Tirar a sobrancelha faz os pelos pararem de crescer?

Veja todos os detalhes sobre a depilação da sobrancelha

Quem já precisou retirar pelos da sobrancelha usando pinças entende que todo esse processo pode ser bem delicado. Além do desconforto sentido no momento, você pode exagerar e tirar mais do que necessário. Ademais, não são todos os fios que conseguem crescer novamente. Isso pode fazer com que você tenha sobrancelhas mais finas e o resultado não seja satisfatório. Então, quer saber mais sobre a depilação das sobrancelhas. Confira a seguir!

Como é o processo de crescimento da sobrancelha?

Para compreendermos os resultados da depilação na sobrancelha, necessitamos adentrar no modo como os fios crescem. No geral, existem três estágios de crescimento: anágena, catágena e telógena.

A primeira é a etapa de crescimento ativo, onde as células são fracionadas e elevam de número. Além disso, os folículos pilosos ficam parecidos com uma cebola e as fibras capilares se iniciam a emergir dos folículos. Durante no máximo três meses.

Já na segunda fase, o crescimento dos fios se reduz em razão da divisão celular e a proliferação das células começam a cair.

Por fim, na última etapa, os folículos descansam e os fios da sobrancelha começam a crescer, em até quatro meses.

LEIA MAIS: Pele oleosa? Veja quais são os melhores hidratantes que você tem que conhecer

Problemas ao retirar pelos da sobrancelha

Ao final dos três estágios, é normal que os fios caiam naturalmente, dando oportunidade para que um novo cabelo comece o ciclo através do mesmo folículo.

Esse processo de crescimento, transição, descanso e substituição acontece durante toda a vida, e só é capaz por conta de que os folículos são ricos em células-tronco.

Sendo assim, as células-tronco conseguem fazer o crescimento recorrente e autorrenovação. Porém, por algumas razões (envelhecimento, alterações dos hormônios e danos físicos), o ciclo pode ser barrado. Então, surge a queda capilar.

Dessa forma, quando os folículos pilosos são afetados, os mesmos podem não conseguir novos cabelos. Nessa situação, os poros ficam abertos e a sobrancelha só cresce novamente se a pessoa parar de depilar por um tempo.

No entanto, quando a ação de retirar pelos da sobrancelha causa problemas irreversíveis aos folículos pilosos, os poros são bloqueados com tecido cicatricial, evitando o crescimento de cabelos novos e assim ter uma sobrancelha relativamente fina.

Por fim, gostou deste artigo? Então confira várias outras notícias semelhantes a esta aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também