Brazil Greece

»

»

Taison faz gesto contra o racismo no ex-time do Abel e viraliza!

| Em 21/03/2023 às 22:15

Com base no Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, comemorado em 21/03/2023, o PAOK, ex-equipe de Abel Ferreira, homenageou Taison Barcellos Freda, que marcou um gol em sua primeira participação e comemorou levantando o punho.

O que significou a comemoração de Taison?

Taison faz gesto contra do racismo em Grecia

A maneira como o ex-jogador do Internacional SC comemorou foi cheia de significado, comemorou com o famoso “punho erguido” contra o racismo. Taison marcou o segundo gol contra o Panathinaikos e animou o estádio comemorando com o punho erguido.

Esta é um dos gestos mais emblemáticos e históricos, que se originou nos Jogos Olímpicos do México em 1968. Em 16 de outubro, dois atletas americanos, Tommie Smith e John Carlos, levantaram suas mãos calçando luvas pretas durante o hino nacional dos EUA em protesto contra a forma como os negros eram tratados.

Foi um movimento que chocou o mundo. Em 1968, a luta dos negros americanos pelos direitos políticos estava em seu auge, Martin Luther King foi assassinado e houve agitação.

LEIA MAIS: O cachorro de Hamilton que é blogger; veja qual é a raça, quanto custa e quanto ele ganha por dia!

O Taison é sensível às questões raciais e costuma comemorar de maneiras que se destacam

Durante sua longa carreira, Taison sempre lutou contra o racismo, sem se importar com o custo pessoal.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em novembro de 2019, quando o brasileiro, então no Shakhtar, não aguentou os gritos racistas dos torcedores do Dínamo de Kiev e decidiu reagir. Então, fez um gesto obsceno para a arquibancada e chutou a bola em direção a eles.

O árbitro o expulsou e essa ação, combinada com a carga psicológica de Taison, o levou a um acesso de choro. Então, pouco depois, ele enviou sua mensagem: “Nunca vou calar a boca diante de atos tão desumanos. Aprendi a lutar por nossos direitos e igualdade. Em uma sociedade racista, não basta não sermos racistas, devemos ser antirracistas! ”

Vale acrescentar que, na época, jogadores famosos como Neymar, Fernandinho, Douglas Costa e outros ficaram do lado de Taison.

Em qual o time que Taison joga na Grécia?

Para a história, o PAOK é um time grego da cidade Tessalônica, que nos últimos anos tem sido destaque no campeonato grego. Mas o time e mais famoso pelos torcedores mais fanáticos da Grécia. É a última equipe de Abel antes de deixar a Grécia e continuar sua carreira no Palmeiras. Finalmente, Taison conseguiu levar sua equipe à final da Copa e com sua ajuda, PAOK está disputando o campeonato também.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários