A cidade-fantasma que até mesmo Alexandre, o Grande, temia

Ninguém é imune aos medos da vida, nem mesmo o Grande!

A apenas 30 quilômetros de Antália, na Turquia, existe uma cidade histórica construída nos tempos helenísticos e abriga o teatro antigo mais alto do mundo. Estamos falando da famosa cidade de Termesso, fundada de acordo com Homero pelos Solymoi, uma tribo que habitava na Ásia Menor.

O nome deles vem de Solymos, o filho de Zeus e Chalkeni.

Esta era uma cidade da Pisídia, construída a uma altitude de mais de 1000 metros, no lado sudoeste da montanha Solymos ou Güllük Dağı, como os turcos chamam hoje e fica na cordilheira do Tauro. Além disso, era conhecida pelos “bárbaros termessios”, que se diz que até mesmo Alexandre, o Grande, temia.

Embora esteja em uma região da Ásia Menor com uma rica história, o local nunca foi escavado até hoje.

Os bárbaros que até mesmo Alexandre, o Grande, hesitou em atacar Termesso

Termesso era conhecida pelos “bárbaros termessios”, que se diz que até mesmo Alexandre, o Grande, temia.

De acordo com o historiador antigo Arriano, “Esses homens são da tribo dos Pisídios, bárbaros que habitam uma região elevada e íngreme em todos os lugares, e o caminho perto da cidade é difícil” Em 333 a.C., o estrategista macedônio, após conquistar as costas da Panfília, decidiu virar em direção à Frígia através da Pisídia montanhosa e foi forçado a passar pela inexpugnável fortaleza de Termesso.

Quando chegou perto da encosta da montanha, deparou-se com os termessios guardando todas as colinas ao redor, esperando atacar qualquer um que se atrevesse a se aproximar e ameaçar seu domínio.

A passagem era estreita e os termessios eram muitos e determinados. Alexandre percebeu que não podia atacar. No entanto, conseguiu, com um estratagema, acampar fora da cidade, obrigando finalmente os termessios insubmissos a se fortalecerem dentro da cidade.

Isso foi suficiente até o momento. Ele continuou sua jornada para o norte, deixando o plano de conquistar Termesso para o futuro. A cidade é estimada ter sido abandonada pelos últimos habitantes por volta do século V a.C., provavelmente após um forte terremoto.

Mais tarde, é claro, Alexandre, o Grande, conquistou a maior parte da Pisídia, que depois de sua morte foi herdada por seus generais e posteriormente conquistada pelos romanos.

Leia mais: Afinal, como Alexandre, o Grande, morreu?

O herói da mitologia que conseguiu vencer os Solymoi

De acordo com o mito, Belerofonte foi exilado de Corinto e se refugiou em Tirinto, na corte do rei Próitos. Lá, a rainha Stheneboia (ou Anteia) se apaixonou por ele. Belerofonte a rejeitou e ela o acusou ao marido dela. Querendo afastá-lo de Tirinto, o rei Próitos o enviou ao sogro dele, Ióbates, rei da Lícia, na Ásia Menor (levando uma carta fechada de Próitos, na qual o remetente ordenava que o destinatário matasse o portador).

Ióbates o hospedou esplendidamente por nove dias e, em seguida, abriu a carta. Ele hesitou em matá-lo porque temia as Erínias e encarregou Belerofonte de três difíceis missões.

A primeira missão de Belerofonte

Sobre esta cidade montanhosa, Belerofonte caçou e matou uma das criaturas mais terríveis da mitologia grega, a Quimera. Segundo o mito, a única maneira de derrotar a Quimera era com a ajuda de Pégaso, o mítico cavalo alado.

Belerofonte conseguiu domar Pégaso com a ajuda de Atena e matou finalmente a Quimera. Diz-se que a Quimera simbolizava as nuvens negras que cobriam esta região montanhosa.

A morte dos Solymoi

Depois de retornar ao rei Ióbates, ele lhe atribuiu outro feito.

Como Homero nos informa na Ilíada (Rapsódia Z, 184-185), aqui ocorre o segundo desafio que o rei Próitos atribui ao herói:

“Segundo… Ele lutou contra os famosos Solymoi, em uma batalha tão terrível que até então não tinha igual”

De acordo com esta rapsódia de Homero, Belerofonte conseguiu derrotar os Solymoi.

A terceira e última missão foi a morte das Amazonas.

Finalmente, Belerofonte passou por todas as provações, resultando em forçar Ióbates a dar-lhe a filha dele e tornar-se rei da antiga cidade grega da Lícia. Encontrou um fim trágico quando desafiou os deuses e tentou subir ao Olimpo com Pégaso, algo proibido para mortais.

Leia mais: A mulher-maravilha também veio da Grécia Antiga? Entenda

O Termesso hoje

Hoje, a cidade de Termesso é uma das cidades antigas mais bem preservadas da Turquia, levando você de volta aos gloriosos dias da era helenística com o líder Alexandre, o Grande, e às conquistas do grande império romano. Assim, ao caminhar por Termesso, você encontrará ruínas do antigo mercado, a Via Real e vestígios da muralha helenística. Alguns edifícios centenários ainda permanecem imponentes e cercados pelos galhos de heras na área onde ficava o Aqueduto, que se acredita ter sido destruído no grande terremoto.

você pode gostar também