Notícias

Taison faz gesto contra o racismo no ex-time do Abel e viraliza!

Taison faz gesto contra o racismo no ex-time do Abel e viraliza!
By     -   On

Com base no Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, comemorado em 21/03/2023, o PAOK, ex-equipe de Abel Ferreira, homenageou Taison Barcellos Freda, que marcou um gol em sua primeira participação e comemorou levantando o punho.

O que significou a comemoração de Taison?

Taison faz gesto contra do racismo em Grecia

A maneira como o ex-jogador do Internacional SC comemorou foi cheia de significado, comemorou com o famoso “punho erguido” contra o racismo. Taison marcou o segundo gol contra o Panathinaikos e animou o estádio comemorando com o punho erguido.

Esta é um dos gestos mais emblemáticos e históricos, que se originou nos Jogos Olímpicos do México em 1968. Em 16 de outubro, dois atletas americanos, Tommie Smith e John Carlos, levantaram suas mãos calçando luvas pretas durante o hino nacional dos EUA em protesto contra a forma como os negros eram tratados.

Foi um movimento que chocou o mundo. Em 1968, a luta dos negros americanos pelos direitos políticos estava em seu auge, Martin Luther King foi assassinado e houve agitação.

LEIA MAIS: O cachorro de Hamilton que é blogger; veja qual é a raça, quanto custa e quanto ele ganha por dia!

O Taison é sensível às questões raciais e costuma comemorar de maneiras que se destacam

Durante sua longa carreira, Taison sempre lutou contra o racismo, sem se importar com o custo pessoal.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em novembro de 2019, quando o brasileiro, então no Shakhtar, não aguentou os gritos racistas dos torcedores do Dínamo de Kiev e decidiu reagir. Então, fez um gesto obsceno para a arquibancada e chutou a bola em direção a eles.

O árbitro o expulsou e essa ação, combinada com a carga psicológica de Taison, o levou a um acesso de choro. Então, pouco depois, ele enviou sua mensagem: “Nunca vou calar a boca diante de atos tão desumanos. Aprendi a lutar por nossos direitos e igualdade. Em uma sociedade racista, não basta não sermos racistas, devemos ser antirracistas! ”

Vale acrescentar que, na época, jogadores famosos como Neymar, Fernandinho, Douglas Costa e outros ficaram do lado de Taison.

Em qual o time que Taison joga na Grécia?

Para a história, o PAOK é um time grego da cidade Tessalônica, que nos últimos anos tem sido destaque no campeonato grego. Mas o time e mais famoso pelos torcedores mais fanáticos da Grécia. É a última equipe de Abel antes de deixar a Grécia e continuar sua carreira no Palmeiras. Finalmente, Taison conseguiu levar sua equipe à final da Copa e com sua ajuda, PAOK está disputando o campeonato também.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.