Fim do mistério: agora sabemos o motivo do concreto romano ser tão durável!

O Panteão tem quase dois mil anos de idade e está intacto até hoje

A arquitetura romana é sem dúvida uma das mais impressionantes. Para se ter ideia, o Panteão é uma construção romana de quase dois mil anos de idade que está intacta até hoje, recebendo o recorde de maior cúpula de concreto não armado do mundo. Para saber mais sobre o motivo do concreto romano ser tão durável, continue a leitura!

Por que o concreto romano é tão durável?

O concreto romano apresenta na sua composição duas substâncias principais: pozzolana e cal. A pozzolana é uma mistura de cinzas vulcânicas, que quando em contato com a água forma um concreto muito forte. No entanto, não é só essa mistura que dá ao concreto romano a sua durabilidade.

Existe nas paredes romanas pedaços brancos de cal, também chamados de clastos de cal. Durante muito tempo, acreditou-se que a presença da cal estava ligada ao baixo controle de qualidade. No entanto, por meio de análises e técnicas de mapeamento químico, descobriu-se que a cal era responsável por conferir durabilidade a estrutura.

De acordo com as pesquisas, os clastos eram formados pela adição de cal virgem à mistura quente. Isso porque o aquecimento permite a formação de ligações químicas, que produzem outros compostos formados exclusivamente em altas temperaturas. Além disso, o aquecimento reduz de forma considerável os tempos de cura e ajuste, já que todas as reações são aceleradas.

Quando os clastos são formados, eles conferem a estrutura de concreto a propriedade de autocura. Assim, ao aparecer uma rachadura no concreto, ela ocorre, preferencialmente, nesses clastos. Na medida que a água entra pela rachadura, ela reage com a cal e forma uma solução rica em cálcio. Quando a solução seca, forma o carbonato de cálcio que cola a rachadura.

LEIA MAIS: O Que Fazer Em Roma Em 1 a 2 Dias: 16 Dicas! 

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais