. Na verdade, é um elemento central que simboliza a união e a celebração familiar. Tradicionalmente, é feito na Quinta-feira Santa e consumido no domingo de Páscoa, marcando o fim do jejum da Quaresma. Nos tempos modernos, o Tsoureki evoluiu para incluir várias versões, como recheios de chocolate ou nozes, e até versões sem glúten para atender às tendências dietéticas modernas.
Leia mais: Por que a Páscoa Grega ainda não aconteceu esse ano?
Tradições da Páscoa grega
Um aspecto lúdico das celebrações é o “tsougrisma”, um jogo tradicional onde ovos tingidos de vermelho são usados para “batalhas” amigáveis, simbolizando a ressurreição e a esperança de boa sorte para o ano que vem. Além do Tsoureki, as celebrações incluem pratos especiais como o cordeiro assado e outros alimentos que marcam o fim do jejum.
Leia mais: 20 frutas que só existem do Brasil e você nem imaginava
Como fazer Tsoureki?
A receita tradicional de Tsoureki, o pão doce grego de Páscoa, é conhecida por seu sabor e textura únicos, graças aos ingredientes especiais e ao método de preparação meticuloso.
Ingredientes:
- Fermento seco ativo: 24 gramas
- Água morna: 1 xícara
- Açúcar: 2 xícaras
- Farinha de trigo de alto glúten ou comum: Aproximadamente 8 xícaras
- Manteiga sem sal: 1 xícara (equivalente a ½ libra), à temperatura ambiente
- Leite integral: 1 xícara, levemente aquecido
- Ovos grandes: 6 unidades
- Mastiha (mastic triturado): 1 colher de chá
- Mahlepi (mahaleb moído): 1 ½ colheres de chá
- Ovos para pincelar (gemas): 4 unidades, misturadas com um pouco de leite
- Sementes de gergelim ou amêndoas fatiadas: para decorar (opcional)
Modo de preparo:
Preparação do fermento
Dissolva o açúcar em água morna e polvilhe o fermento por cima. Deixe repousar até que comece a espumar.
Preparação da massa
Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme pálido e fofo. Adicione os ovos um a um, seguido do leite morno. Misture bem.
Adição de ingredientes secos
Junte gradualmente a farinha peneirada, o mastiha e o mahlepi à mistura líquida. Bata até formar uma massa homogênea.
Sova e primeira fermentação
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove até ficar lisa e elástica. Coloque em uma tigela untada, cubra com um pano e deixe crescer em um local aquecido até dobrar de volume.
Formação e segunda fermentação
Divida a massa crescida em partes e forme tranças ou outras formas desejadas. Coloque em assadeiras, cubra levemente e deixe crescer novamente até quase dobrar de tamanho.
Assar
Pincele as tranças com a mistura de gema de ovo e leite, e se desejar, polvilhe com sementes de gergelim ou amêndoas. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C (350 °F) até dourar.
Resfriar
Deixe o Tsoureki esfriar em uma grade antes de servir.
E aí? Agora que já sabe como fazer essa delícia, vou aproveitar para comer o que a minha mãe grega fez aqui. Mas, se você gostou da receita, também pode fazer em casa!
0 comentários