Um grego te apresenta a Ilha Grega do filme Mamma Mia!

Skopelos é um tesouro escondido da Grécia incluído nas Espórades do Norte, juntamente com Skiathos e Alonissos.

Em 2008, o musical de sucesso Mama Mia foi filmado lá e as attividades da ilha dispararam.

No entanto, Skopelos já era conhecida no exterior, pois é uma bela ilha que é 80% verde, tem belas praias e uma arquitetura única, composta por elementos venezianos e macedônios!

Skopelos, ilha grega do filme Mamma Mia

Skopelos Mamma Mia.

Antes de mais nada, Skopelos tem a forma de um saxofone e oferece uma grande variedade de enseadas, portos naturais e belas falésias que cobrem a maior parte da costa.

Afinal, não é por acaso que as focas-monge-do-mediterrâneo visitam a ilha todos os anos para dar à luz nas cavernas formadas pelas rochas. Além disso, se você tiver sorte, poderá vê-las nadando nas praias.

Em relação à vizinha cosmopolita Skiathos, Skopelos mantém seu caráter tradicional em maior medida. Por esta razão, deve saber que a ilha não é famosa pela sua vida noturna, mas sim pela requintada comida oferecida pelas tradicionais tabernas.

Os mitos de Skopelos

Segundo a lenda, a ilha foi fundada por Staphylos, um dos filhos do deus Dionísio e da princesa Ariadne de Creta.

Claro que este mito não é acidental, já que a ilha é conhecida em toda a Grécia desde os tempos antigos até hoje pelo maravilhoso vinho que produz!

Nos tempos antigos, Skopelos era chamado Peparithos e era famoso por seu vinho único conhecido como “vinho Peparithos”.

Por fim, o nome atual foi dado à ilha durante o período helenístico.

LEIA MAIS: As 10 Melhores Vinícolas Do Vinhedo Vulcânico De Santorini!

Os melhores pontos turísticos de Skopelos

Basílica de Agios Athanasios

Skopelos Mamma Mia.

A ilha tem mais de 360 ​​igrejas e capelas. A estrutura eclesiástica mais antiga existente é a Basílica de Agios Athanasios, construída no século XI e que fica na área de Kastro (fortaleza).

Tumbas antigas esculpidas nos baús

Estes são quatro túmulos antigos e únicos, provavelmente do período romano ou cristão primitivo, que escondem muitos mistérios. Além disso, especula-se que em algum lugar existam tesouros escondidos na falésia que chega até ao mar.

Mosteiro de Evangelistria em Chora

O mosteiro de Evangelistria fica na encosta do Monte Paluki, em um excelente local que oferece uma vista panorâmica de Chora.

A construção desta igreja bizantina ocorreu em 1712, sobre as ruínas de um antigo mosteiro bizantino de 1676, por Hadzi-Stefanis Daponte (pai de Cesarios Daponte) e pertence ao Mosteiro Xiropotamos do Monte Athos.

Por fim, o edifício parece uma fortaleza, pois naquela época a maioria dos mosteiros foi invadida por piratas.

LEIA MAIS: Conheça Amorgos: A Ilha Grega Do Filme “Imensidão Azul”!

A capela onde o filme Mamma Mia foi filmado

O que fazer em skopelos Grécia.

Skopelos ficou famosa principalmente no exterior em 2008, quando ocorreu a filmagem do filme de sucesso Mamma Mia na ilha. De fato, a procissão do casamento foi filmada na capela de Agios Ioannis, perto da vila de Glossa.

Ruínas de um castelo veneziano

O castelo veneziano ficava no antigo assentamento de Peparithos, ou seja, na terra de Skopelos. Porém, hoje apenas suas ruínas sobrevivem.

Além disso o seu primeiro reparo ocorreu no século 13 pelos Venezianos. O castelo une a capital da ilha e é visível de todos os pontos da mesma. Por fim, se você subir os degraus que começam na beira do porto em Panagitsa tou Pyrgos, descobrirá a fortaleza de perto e apreciará a vista sem fim.

Chora, Skopelos

Skopelos Grécia.

O porto da ilha, também chamado de Chora, é a principal cidade de Skopelos. Em 1978, a cidade de Skopelos foi homenageada pelo presidente da Grécia, Konstantinos Tsatsos, como um assentamento tradicional de beleza excepcional. Esta distinção deve-se à arquitetura excecional da ilha, composta por elementos da arquitetura veneziana e macedônica.

Além disso, Chora tem forma de anfiteatro e se estende desde o castelo veneziano do século XIII (Castelo de Gyzi) até o Porto. A partir deste ponto, os visitantes podem admirar um nascer do sol espetacular.

Em contraste com os bairros tranquilos que ficam nas colinas de Chora, o porto e a orla da cidade estão sempre movimentados e animados.

LEIA MAIS: Conheça As 4 Ilhas Gregas Mais Lindas Das Espórades!

Praias de Skopelos

Skopelos Mamma Mia.

Skopelos, com um litoral que chega a 62 quilômetros, tem praias para todos os gostos. As mais famosas delas são Stafylos, Agnontas, Limnonari, Panormos, Milia, Kastani e várias outras que você pode conferir abaixo.

Os 3 portos de Skopelos

Skopelos Grécia.

O principal porto da ilha chama-se Skopelos, enquanto os outros dois menores são o porto de Glossa e o porto de Agnontas, que ficam nas aldeias com os mesmos nomes.

Assentamentos em Skopelos

Agnondas Skopelos

Agnontas é uma pitoresca vila de pescadores coberta de pinheiros, que fica a 8 km de Chora e a 22,5 km de Glossa.

Além disso, os visitantes podem desfrutar de peixe fresco e mariscos nas suas tradicionais tabernas de peixe.

Ainda, junto a Agnontas, encontra-se o rochedo de Amaranto com os característicos pinheiros debruçados sobre o mar.

A vila recebeu o nome das Agnotas olímpicas. Em 569 aC o corredor Agnontas ganhou a corrida e desembarcou de seu navio neste momento.

Então, para homenageá-lo, os habitantes locais deram seu nome à área e seu rosto está retratado em uma moeda de prata da era clássica grega, enquanto você também verá uma estátua dele no porto.

Por fim, navios de passageiros atracam no porto protegido em condições climáticas adversas.

Skopelos Loutraki

Skopelos Grécia.

Antes e mais nada, Loutraki pertence ao assentamento de Glossa e é o segundo maior porto de Skopelos. Os primeiros navios param aqui vindos de Skiathos, Volos, Mantoudi, Evia e Agios Konstantinos.

Além disso, o assentamento é construído em torno do porto e tem hotéis, tabernas, cafés e bares.

Ainda, Loutraki é a antiga cidade de Selinos, fundada pelos calcidianos no século VIII aC. Porém, apenas uma parte das muralhas do sudeste da cidade antiga sobrevive até hoje, assim como algumas ruínas de um edifício antigo.

No lado sudeste de Loutraki existem ruínas das Termas Romanas, às quais Loutraki deve o seu nome. Por fim, Loutraki fica a 45 minutos de carro da cidade de Skopelos.

Paleo Klima, Skopelos

Paleo Klima é uma antiga vila pitoresca de Skopelos. Além disso, fica na parte noroeste da ilha entre Neo Klima-Elios e Glossa. As antigas casas de pedra são construídas em forma de anfiteatro na montanha e têm vista para o Mar Egeu.

Até 1950 a vila estava dividida em duas partes, a parte baixa e a parte alta. A parte baixa é mais antiga que a superior, fundada no século XVIII por habitantes de Glossa.

Porém, um grande terremoto atingiu a vila em 1965, resultando em graves danos causados ​​por deslizamentos de terra contínuos. Então, os habitantes de Paleo Klima mudaram-se para Neo Klima – Elios e Loutraki.

Vila de Elios

A vila de Elios, também famosa por locais como Neo Klima, fica a 19 quilômetros da cidade de Skopelos. Além disso, é caracterizada por densas florestas de pinheiros e um belo porto.

Ademais, a fundação da vila ocorreu em 1981, o que a torna bastante nova em comparação com o resto da Grécia.

Por fim, os moradores locais restauraram a área após o terremoto de 1965 e agora é uma próspera vila com um pequeno cais para barcos, lojas locais, tradicionais tavernas de peixe e várias opções de acomodação.

Vila de Glossa

Skopelos Grécia.

O segundo assentamento mais importante na ilha de Skopelos é a vila de Glossa, que fica a aproximadamente 25 quilômetros a noroeste da Chora de Skopelos.

Glossa foi construída em forma de anfiteatro na encosta de uma montanha com vista para o Mar Egeu e florestas de pinheiros ao fundo. Por isso, a vila oferece excelentes oportunidades fotográficas para os visitantes.

Ainda, uma das atrações mais importantes da vila é o Mosteiro de Taxiarches que fica no meio de um denso pinhal.

Por fim, os visitantes têm a opção de acomodação em hotel ou quartos para alugar. Enquanto as muitas tabernas da zona servem diariamente um delicioso peixe fresco.

LEIA MAIS: Mitologia Grega: Descubra Como O Mar Egeu Recebeu O Seu Nome!

Comida em Skopelos

Skopelos Grécia o que comer.

A cozinha de Skopelos tem uma grande variedade e é composta por muitos produtos tradicionais.

Além disso, os produtos que você definitivamente deve experimentar da culinária de Skopelos são queijo de cabra, o mel e as ameixas.

Quanto aos pratos tradicionais de Skopelos, não pode deixar de provar o cabrito de Skopelos, a carne de marmelo e o rofo Stifado.

Por fim, uma mesa grega sempre fecha com uma sobremesa. Então, você deve experimentar a sobremesa tradicional de Skopelos que é a sobremesa da colher de ameixa chamada Avgato.

Ainda, a maioria das tabernas oferece os pratos acima mencionados. Skopelos também é famosa pelo óleo que produz. Até porque comida da ilha grega sem óleo não é comida.

Por fim, sugerimos que acompanhe a sua comida com os vinhos de Skopelos, famosos desde os tempos antigos.

LEIA MAIS: Vinhos Gregos: Descubra As Variedades Mais Antigas Da Europa!

Como chegar a Skopelos

Skopelos está ligada à Grécia continental por rotas de ferry dos portos de Volos, dos portos de Evia Mantoudi e Kymi, do porto de Agios Konstantinos e às vezes do porto de Thessaloniki.

As rotas de ferry para Skopelos

Vólos para Skopelos

A maneira mais fácil de chegar a Skopelos a partir da Grécia continental é a partir do porto de Volos, pois há rotas durante todo o ano e a viagem dura entre 2 e 4 horas.

Thessaloniki-Skopelos

Também é de fácil acesso a partir de Tessalônica quando existem rotas naturais, uma vez que a ligação com Skopelos só funciona no verão. Por fim, a duração da viagem Thessaloniki-Skopelos é de aproximadamente 3-4 horas.

Mantoudi-Skopelos

Mas se você estiver em Atenas, o porto mais próximo para ir a Skopelos é Mantoudi em Evia, onde as viagens duram de 1h30 a 3 horas.

Agios Konstantinos-Skopelos

Durante o verão existem rotas sazonais para Skopelos e Esporades a partir do porto de Agios Konstantinos em Fthiotida, onde a viagem para Agios leva cerca de 4 horas.

OBS: Skopelos não tem aeroporto e o mais próximo que serve todas as Espórades do Norte é o aeroporto de Skiathos.

Gostou do nosso artigo? Você pode encontrar mais artigos e nos seguir no site Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais