Você conhece a Grécia? Um grego mostra os motivos para conhecer uma Ilha especial!

Thassos pode não ser tão popular quanto Mykonos e Santorini, no entanto, não tem nada a invejar dessas duas ilhas. Pelo contrário, Thassos tem praias muito mais bonitas, ótimas atrações e oferece estrutura turística e alimentação organizada.

História de Thassos na Grécia

Durante a era do Novo Paleolítico, a Thassos de hoje era uma península na Grécia continental. Achados arqueológicos ao redor de Kastri Theologu testemunham que a ilha era habitável desde então. Mais tarde foi cortada devido a mudanças geológicas que resultaram na formação da ilha que vemos hoje.

No entanto, a primeira referência gramatical sobre os habitantes de Thassos vem da mitologia. Segundo a tradição, Zeus, transformado em touro, apoderou-se de Europa, filha do rei fenício Agenor.

De onde vem o nome Thassos?

Então, seu irmão Thassos, depois de vagar em vão para encontrá-la, chegou à ilha e ficou fascinado com sua beleza e riqueza em metais, com o que construiu uma colônia e deu à ilha o nome de Thassos. Como você pode ver, o nome da ilha permaneceu o mesmo desde os tempos antigos.

Depois de aprender o básico sobre a história da ilha, vamos ver quais são as surpresas que Thassos, conhecida como a “Ilha Esmeralda”, nos reserva hoje.

As melhores atrações em Thassos

A capital de Thassos

Thassos Grécia-> porto.

O nome oficial da chora pode ser Thassos, porém, os moradores ainda chamam a “Cidade” pelo nome de “Limenas” e com razão, já que possui 3 portos.

Ela fica na parte nordeste da ilha, em frente à cidade de Kavala, Keramoti, onde elas estão conectadas entre si por balsas frequentes, a cada meia hora ou mais, pois estão separadas por apenas pouco mais de 12 km.

Chora de Thassos é uma cidade moderna e bonita. Os hotéis e centros de entretenimento locais aqui são tão bons quanto em outras ilhas gregas. As melhores praias e restaurantes ficam na parte leste da chora. Lá você também encontrará muitos edifícios medievais, bem como importantes sítios arqueológicos.

Além disso, o bar Karnagio Beach é uma das melhores atrações de Thassos, pois fica em uma península em Limenas com uma vista incrível.

O mercado antigo

Mercado antigo de Thassos Grécia.

A Ágora é de longe a área mais interessante para os turistas. Aqui estão o Museu da Cidade, o antigo porto romano e muitos outros monumentos. Você também vai encontrar muitas lojas de souvenirs e restaurantes nesta parte da cidade. A maioria dos cafés e restaurantes são cercados por oliveiras e arbustos e a área parece mais um pequeno distrito de pesca do que um centro histórico.

O Teatro Antigo em Limenas

Thassos Grécia.

 

Na parte mais afastada da Ágora, em Limenas, encontra-se uma escada em caracol que leva à entrada do teatro. Em frente, você verá a fortaleza genovesa construída pelos genoveses quando conquistaram a ilha em 1414. Muitos acreditam que são os mais belos monumentos de Thassos e não lhes fazemos justiça, pois a paisagem que oferecem é mágica.

Veja este impressionante marco antigo em Limenas, também conhecido como a cidade de Thassos, no norte da ilha. Neste local, o Município de Thassos organiza eventos de música e dança e concertos em julho e agosto. Além disso, sua localização é tão bonita que é considerado um dos lugares mais bonitos para ver o pôr do sol em Thassos.

Museu Arqueológico

Limenas tem um dos museus arqueológicos mais importantes da Macedônia Oriental e Trácia.

Há 18 galerias neste extenso edifício, desde o período neolítico até o século VII dC. com coleções sobrevivendo mais de 3.000 anos. Uma das primeiras descobertas mais fascinantes é uma ânfora de barro neolítico e uma placa das Cíclades com Belerofonte montando Pégaso e matando a Quimera (século VII aC).

Um kouro de 3,5 metros (estátua nua de um jovem) segurando uma cabra sobrevive do período arcaico, enquanto há uma cabeça de Dionísio do Período Clássico do século IV aC.

Entre as descobertas da era romana estão bustos de Júlio César, Cláudio e Lúcio César, bem como uma estátua de Adriano em armadura.

Mosteiro Arcanjo Miguel

Thassos Grécia: Mosteiro do Arcanjo Miguel.

O maior mosteiro de Thassos fica no topo de uma rocha na costa sudeste. Aqui existe uma presença religiosa desde o século XII, quando um eremita construiu uma pequena igreja, que segundo a tradição tinha o comando do Arcanjo Miguel, que é o santo padroeiro de Tassos.

O mosteiro foi fundado um século depois, mas foi abandonado durante a era otomana e revivido apenas em 1974 por freiras de Volos e um monge do Monte Athos. A nova igreja tem um traçado tradicional cruciforme e sua relíquia mais famosa é o prego com o qual a mão direita de Cristo foi pregada na cruz. Este prego é a razão pela qual muitos peregrinos visitam Thassos.

A festa de São Miguel é no dia 8 de novembro e é celebrada em toda a ilha.

Assentamento de Panagia, Thassos

Thassos Grécia.

A poucos km da Costa Dourada, encontra-se a povoação de Panagia. É uma vila de montanha com casas características de ardósia e varandas e terraços de madeira.

O assentamento de Panagia foi construído em um terreno íngreme a 300 metros acima do nível do mar, como um refúgio seguro contra ataques de piratas. Após a Revolução Grega de 1821, quando Thassos foi libertada dos turcos, foi por um tempo a capital da ilha.

À noite o local ideal é a praça central junto às fontes onde existem muitas tabernas.

Ipsarion

Thassos Grécia: Ipsarion.

Panagia está localizada no sopé da montanha chamada Ypsario, o pico mais alto de Thassos, que atinge 1204 metros. Esta bela montanha cobre quase 70% da área total de Thassos e abriga belas florestas em sua superfície verde.

Na verdade, há também um abrigo na montanha. Há acesso por estrada desde a tradicional vila de Maries onde terá que percorrer uma distância de 13 km. Quanto aos entusiastas das trilhas, eles podem se aproximar do refúgio de Potamia, que fica do outro lado.

Sítio Arqueológico de Aliki

Thassos Grécia: o que fazer.

Como Paros e Naxos, Thassos nos tempos antigos era famosa por seu precioso mármore, que era transportado por toda a Grécia.

Esse é o segundo sítio arqueológico mais importante da ilha depois da antiga cidade de Thassos.

No sítio arqueológico de Aliki, você verá o antigo assentamento com o santuário e as cavernas de culto, a antiga pedreira de mármore e duas igrejas reais.

Em uma península rochosa no sudeste da ilha você pode ver uma das fontes de produção deste precioso material.

Hoje, Aliki é um destino popular, pois, além do sítio arqueológico, tem tabernas pitorescas, águas cristalinas e uma paisagem magnífica, com a praia de Aliki ao fundo.

Assentamento Kastro, Thassos

Thassos Grécia.

Kastro é uma vila do interior construída nas montanhas a uma altitude de 450 metros para que não seja visível da costa e proteja os habitantes das invasões de piratas.

Kastro leva o nome do castelo genovês que se desenvolveu aqui no século XV. Hoje, apenas as paredes da Acrópole no ponto mais alto da área são preservadas.

No início do século XX os aldeões deixaram este ambiente hostil para encontrar trabalho na costa ou nas minas de chumbo e zinco em Limenaria. Assim, durante décadas Kastro esteve abandonado até a restauração que começou na década de 1960.

Na antiga cidadela existe um ossário onde se encontram os ossos dos antigos habitantes em pilhas.

Assentamento de Theologos, Thassos

O que fazer em Thassos na Grécia.

Esta pequena aldeia de montanha fica entre colinas com vegetação esparsa e tem sido caracterizada como um “povoamento tradicional” Durante o período otomano, Theologos era o centro administrativo da ilha.

Caracterizou-se como um povoado tradicional devido à arquitetura macedônia das casas de pedra da vila, que adornam os caminhos pavimentados de pedra do povoado.

Nesta aldeia encontrará muitas tabernas tradicionais, bem como um Museu do Folclore. Em Theologos encontrará todos os produtos tradicionais de Thassos, como por exemplo o famoso azeite grego produzido pelos lagares da zona e pode visitá-los para levar consigo!

Limenaria

Limenária: Thassos Grécia.

Limenaria é um assentamento à beira-mar na costa sudoeste de Thassos. Fica a cerca de 38 quilômetros da capital Limenas e são cerca de 45 minutos de carro.

Limenaria é o segundo maior assentamento de Thassos, depois de Limenas. Perto dali encontra-se a vizinha aldeia de Kalyvia que atrai muitos amantes da tradição, onde também se encontra a longa e estreita praia de Limenaria que não é tão famosa como os belos restaurantes e bares da vila.

Em Limenaria você também encontrará a imitação de Stonehage, a coroa de Limenaria, com os símbolos do zodíaco gravados nas placas. O propósito exato desta atração permanece um mistério. São 12 placas totalmente brancas feitas em 2005 pelo arquiteto Johannes Mathiessen!

Perto encontra também a praia de Minelia, que vale a pena visitar.

Praias de Thassos

Praias de Thassos Grécia.

Thassos é famosa por suas belas praias e águas cristalinas que atraem pessoas principalmente dos Balcãs e de outros países do mundo. Além disso, muitos gregos, principalmente da Macedônia, escolhem Thassos para férias.

As melhores praias da ilha são Saliara ou Marble Beach, Paradisos, Chrysi Ammoudia, Akrotiri Kefalas, que só pode ser alcançada por mar e a piscina natural de Giolas, também conhecida como a lágrima de Vênus!

Como chegar a Thassos?

Como chegar a Thassos na Grécia.

Para ir a Thassos, você deve pegar a balsa (ferry boat) de Kavala, que fica a duas horas de Thessaloniki por KTEL ou de carro. Você também pode chegar a Kavala de avião se estiver viajando de mais longe, pois Thassos não tem aeroporto.

Então você pegará a balsa que vai do porto de Kavala ao segundo porto de Thassos, Skala Prinos. Já de Keramoti, a poucos quilômetros de Kavala, a balsa vai até a capital da ilha, Limenas. O custo dos bilhetes não é particularmente elevado e a viagem demora cerca de 40 minutos.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais