Dicas

Truques para deixar sua casa sempre cheirosa sem gastar quase NADA!

Truques para deixar sua casa sempre cheirosa sem gastar quase NADA!
By     -   On

Que levante a mão quem não gosta de entrar em um ambiente e sentir, de longe, o cheirinho agradável de limpeza? Principalmente, quando este ambiente é a nossa casa, né? Só que, às vezes, aparece um odor não muito agradável, já percebeu? Para escapar disso, conheça truques para deixar a sua casa sempre cheirosa. 

Antes de mais nada, é bom frisar que esses cheirinhos desagradáveis não significam, necessariamente, falta de higiene. Pode ser uma poeirinha que ficou para trás, o cocô do pet ou um alimento vencido na geladeira. Aí, para sair, pode demorar um pouco, exceto quando nos aproveitamos de odores naturais bastante úteis. 

Sabe qual é a melhor notícia disso tudo? É que além de deixar sua casa sempre cheirosa, você também pode fazer com que ela ganhe um aroma delicioso, só dela. Certamente, suas visitas vão guardá-lo na memória e sempre pedir para voltar! 

Truques para deixar sua casa sempre cheirosa

Para que o cheirinho bom se espalhe por sua casa de forma integral, vamos dividir as dicas por cômodos. Mesmo porque cada um sofre influências diferentes e, consequentemente, os truques também são variados.   

Cozinha

A cozinha concentra todos os tipos de cheiros que você possa imaginar. Isso inclui gordura, lixo orgânico e alimentos com aromas mais fortes. Para livrar o cômodo desses odores indesejáveis, veja o que pode fazer: 

  1. Se tiver máquina de lavar louças, limpe-a regularmente, seguindo as instruções do fabricante 
  2. Limpe, também, a sua geladeira com frequência, principalmente se guardar alimentos com cheiros mais fortes 
  3. Ainda na geladeira, coloque uma tigelinha com pó de café ou algodão embebido em baunilha para absorver os odores. O mesmo vale para o micro-ondas     
  4. Para não deixar o cheiro ruim do ralo se espalhar pelo ambiente, jogue água fervente dentro da pia
  5. Crie o hábito de fazer chás por infusão, fervendo as ervas e demais ingredientes aromáticos no fogão mesmo. 
  6. Quando preparar alguma receita com especiarias assada, faça isso no fogo baixo para dar tempo de espalhar o aroma pela cozinha.  
  7. Polvilhe bicarbonato de sódio na lata de lixo para neutralizar os odores.

Vale, ainda, criar o hábito de cortar frutas cítricas para que o sumo se espalhe pelo ambiente. 

LEIA MAIS: 4 Utilidades Do Papel-Alumínio Que Você Nem Imaginava – Mas Precisa Conhecer!

Banheiro

Nem precisa de muita explicação para entender por que aplicar truques no banheiro, né? Ainda que você tenha janelas enormes para arejar o espaço, raramente não vai sofrer com o mau cheiro lá dentro. Mas, dá para resolver, olha só. 

  1. Pendure alguns galhos de eucalipto no chuveiro para que o vapor libere os óleos durante o banho. 
  2. Compre pastilhas para colocar no vaso sanitário e acioná-las sempre que der a descarga 
  3. Coloque aromas ou velas aromáticas sobre a pia    

Ah, mas e aqueles sprays com cheirinho? Nem sempre a mistura com o odor fica boa, além de dar alergia em algumas pessoas. Por isso, é bom ter atenção ao usar o produto.  

Como deixar o quarto mais cheiroso

Você dorme ali, troca de roupa, espirra, passa perfume… Ou seja, uma mistura de cheiros imensa, nem todos bons. Para dar uma forcinha ao ambiente, veja o que fazer. Você passa muito tempo aqui, mesmo que esteja fora do ar a maior parte do tempo.  

  1. Distribua lenços umedecidos nas gavetas e armários para dar um ar de roupa recém-lavada. 
  2. Para tirar o cheiro de mofo das roupas, principalmente em regiões frias e chuvosas, borrife um pouco de vodka diluída em água
  3. Se não tiver alergias ou intolerância, coloque plantas naturais ou acenda um incenso no quarto  

A última dica, inclusive, ajuda a deixar o ambiente mais relaxante, inclusive para facilitar na hora de pegar o sono. 

LEIA MAIS: 5 Coisas Que Você Faz Na Sua Cozinha E Que Acabam Com A Sua Saúde!

Sala de estar 

O ambiente que, certamente, suas visitas mais conhecem e, consequentemente, sentem os primeiros cheiros. Então, que tal dar as boas-vindas com um aroma super agradável e característico da sua casa? 

  1. Ao aspirar, coloque uma bola de algodão embebido em óleo essencial no saco a vácuo para espalhar o perfume. 
  2. Limpe os tapetes com frequência, não só aspirando, como também lavando. Procure, ainda, borrifar vinagre branco, bicarbonato de sódio e umidificadores para dar uma neutralizada nos odores. 
  3. Use difusores de óleos essenciais, colocando-os em pontos estratégicos da sala de estar.
  4. Procure deixar o ambiente arejado, deixando as janelas abertas, principalmente pela manhã. 

Mais uma vez, caso não tenha alergias ou intolerâncias, acenda incensos ou velas aromáticas, além de colocar plantas naturais na sala.

Cheirinho bom desde a porta de entrada

Ok, as visitas sempre ficam pela sala, mas elas chegam mesmo pela porta da frente, né? Então, por que negligenciar este espaço com os truques para deixar sua casa sempre cheirosa? 

Aliás, se achar que a entrada está com um cheirinho estranho, veja se não está na hora de limpar os sapatos que deixa por lá. Também ajuda colocar algumas gotas de óleos essenciais no filtro do ar condicionado ao trocá-lo. 

Por fim, borrife vinagre ou extrato de baunilha, principalmente durante a limpeza. Os dois são excelentes desodorizantes naturais. 

Viu só, como não é difícil manter sua casa sempre cheirosa com apenas alguns truques fáceis? Você já utilizou algum deles aí, no seu lar? Compartilha com a gente o que achou! 

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

 

Brazil Greece

Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.