BebidasDicas

Para que serve a vodka? 12 utilidades da vodka que irão mudar a sua vida!

Para que serve a vodka? 12 utilidades da vodka que irão mudar a sua vida!
By     -   On

Para que serve a vodka? Você sabia que, além dos drinks, a vodka tem várias outras utilidades que podem mudar a sua vida!

Base para drinks famosos, como moskow mule e martini, a vodka muitas vezes é tida mais como causadora de problemas do que solução! Porém, com bom senso e responsabilidade, há muitos usos alternativos para a vodka que vão além dos drinks. 

Composta principalmente por água e etanol, a bebida passa por vários processos de destilação para remover impurezas. Seu uso na coquetelaria se dá pelo sabor sutil e facilidade de combinações. 

No entanto, a vodka também pode ser uma grande aliada no dia a dia, você sabia? O produto é indicado, por exemplo, para afastar insetos, acabar com mofo e bolor, remover manchas, aliviar a queimadura provocada por água-viva e muito mais.  

Para que serve a vodka? 12 usos alternativos para a bebida!

Perfumar e desinfetar roupas de cama

Perfumar o quarto com… vodka? Bom, em comparação com outras bebidas alcoólicas, como a cerveja, a vodka praticamente não tem cheiro. E, graças ao alto teor alcoólico, é também um desinfetante natural. A dica, então, é preparar uma mistura de seus óleos essenciais favoritos com vodka e colocar em um frasco de spray. 

Daí, é só bater nas roupas de cama e até pelo quarto. Para te ajudar a dormir melhor, use essências relaxantes, como lavanda, sálvia, camomila, limão, lima, sândalo e ylang-ylang.

Extrato de baunilha

Você pode fazer seu próprio extrato de baunilha que, se armazenado em local fresco e seco, dura meses. Você vai precisar de apenas dois ingredientes: favas de baunilha e vodka. Porém, compre sua baunilha em lojas especializadas e use vodka de qualidade no preparo. Deixe na conserva por, pelo menos um mês, para amadurecer o sabor. 

Repelente

Para passar dias agradáveis ao ar livre sem se incomodar com os insetos, um dos usos alternativos para a vodka é como repelente. Basta misturá-la a glicerina ou óleo de coco e óleos essenciais, e depois, colocar em frasquinho do tipo spray. Uma das essências mais indicadas para isso é de eucalipto. 

LEIA MAIS:

Limpa-vidros

Sua janela está suja e embaçada? Substitua os limpa-vidros industrializados por algum que você faça em casa mesmo. Você só precisa de uma xícara de vodka, ¼ xícara de vinagre branco e água. Se a sujeira estiver pesada, adicione ½ colher de chá de sabão líquido.  

Além de janelas, você também limpar espelhos, bancadas e mesas com tampo de vidro com a ajuda de um pano. Só evite passar a mistura nas janelas enquanto o sol estiver muito quente, pois o produto pode deixar manchas. 

Limpar as joias

Para deixar as joias limpinhas e devolvê-las o brilho, deixe-as de molho em um copinho de vodka por 15 a 20 minutos, movimentando a cada cinco minutos. Em seguida, enxágue e seque. Isso vale para anéis, colares e brincos.

A vodka também funciona para limpar diamantes, já que o teor de etanol é um solvente natural que dissolve moléculas de sujeira.

Porém, a bebida não serve para limpar outras pedras preciosas, como pérolas, esmeraldas ou opalas, porque tende a corroer o revestimento natural e brilhante. 

Acabar com o mau hálito

Um valioso uso alternativo para a vodka é acabar com o mau hálito. O teor alcoólico mata as bactérias que causam o problema, funcionando como anti-séptico bucal.

Basta agitar uma dose na boca por alguns segundos, gargarejar e engolir ou cuspir. Se quiser, acrescente um pouco de hortelã ou canela.

Porém, use apenas um pouco da bebida como enxaguante bucal, pois pode secar a mucosa da boca e aumentar o risco de cáries. Caso tenha restauração nos dentes, evite usar enxaguantes bucais à base de álcool para não danificar a resina.

Remover manchas

A vodka é uma poderosa removedora de manchas, mesmo as mais pesadas, como vinho,  tinta à base de óleo, graxa e batom. O álcool atua como desengordurante, quebrando até as moléculas mais difíceis em minutos. Isso vale para limpeza de carpetes, tapetes ou roupas de cama. 

Só evite esfregar a mancha, o que pode dificultar a remoção. Basta aplicar a vodka, deixar descansar por pelo menos dez minutos e depois lavar a peça manchada.  

LEIA MAIS:

Sanitizador

Durante a pandemia de Covid-19, quando o álcool em gel entrou em falta, as destilarias dos Estados Unidos passaram da fabricação de destilados para sanitizador para as mãos. Claro que lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira de remover germes, mas se estiver na rua, por exemplo, sanitizador funciona. 

Você pode fazer o seu usando vodka, que é um desinfetante natural. Para evitar que suas mãos ressequem, adicione um hidratante, como glicerina vegetal ou gel de aloe vera. 

Deixar a crosta da torta mais macia

Deixar a crosta das tortas macias é uma das técnicas mais difíceis de dominar, já percebeu? Por isso, cada confeiteiro tem seu ingrediente secreto ou técnica deixar a crosta perfeita. Alguns adicionam vinagre, gema de ovo ou suco de limão, mas os padeiros experientes usam vodka. 

Quando a proteína da farinha entra em contato com a água, a crosta fica densa devido à formação de glúten. A vodka adiciona a liquidez necessária para tornar a massa maleável o suficiente para formar uma crosta escamosa. 

Dar mais brilho aos cabelos

Você sabia que um dos usos alternativos para a vodka tem a ver com a beleza das suas madeixas? Se seu cabelo perdeu o brilho, use a bebida! Graças aos baixos níveis de pH e acidez, a vodka ajuda a reduzir o frizz e dar brilho ao selar as cutículas do cabelo, além de proteger as camadas mais profundas do folículo piloso. 

A recomendação é adicionar uma dose de vodka ao frasco de xampu e condicionador diário para aumentar o brilho e eliminar toxinas. 

Matar ervas daninhas

Uma dose de vodka barata elimina ervas daninhas causando muito menos mal do que os pesticidas químicos. O álcool remove o revestimento ceroso das ervas daninhas, fazendo com que elas sequem e, eventualmente, morram.  

Curar picadas de água-viva e erupções de hera venenosa

Aqui está um truque com vodka para ajudar em uma emergência comum durante caminhadas, acampamentos, natação ou surf. Se você já se deparou com hera venenosa em uma caminhada ou foi picado por uma água-viva enquanto nadava, sabe a dor da coceira e ardência.

Pois, a vodka pode ajudar a aliviar a coceira ou o ardor, uma vez que o álcool impede a liberação de toxina. Quando se trata de hera venenosa, o teor alcoólico elimina o óleo de urushiol, que causa a coceira. Basta despejar um pouco de vodka sobre a erupção ou a picada.

Você imaginava que haveria tantos usos alternativos para a vodka? Confira outras curiosidades, como o poder de hidratação da cerveja.  

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.