Brazil Greece

»

»

Por que as pessoas vestem verde no St. Patrick’s Day? Gringo conta!

| Em 16/03/2024 às 17:26

Cada ano, há séculos, no dia 17 de março, os irlandeses em todo o mundo celebram o Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day). Então, é uma festa irlandesa marcante, durante a qual todos se vestem de verde e as pessoas consomem álcool, principalmente cerveja irlandesa.

Neste dia, toda a Irlanda se vestirá de verde para as celebrações, durante as quais milhares de cidadãos participarão dos eventos em centenas de locais. Em Dublin, acontecerá mais uma vez o desfile mundialmente conhecido, e espera-se que percorra um percurso de 3 quilômetros, com ponto de partida na Praça Parnell. Os irlandeses em todos os lugares, vestidos de verde, vão cozinhar pratos locais e consumir muita cerveja.

Quando foi o primeiro dia de São Patrício?

Por volta do século IX ou X, as pessoas na Irlanda começaram a comemorar o dia de São Patrício em 17 de março. No entanto, o primeiro desfile para o Dia de São Patrício não ocorreu na Irlanda, mas sim nos Estados Unidos.

Registros históricos mostram que um desfile para o Dia de São Patrício ocorreu em 17 de março de 1601 em uma colônia espanhola em São Agostinho, na Flórida.

Desde então, com o orgulho nacional irlandês crescendo entre os imigrantes irlandeses nos EUA e com a ajuda de organizações religiosas, sociais e fraternais, a popularidade desses desfiles aumentou.

Quem foi São Patrício? Ele foi real?

Ele foi uma pessoa real e não um mito. No entanto, algo que muitos não sabem é que ele não era irlandês, mas britânico. São Patrício nasceu na cidade de Glywysing, na Escócia, perto da confluência dos rios Severn e Avon, por volta de 380 d.C.

Ele era uma pessoa real com o nome Maewyn Succat. Quando adolescente, foi supostamente sequestrado e levado para a Irlanda, onde viveu como escravo por 5-6 anos, até escapar. Durante sua estadia na Irlanda, ele teria tido uma visão enviada por Deus, que o levou ao caminho que o tornaria conhecido como São Patrício.

Após a visão, abandonou sua fé tradicional e converteu-se à Igreja Católica. Mais tarde, ele escapou, mas retornou à Irlanda e é considerado aquele que trouxe o Cristianismo para o povo lá.

Nos séculos que se seguiram à sua morte (acredita-se que foi em 17 de março de 461 d.C.), os mitos sobre sua vida tornaram-se parte inseparável da cultura do povo irlandês.

Leia mais: 5 cervejas gringas que conquistaram o coração do brasileiro

Dia de São Patrício e seus simbolismos

Dia do São Patricio

Hoje, o Dia de São Patrício tornou-se uma grande celebração global, onde devotos ao santo comemoram em 17 de março. Nesta data, tudo se enche de verde, refletindo as cores nacionais oficiais da Irlanda, onde o trevo é um símbolo nacional.

Por que celebram a dia de São Patricio com a cor verde?

Um dos mitos mais difundidos sobre São Patrício é que ele ilustrou a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) usando as três folhas de um trevo irlandês.

A cor verde foi finalmente incorporada às festividades do Dia de São Patrício no século XVIII. Graças à popularidade do trevo e à paisagem da Irlanda, essa cor acabou se tornando uma associação marcante com a data festiva.

Um aspecto importante do Dia de São Patrício é a tradição de usar trajes verdes durante as celebrações. Essa prática de vestir verde está ligada à lenda de que usar a cor verde torna as pessoas invisíveis aos olhos dos duendes, que costumam pregar peças nos humanos durante o feriado. Portanto, vestir-se de verde é uma maneira de se proteger dessas travessuras e de demonstrar a participação nas festividades do Dia de São Patrício.

Leia mais: 3 cidades incríveis para conhecer a Itália sem sair do Brasil

As celebrações em todo o mundo

O notável é que até o século XX, o Dia de São Patrício na Irlanda não tinha relação alguma com as celebrações nos EUA, pois era uma festa cristã, que coincidia com a Quaresma. As famílias iam à igreja de manhã e à tarde havia uma espécie de festa, mas não nos moldes atuais.

Então, as pessoas estabeleceram os desfiles na Irlanda e hoje a festa se espalhou para mais de 150 cidades ao redor do mundo, com destaque, é claro, para Dublin. Há algumas décadas, as pessoas “misturaram” a antiga festa estritamente cristã com elementos tradicionais da Irlanda. Por isso agora ela inclui duendes, concertos com música tradicional, roupas verdes, trevos e consumo de cerveja. Quanto à comida, para o dia, as pessoas indicam guisado de carne, torta de carneiro e carne bovina com repolho.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários