Novidade importante para quem usará Gás de Cozinha em 2023

Será que você tem direito a receber esse benefício? Saiba como ele funciona!

O gás de cozinha é uma das despesas que mais pesam no bolso do colaborador, infelizmente é uma necessidade cada vez mais cara para se ter em casa. No entanto, para quem realmente está vulnerável socialmente, o auxílio gás pode ajudar e muito para não deixar faltar o preparo dos alimentos. Conheça hoje mais um pouco sobre esse benefício.

Como funciona o auxílio gás?

Em dezembro de 2021, o auxílio gás foi implementado pelo Governo Federal do Brasil. O objetivo dele, de maneira geral, é beneficiar aquelas famílias que não possuem condições financeiras para comprar o seu próprio gás, já que os preços estão cada vez mais exorbitantes.

Além disso, muitas pessoas ficaram preocupadas se ele iria deixar de ser uma realidade para o povo brasileiro, mas não será isso que vai acontecer. Com a transição do governo, é preciso se atentar que ele será pago juntamente com o bolsa família.

LEIA MAIS: Como fazer o empréstimo do Auxílio Brasil? Tudo o que você precisa saber! 

Qual o valor do auxílio gás?

Como o próprio nome já diz, se trata de um auxílio, então o governo se comprometia a pagar 50% do valor previsto para o botijão. No entanto, felizmente, a promulgação da PEC de Benefícios e a Medida Provisória 1.155/2023 permitiram a aprovação do valor de 100% voltado para o valor médio em dezembro de 2022. Com isso, os cidadãos passam a ficar totalmente despreocupados com este gasto.

LEIA MAIS: Valor do Auxílio Brasil 2023 é definido; Veja qual será e o que muda para você!

Como receber o benefício

Para ter acesso ao vale-gás é preciso que a família seja cadastrada no CadÚnico do Governo Federal, ele unifica os beneficiários para que eles possam ter acesso aos programas feitos pelo governo. Para isso é necessário:

  • Que a renda da família (por pessoa)seja de até meio salário mínimo por mês;
  • Possuir algum integrante familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Além disso, existe a prioridade para mulheres vítimas de violência doméstica, que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Essa é uma forma de assegurar o conforto e bem-estar dessas mulheres que sofreram.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também