Afinal, será mesmo que você deveria usar papel alumínio para cozinhar?

Um item tão comum em sua cozinha pode estar prejudicando a sua saúde.

O papel alumínio é um item praticamente essencial na cozinha, sendo inclusive considerado obrigatório em muitas receitas. No entanto, o uso excessivo desse material durante o preparo dos alimentos pode acarretar malefícios. Por isso, descobriremos quais são os riscos de utilizar papel alumínio para cozinhar.

Saiba quais os riscos do papel alumínio parar cozinhar

Quais os riscos de toxicidade do papel alumínio

O alumínio é um metal que se bioacumula no organismo, ou seja, uma vez que entra no corpo humano, ele tem caráter tóxico e não consegue ser excretado. Por isso, acaba se acumulando em nosso sistema, podendo trazer prejuízos a longo prazo.

Assim, mesmo sendo comumente usado, quando o alumínio contamina alimentos e é ingerido constantemente, contribui para o desenvolvimento de doenças degenerativas e cognitivas, como o Alzheimer.

Além disso, dentro do organismo, esse material pode influenciar a capacidade do corpo de absorver nutrientes, como o cálcio, o que acarreta consequências para os ossos.

LEIA MAIS: Parecem óbvios, mas poucos conhecem esses truques na cozinha

Em quais condições ele passa a ser perigoso?

Existem processos aos quais o papel alumínio é submetido que aumentam o risco de contaminação. Em geral, esse material pode ser utilizado na cozinha, mas é importante evitar o seu uso nas seguintes condições:

  1. Submetê-lo a altas temperaturas em contato direto com o alimento;
  2. Utilizá-lo com alimentos e molhos mais ácidos, como limão e vinagre;
  3. Utilizá-lo em cozimentos que envolvam algum tipo de álcool.

Dessa forma, ao evitar submeter o papel alumínio a esses tipos de condições, é possível utilizá-lo de maneira segura, sem colocar sua saúde em risco. Ele pode ser utilizado para embalar, armazenar, proteger e isolar alimentos.

Alguns substitutos do papel alumínio mais seguros

O papel alumínio é muito utilizado por sua eficiência e também pelo custo benefício. No entanto, existem hoje no mercado outras alternativas para substituir esse material, confira quais são eles:

1 Para o uso no forno pode utilizar o papel manteiga;

2 A folha de bananeira para cozinhar alimentos na churrasqueira;

3 Para armazenar, opte por potes de vidro.

Gostou de conhecer quais os risco de se usar papel alumínio para cozinhar.? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais