Taison faz gesto contra o racismo no ex-time do Abel e viraliza!

Com base no Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, comemorado em 21/03/2023, o PAOK, ex-equipe de Abel Ferreira, homenageou Taison Barcellos Freda, que marcou um gol em sua primeira participação e comemorou levantando o punho.

O que significou a comemoração de Taison?

Taison faz gesto contra do racismo em Grecia

A maneira como o ex-jogador do Internacional SC comemorou foi cheia de significado, comemorou com o famoso “punho erguido” contra o racismo. Taison marcou o segundo gol contra o Panathinaikos e animou o estádio comemorando com o punho erguido.

Esta é um dos gestos mais emblemáticos e históricos, que se originou nos Jogos Olímpicos do México em 1968. Em 16 de outubro, dois atletas americanos, Tommie Smith e John Carlos, levantaram suas mãos calçando luvas pretas durante o hino nacional dos EUA em protesto contra a forma como os negros eram tratados.

Foi um movimento que chocou o mundo. Em 1968, a luta dos negros americanos pelos direitos políticos estava em seu auge, Martin Luther King foi assassinado e houve agitação.

LEIA MAIS: O cachorro de Hamilton que é blogger; veja qual é a raça, quanto custa e quanto ele ganha por dia!

O Taison é sensível às questões raciais e costuma comemorar de maneiras que se destacam

Durante sua longa carreira, Taison sempre lutou contra o racismo, sem se importar com o custo pessoal.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em novembro de 2019, quando o brasileiro, então no Shakhtar, não aguentou os gritos racistas dos torcedores do Dínamo de Kiev e decidiu reagir. Então, fez um gesto obsceno para a arquibancada e chutou a bola em direção a eles.

O árbitro o expulsou e essa ação, combinada com a carga psicológica de Taison, o levou a um acesso de choro. Então, pouco depois, ele enviou sua mensagem: “Nunca vou calar a boca diante de atos tão desumanos. Aprendi a lutar por nossos direitos e igualdade. Em uma sociedade racista, não basta não sermos racistas, devemos ser antirracistas! ”

Vale acrescentar que, na época, jogadores famosos como Neymar, Fernandinho, Douglas Costa e outros ficaram do lado de Taison.

Em qual o time que Taison joga na Grécia?

Para a história, o PAOK é um time grego da cidade Tessalônica, que nos últimos anos tem sido destaque no campeonato grego. Mas o time e mais famoso pelos torcedores mais fanáticos da Grécia. É a última equipe de Abel antes de deixar a Grécia e continuar sua carreira no Palmeiras. Finalmente, Taison conseguiu levar sua equipe à final da Copa e com sua ajuda, PAOK está disputando o campeonato também.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais