DicasSaúde

GREGO que mora no Brasil explica como o Jiu-jitsu mudou a vida dele

GREGO que mora no Brasil explica como o Jiu-jitsu mudou a vida dele
By     -   On

Sou gringo que moro no Brasil há 4 anos. Quando cheguei aqui, a vida mudou muito para mim. Não sabia falar nada em português e não conhecia pessoas. Mas todas as coisas mudaram quando comecei fazer Jiu Jitsu. Então, hoje, vamos ver, os benefícios que oferece esse esporte.

7 benefícios e razões para praticar Jiu-jiu-jitsu que podem mudar sua vida!

Um dos aspectos mais interessantes do Jiu-jitsu é que ele é um esporte que todas as idades e habilidades podem praticá-lo.

Para autodefesa

O Jiu-jitsu é eficaz para autodefesa, especialmente para pessoas menores e menos atléticas. As técnicas têm uma base de eficiência e simulação de lutas reais. Nas artes marciais tradicionais, há exigência de velocidade e coordenação para executar chutes e socos! Mas no Jiu-jitsu, as técnicas são centradas em agarrar e finalizar o oponente. Os praticantes aprendem técnicas aplicáveis em situações de autodefesa na rua, como defesa pessoal em pé, defesa no chão, defesa contra estrangulamentos e escapes de agarres por trás.

Ótimo treino e te mantém em forma

É uma excelente opção de treino para quem deseja ficar em forma, pois é uma atividade que trabalha todo o corpo. Durante uma aula de 60 ou 90 minutos, é comum o corpo e o kimono ficarem encharcados de suor. Os exercícios de aquecimento consistem em corridas e calistenia, seguidos por movimentos durante a aula que trabalham diversos grupos musculares. Mesmo praticantes experientes podem ter um grande desafio se trabalharem com um parceiro de treino mais pesado ou se treinarem suas técnicas em um ritmo mais acelerado.

Durante a parte de rolagem, que é quando os praticantes lutam um contra o outro, a frequência cardíaca aumenta bastante. Não é necessário lutar com 100% de força o tempo todo, principalmente se houver uma grande diferença no nível de habilidade ou tamanho entre os parceiros de treino. É possível treinar com um parceiro que flua ou faça S-training, permitindo um treino mais leve e focado em técnicas específicas. As aulas de Jiu-jitsu podem queimar entre 400 e 1.000 calorias por sessão, dependendo do tamanho e da intensidade das aulas.

Conheça Pessoas Novas

É difícil conhecer pessoas de qualidade com quem você gostaria de interagir diariamente ou semanalmente. As aulas de Jiu-jitsu são uma ótima maneira de conhecer pessoas. Pode levar tempo para se aproximar dos colegas de classe e vice-versa, mas se você der tempo ao tempo, fará grandes amigos. Parte do que torna os praticantes desse esporte muito amigáveis é que eles eliminam o estresse durante os treinos e são constantemente humilhados no tatame, o que mantém seu ego sob controle.

Teste sua Zona de Conforto

Na vida, muitas vezes nos sentimos confortáveis em nossas rotinas de escola, trabalho, convívio social, tempo em família e pagamento de contas. Existe segurança no conforto de fazer o que fazemos e saber o que sabemos. Em muitos casos, somos bons em ser um bom funcionário, dono de negócio, amigo ou pai.

O que acontece quando você começa algo novo do zero como adulto, onde é quase garantido que você terá dificuldades por um certo período de tempo antes de começar a melhorar? Embora a luta seja dolorosa, o crescimento pessoal e o orgulho de superar um desafio são muito recompensadores e podem abrir seus olhos para outras oportunidades na vida para ajudar a alcançar seu potencial humano.

LEIA MAIS: 6 esportes que mais atraem as mulheres: futebol não é o primeiro!

Alivie o Estresse

A vida é muito estressante com trabalho, contas, escola, família e tráfego, para citar alguns. O estresse pode causar muitos problemas de saúde física e mental, incluindo dores de cabeça, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, problemas de pele, asma, artrite, depressão e ansiedade. Treinar Jiu-jitsu causa muitas reações químicas no corpo que ajudam a aliviar o estresse, esquecer nossos problemas na vida e nos sentirmos mais satisfeitos e positivos em relação à vida.

Aprender Humildade

Através do processo de treinamento e sparring no Jiu Jitsu em um ambiente adequado, você se tornará uma pessoa mais humilde e empática. Quando você começa como uma nova faixa branca, será uma experiência muito avassaladora em que você aprenderá e praticará movimentos corporais e conceitos que o desafiarão tanto fisicamente quanto mentalmente.

Haverá momentos em que você se sentirá perdido e inadequado. No entanto, ao mesmo tempo, os treinadores e parceiros de treinamento certos que passaram pelas mesmas experiências o ajudarão a aprender de maneira muito paciente.

Haverá momentos em que você estará trinado e será pego em uma submissão onde seu oponente poderia apertar ainda mais! Mas não o faz para proteger sua saúde e depois ensinar como escapar da posição. Essas experiências ao longo de sua jornada ensinarão lições humanas muito práticas sobre ser gentil, humilde, paciente, empático e acolhedor que você pode aplicar em todos os aspectos de sua vida.

Construir Confiança

A combinação de muitos dos pontos acima, incluindo aprender algo novo, conhecer novas pessoas, tornar-se mais humilde, testar sua zona de conforto e aprender a lidar com o estresse são todos partes de uma receita para construir sua autoconfiança.

Você gostou dessas dicas? Encontre outros artigos aqui no site Brazil Greece!

Konstantinos P.

Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.